domingo, 1 de maio de 2011

Detonado Pokémon Mystery Dungeon Explorers of Sky

INTRODUÇÃO

Bem-vindo ao universo de Mystery Dungeon! Neste jogo você vivenciará uma grande história, que envolverá o presente, o passado e o futuro do mundo Pokémon. Este game é meramente um remake feito sobre os títulos Explorers of Time/Darkness, acrescentando mecânicas novas, itens novos, pokémons novos (como o Shaymin), além de capítulos extras que explicam a história por trás de alguns personagens da trama!

Na história do game, você encarnará um humano que foi misteriosamente transformado num Pokémon, depois de uma intensa tempestade. Você acordará no banco de areia e não conseguirá se lembrar de nada, apenas de que era um humano algum tempo atrás e viverá incríveis aventuras pra descobrir o motivo de ter se transformado em um pokémon.


 
COMEÇANDO O JOGO
Faça um New Game. O jogo lhe dará as boas-vindas e comentará que você precisa passar de uma bateria de perguntas, antes de ingressar no portal do Mundo Pokémon. Depois de responder as todas as perguntas aleatórias, (e a duas perguntas obrigatórias, no começo e no fim do teste) o jogo somará os resultados que determinarão a Nature destacada. Em seguida, o jogo pede pra usar a Touch Screen pra identificar a aura e então, a voz responderá que tipo de pokémon é compatível com a Nature do teste.


Neste novo teste de personalidade, o game perguntará se já chegou a jogar as versões anteriores. Respondendo "YES", o game lhe concederá mais chances de recrutar pokémon pra sua equipe, não perca esta chance!

Tendo em mente o Pokémon que vai se tornar, é a hora de escolher o teu companheiro (a lista varia de acordo com o tipo do Pokémon que se tornou. Por exemplo, se eu sou um Piplup, não poderei ter um Totodile, Mudkip ou um Squirtle como parceiros), depois de selecionar o pokémon coloque um apelido. Este seu novo Parceiro Pokémon, será o mesmo que te aprensentará o mundo Pokémon que foi parar...


O seu parceiro, será escolhido logo após o resultado do teste, ele te seguira durante toda a jornada.

LISTA DE POKÉMON

Em Explorers of Sky, há uma pequena mudança nos Starters. Temos 19 Pokés que variam com os resultados do teste de personalidade, alguns deles são definidos pelo gênero, coisa que não acontecia nas versões anteriores.

STARTERS:



Na lista de Parceiros, temos 21 Pokémon diferentes pra serem selecionados.

PARCEIROS:



Em comparação às versões "Explorers of" anteriores, a lista de pokémon parceiros é bem maior. De sete pokés que apareciam na lista de parceiros, agora você terá à sua disposição mais de dez pokés na lista.

HISTÓRIA

...


CAPÍTULO I - A TEMPESTADE NO MAR


Chapter 1 - Storm at Sea

Após escolher seu Inicial, você está à deriva ao mar sob uma forte tempestade. Ao amanhecer, perceba que você està deitado sobre a areia da praia, mas acaba desacordado logo em seguida.


Seu pokémon não esta bem... O que fazer?

Então, o seu parceiro tentará entrar no portão da guilda, mas ele acaba vacilando. Ele se acha covarde demais pra se tornar um explorador. Instantes depois, ele pega o seu talismã e larga ele no chão. Depois de refletir um pouco sobre o talismã, ele sairá. De repente, Zubat e Koffing aparecerão (os dois fazem parte da Equipe denominada, Team Skull). Eles estão interessados naquela relíquia do seu parceiro. Em seguida, o seu companheiro aparecerá na praia pra admirar as bolhas que os Krabbys lançam ao pôr-do-sol e então, ele te encontrará no chão.


Este é seu mais novo amigo, seu parceiro, sim aquele que você escolheu no inicio do jogo...

Depois de você se recuperar e levantar, ele perguntará de onde veio, mas você não sabe muito bem e contará que você é um humano que misteriosamente se transformou em um pokémon. Depois, ele pergunta: "Qual o seu nome?", batize o seu herói/heroína e então, veremos os encrenqueiros Zubat e Koffing. Eles derrubam o seu parceiro, roubarão o talismã (Relic Fragment) e fugirão pra Beach Cave, vamos atrás deles!


Zubat e Koffing, os Encrenqueiros estão de volta! Roubaram o talismã do seu amigo, temos que ajudá-lo!

Para que você se dê bem neste game, saiba primeiramente, de que, os games do estilo Mistery Dungeon, são da mesma fórmula. Eles tem um grande sistema de programação para que todos os Andares das dungeons sejam sorteadas aleatóriamente, mas, não só por isso, te deixaremos na mão.


Beach Cave

A meta é chegar no último andar para resgatar o talismã. Para poder avançar nas dungeons, você deve encontrar em cada nível (Andar) as escadas para ganhar o acesso ao nível seguinte. Ao entrar no novo Andar, você receberá algumas dicas valiosas, a primeira diz sobre como atacar a os Pokémon rivais (usando o botão "A" para o Ataque Padrão, e usando o Movimento/Move dentro do menu, com o botão "B", acessando o menu de "Moves" do Pokémon que você se tornou); a segunda, lhe fala que seus rivais não se moverão até que, você tome uma Ação (Atacar, se deslocar de um Tile a outro, ou recuperando um pouco o HP com "A+B" precionados ao mesmo tempo, são Ações...); e, por último, falaram que pressionando os botões "A+B" você recuperará seus Pontos de Vida (HP) mais rápido, isto tudo, para garantir de que consiga pôr em prática todas as dicas neste pequeno transcurso, pois você encontrará vários Pokémon que te atacarão ao se aproximar. (Uma dica é procurar passar por todos os lugares, explorar toda a dungeon, para pegar itens, lutar com pokémon selvagens e ficar cada vez mais forte)

Pokémon que aparecem na Dungeon:
Shellder (Sub-Andares -1~ -4)
Kabuto (Sub-Andares -1~ -4)
Corsola (Sub-Andares -1~ -4)
Shellos (East Forme) (Sub-Andar -1~ -4)

Objetivo:
Derrotar Zubat e Koffing na Beach Cave Pit (-5º Sub-andar) e Recuperar o Relic Fragment

Após vencê-los, eles devolverão o item roubado, o talismã encontrado por seu amigo (Relic Fragment), na qual planejavam vendê-lo por um bom preço. De repente, lembrarão de algo e irão embora.


Depois de recuperar o talismã, vamos partir para a proxima missão!

Seu companheiro te agradecerá, voltarão à praia, conversarão um pouco sobre você e sobre o talismã, encontrado por seu amigo. Ele te pedirá um grande favor, ele dirá que essa missão encorajou-o a ser um explorador e quer que você compartilhe essa experiência...


Imagem do talismã encontrado pelo seu amigo.

Ele perguntará: "Então vamos lá, estou implorando, vamos formar uma equipe de exploração, você e eu?", em sesguida responda: "Form a Team!". Seu parceiro ficará animado e então, ele diz o que precisarão fazer pra ser uma verdadeira equipe. Agora, passará uma breve tela de créditos do game e o logo "Explorers of Sky" aparecerá em seguida.


Logo do game PMD: Explorers of Sky

Salve seu jogo corretamente, fim do chapter.


CAPÍTULO 2 - NOVOS RECRUTAS NA GUILDA


Chapter 2 - The New Guild Recruits

Os estarão na frente da Guilda de Exploradores. Seu parceiro se adianta e fica de pé, sobre o buraco no chão. Você percebe que uma voz identifica a espécie de seu parceiro e pede pra que você dê um passo à frente. Você fica um pouco hesitante quanto a isto, mas a voz insiste pra que se dirija pra grade. A voz do poço fica gaguejando um pouco, não tem certeza se sabe dizer que espécie de pokémon você pertence.



Naquele fosso, Digglet tenta identificar as patas do seu pokémon, mas está incerto quanto a sua identificação. Não existem muitas espécies de seu representante pokémon por estas bandas...

Depois de uma pequena discussão, deixarão vocês entrarem. Depois disso, Chatot os recepcionará e se apresentará. Ele explica que estas revisões acontecem como um meio pra evitar supostos vendedores ambulantes ou pokés de mau caráter. Ele vai levá-los até os cômodos de Wigglytuff. O chefe da guilda pede pra que coloquem um nome pra sua equipe de exploração, logo depois disso, ele entregará um Kit pra Equipe de Exploradores, que contém:

Explorer Badge: Ela é a identificação oficial da sua Equipe. Ela têm a pegada do Líder da Equipe no meio da Insígnia.
Wonder Map: É um mapa que identifica cada um dos lugares descobertos na história.
Treasure Bag: Ela serve para guardar os itens que encontrar nas suas expedições, ela poderá ser expandida, conforme ganhe mais reconhecimento. Ela guarda apenas 16 itens nesta parte do jogo. Ela vai possuir alguns itens dentro dela, tais como a "color" Bow e outros. (A cor deste item é a mesma da aura que o jogo identifica no fim do teste de personalidade)



Wigglytuff entrega todos os equipamentos básicos pra sua equipe de resgate.

Depois de receber os presentes, você irá até os dormitórios da Guilda pra descansar. Ali, você pode salvar o jogo.


Estes serão os seus aposentos. Sintam-se em casa!

Na manhã seguinte, Loudred os acordará pra reunião matinal. Ele também é o responsável pelo portão da Guilda. Você acaba ficando um pouco zonzo, com a gritaria do Loudred. Então, vocês precisarão assistir a reunião com todos os pokémon da guilda. Após cantarem o hino, todos serão dispensados. Chatot conversará um pouco com vocês e os mostrará a Bulletin Job, que é local onde são postados os pedidos de socorro, pras equipes de exploração atenderem.

Chatot encontra a primeira missão que vocês terão de cumprir... Seu parceiro lê o conteúdo da carta. Nela, um Spoink pede ajuda pra encontrar a pérola que ele perdeu. O seu parceiro fica irritado por fazer uma missão tão simples, mas Chatot convence-o de que vocês devem cumprir esta missão, pois são novatos.


Chatot convence a sua equipe a cumprirem esta missão, vendo-a como um treinamento pra outras explorações mais perigosas.

Prepare-se pra entrar no Drenched Bluff, com apenas 7 Andares. No último andar você encontrará a pérola de Spoink jogada no chão. Depois recuperá-la, você aparecerá na Guilda com o seu cliente Spoink, que vai lhe agradecer com 1 Protein, 1 Calcium, 1 Iron e 2000 PoKé.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Lileep (andares -1 ~ -6)
Anorith (andares -1 ~ -6)
Shellos (West Forme) (andares -1 ~ -6)
Chingling (andares -1 ~ -6)


Drenched Bluff

(PS: Sabia que existem itens que enganam quem olha à primeira vista? Pois é... São os tais Lookalike Items! Eles têm uma semelhança pequena com o item original, mas os efeitos do Lookalike Item são diferentes.


Tome cuidado com este tipo de item, fiquem atentos!

Exemplo: A Or"E"n Berry, sempre causará 10 de dano ao usuário que a devora.)

Depois de Spoink ir embora, você ficará feliz com a oferta da missão realizada. Mas, Chatot pede pra que entregue o dinheiro e ele repartirá pra vocês uma pequena parte da recompensa, 200 PoKe. Em seguida, Chimecho anunciará que a comida está na mesa. Depois de jantar, vocês irão pros dormitórios e fim do Chapter 2.
 

Hora do rango povo!




CAPÍTULO 3 - O GRITO
 

Chapter 3 - The Scream

Depois de acordar, você poderá escolher uma das três opções (Save and Continue, Save and Return to Top Menu ou Don't Save). Decida o que irá fazer e vá pra reunião matinal. Logo após serem dispensados, Chatot vai lhe mostrar o mural onde estão os cartazes de pokémon procurados.

Depois de explicar pra que serve o mural, ele chamará o Bidoof pra que lhe mostre, todos os arredores da Guilda. O pokémon castor vai mostrar cada um dos aposentos da Guild Sublevel 2. Depois disso, ele os leva pra fora da guilda. Na Crossroads, ele vai falar que existe uma fonte de água, onde você poderá guardar o seu progresso, uma das novidades no remake. Quando chegarem na Treasure Town, é o seu parceiro que falará um pouco sobre cada um dos serviços prestados na cidade:

Duskull Bank: Você poderá depositar ou sacar moedas, assim como num banco.
Electivire Link Shop: Graças a Electivire, você poderá encadear os seus Movimentos de seus Pokémon. Neste momento, Electivire não está na sua tenda.
Kecleon Market: Local onde você compra e vende itens.
Kangaskhan Storage: Aqui, você poderá depositar e sacar os itens que você precisa. (No começo do game, você poderá armazenar até 64 itens. Logo depois de alcançar novos ranks de exploração, você poderá expandir o número de itens que poderão ser guardados na Kanghaskan Storage.)


Neste pequeno passeio pelos arredores da guilda, você conhecerá basicamente tudo o que precisa saber pra ter sucesso em suas missões... E também verá um ponto novo, a Watering Hole. Ele era apenas um enfeite do cenário nas versões EoT/EoD.

Seu parceiro pede pra que dêem uma olhada nos itens acessíveis na Kecleon Market antes de voltarem pra guilda. Converse com um dos dois irmãos Kecleon (não é preciso comprar nada, não se preocupe). Depois de checarem os itens dos vendedores, um Marill e um Azurill aparecerão pra comprar. Os irmãos Kecleon explicam que Marill e Azurill frequentemente fazem compras, porque a mãe deles adoeceu. De repente, Azumarill volta pra devolver uma maçã que apareceu na sacola dele, alegando que não pagaram por ela. Os Kecleon tentam insistir pra que o Marill leve as maçãs, porque eles fizeram um desconto e não cobrarão nada pela compra. Os irmãos, gratos pela generosidade retomam a estrada, pra voltar pra casa, mas o pequeno Azurill escorrega e cái, deixando uma Apple rolar perto de onde você está. Então, você pegará na Apple e a devolve pro Azurill. Repentinamente, você sentirá uma estranha tontura e depois de um flash, você escuta alguém pedir por socorro.


Você ajudará o Azurill a pegar a maçã que deixou cair, mas então...
 
Depois de escutar o grito, os irmãos se apressam e atravessam a ponte. Seu parceiro pergunta: "O que há de errado?", você acha que têm alguém em perigo e pergunta se mais alguém escutou a voz. Estranhamente, ninguém escutou nada. Volte pra praça da Treasure Town. Você reencontra Azurill e Marill conversando com um Drowzee, sobre um item que eles perderam. O trio se despede de vocês mas, por um descuido Drowzee esbarrará em você e instantâneamente você terá um novo flash, onde você terá uma premonição de Drowzee ameaçando o Azurill. Seu parceiro acaba estranhando e então você resolve descrever a sua premonição e pede pra resgatarem Azurill imediatamente. Mas, o seu parceiro acredita que o Drowzee não é um pokémon mau e acha que você está muito cansado e que está imaginando coisas.


Uma visão com o Azurill?

Você precisa encontrar o Bidoof na Guilda de exploradores. Desça na Guild Sublevel 1 e converse com o Bidoof. Ele pergunta se você já está pronto, responda "Yes". Você sentirá um terremoto (provocado por Dugtrio, que é o encarregado de administrar as mensagens e atualizar os pedidos de ajuda). Em instantes, todas as mensagens somem do mural e logo depois, aparece um cartaz de procurado com uma imagem de Drowzee. Vocês resolvem sair correndo pra encontrar Marill, que está preocupado com o seu irmão mais novo. Então, o Marill guiará vocês até a entrada da dungeon onde ele viu o Azurill. A dungeon liberada se chama Mt. Bristle.


Aproveite e guarde os itens que está carregando na Treasure Bag, antes de prosseguir... Existe algumas sutis mudanças no desenho dos menus de todos os serviços da Treasure Town. Olhe atentamente pro canto inferior direito da imagem acima. Sim... Esta ilustração não tinha antes... Fique atento porque tem muito mais detalhes pequenos pra perceber no Explorers of Sky!


Pokémon que aparecem na dungeon:
Machop (andares 1 ~ 9)
Geodude (andares 1 ~ 9)
Doduo (andares 1 ~ 9)
Spinarak (andares 1 ~ 9)
Starly (andares 1 ~ 9)
Nidorina (andares 4 ~ 9)
Nidorino (andares 4 ~ 9)
 
Objetivo:
Salvar Azurill e prender Drowzee (10º Andar)
 

Mt. Bristle

Esta dungeon é composta de 10 Andares, mas não pense que é tão fácil quanto parece... Esta dungeon é um pouco chata, você precisa tomar cuidado com os Starlys/Doduos que usam ataques distantes (Quick Attack) e dos eventuais envenenamentos provocados pelos Spinarak. Quando superar todos os nove andares, você encontrará Drowzee e Azurill (assim como na sua visão).
 

Você encontrará o Drowzee no topo da dungeon. Pra vencer, precisará usar uma estratégia. Sempre imobilize o chefão com Stun S./Sleep S. pra poder ter mais tempo de atacar ele com todas as técnicas que tiver à disposição.

Depois de derrotar Drowzee, os irmãos se reencontrarão. Logo depois, Marill agradecerá a sua equipe. Magnezone (o Sheriff), levará o Drowzee pra cumprir pena e lhe dará a recompensa pelo seu esforço: 300 PoKé.
 

É... O Drowzee não tá contente por estar sendo levado pelos policiais...

"Exploration Team Federation has sent a message... ______'s Team was awarded with an enlarged Treasure Bag!" (Você poderá carregar até 24 itens na Treasure Bag)

Mas, espere, tem uma outra mensagem também...

Você habilitou o Episódio Especial de Bidoof. Selecione o Episódio Especial no menu principal, na opção Episode List.


Agora, você poderá jogar um episódio especial. Pra isso, basta ir até um save point e então, ir pro menu principal do jogo.

(Agora citarei o Episódio Especial pra podermos dar continuidade a storyline do game)


Vamos, abra a tela título e escolha a opção Episode List, pra começar a jogar!



+CHAPTER: EP. ESP. 1 - O DESEJO DE BIDOOF

 
Special Episode 1 - Bidoof's Wish

Neste episódio especial, você conhecerá um pouco mais sobre o Bidoof. Ele é um novato e está passando pelo mesmo treinamento da sua equipe de exploração. Você assistirá ao flashback do dia em que o Bidoof saiu de casa, pra começar a treinar na guilda.


Bidoof resolve sair do conforto de sua casa pra seguir o seu sonho.

Em seguida, Bidoof narrará as suas tristes desventuras dentro da guilda... É difícil pra ele conseguir trabalhar direito, porque ele vive fazendo atrapalhadas!


Confundir uma Reviver Seed com uma Doom Seed, devorar as Perfect Apples do chefe da guilda... É, parece que o Bidoof tá dando trabalho lá pro povo da guilda...

Depois de alguns comentários adicionais, Chatot pede pra que examine a quantidade de Oran Berries disponíveis no Kecleon Market. Desanimado com as tarefas simples que recebe, Bidoof se queixará um pouco.


Examine a quantidade de Oran Berries à venda na Kecleon Market da Treasure Town.

E então, o episódio especial começa a partir deste ponto.




Você reencarnará o Bidoof da guilda neste episódio.

Vá pra Treasure Town e visite a Marowak Dojo primeiro, pra receber uma Reviver Seed do sensei. Este é um item importante e você precisará dele. 


Não deixe este item passar batido. Você precisará de toda a ajuda possível...

Depois de chegar à Kecleon Market, o castor conversará um pouco com os irmãos Kecleon. Ele lamenta não poder comprar nada da loja deles, mas ele pede pro Kecleon verificar a disponibilidade de Oran Berries à venda. Kecleon diz que está tudo bem.


Kecleon garante que terá Oran Berries de sobra na sua loja... Mas o que o Bidoof têm?

Kecleon verde percebe que o Bidoof está desanimado e resolve perguntar: "Têm algum problema?", em seguida, o seu irmão (Kecleon roxo) resolve insistir: "Está tudo bem, você pode confiar na gente, vamos lá, conte!", Bidoof pede alguns conselhos, pois ele quer saber qual é a melhor forma de se tornar um explorador bem-sucedido. Bidoof então, pergunta: "O que eu preciso fazer pra me tornar um explorador de forma rápida?", o Kecleon roxo responde que ele precisa apenas de uma TM. Em seguida, o comerciante mostra uma TM Hidden Power de seu inventário e então, Bidoof pede o preço da TM. O vendedor responde que a TM custa 6.500 PoKé, mas Bidoof fica indeciso se vai realmente comprar ou não a TM...


Ele se vira de costas pro vendedor e resolve contar o dinheiro que está possuindo. Bidoof confirma que têm 7.000 PoKé em seguida, têm um rápido flashback do pequeno mimo que recebeu de sua mãe, antes de sair de casa. O castor decide não comprar nada impulsivamente, pra não se arrepender mais tarde. O comerciante diz que não tem problema e que pode retornar a qualquer hora pra poder comprar a TM, quando mudasse de ideia. Bidoof agradece a atenção que os irmãos Kecleon deram a ele e então vai em direção à guilda. Ao chegar perto da ponte, que o levará à praça, ele vê um pokémon assustado e muito nervoso (um Snover).


Lições de economia com o Bidoof: compras compulsivas fazem mal ao seu bolso!

Ele pede pra que Bidoof fique com um "item" e foge apressado. Em seguida, um Bagon e um Gligar aparecem e perguntam pro Bidoof se viu alguém correndo por ali. Bidoof fica temeroso pela bruscalidade em que Gligar pergunta e então, Bagon pede com mais calma: "Você viu um pokémon branco nervoso, por aqui?", o castor aponta pro Sharpedo Bluff e então, eles irão embora.

Depois de tudo isso, você voltará e reporta a situação de disponibilidade de items do Kecleon Market. Chatot informa que precisam renovar o estoque de Oran Berries, pois está muito baixo... Daí, Chimecho anuncia a hora da janta e mais tarde, Bidoof irá durmir. Ou tentar... Poucos minutos depois você escutará um ronco perturbador, vindo do Loudred. Bidoof ficou (muito) incomodado com os roncos e não consegue mais durmir. Então, ele reflete sobre o que aconteceu durante o dia e lembrará daquele Snover assustado em frente à Kecleon Market. Em seguida, o castor verifica o que o Snover estava protegendo.

Depois de examinar o mapa, Bidoof verá um lugar marcado, onde está identificado como "Star Cave". O castor resolve ir até lá amanhã pra investigar sobre isso e voltará pra cama. No dia seguinte, Bidoof pergunta pro Chatot se ele sabe algo sobre a Star Cave, Chatot diz que esta dungeon está se transformando num mito, pois muitos exploradores desistiram de procurar por ela. O papagaio continua a afirmação, dizendo que há rumores sobre um Jirachi que está adormecido nas profundezas da dungeon e o mesmo pode realizar quaisquer desejos, se o felizardo conseguir fazê-lo despertar de seu sono. O roedor fica muito eufórico com as informações e começa a sonhar acordado. Chatot estranha as reações do Bidoof, logo depois de escutar as histórias e os rumores da Star Cave.


ACORDA BIDOOF!

De repente, Loudred avisa que o Bidoof tem visita. O castor vai verificar quem é. Lá no portão da guilda, você verá o mesmo Snover de ontem. Ele conta o que aconteceu depois de encontrar você. Ele foi atacado pela dupla ontem e ele estava querendo proteger o mapa antigo (Ancient Map).


Snover revela o que aconteceu depois de entregar o mapa. Ele pediu informações dos pokémon da Treasure Town, pra poder lhe encontrar e pedir um favor também...

O pinheiro pede pro Bidoof acompanhá-lo nesta exploração à Star Cave. Daí, noutro dia, Bidoof pede pro Chatot uma folga do treinamento, pois ele está se sentindo mal, porque o estômago dele estava doendo. O braço direito do chefe da guilda não acredita nesta história, porque o estômago do Bidoof é feito de aço, de tão resistente... Mas... Ele acaba engulindo a desculpa e permite que o Bidoof tire um dia de folga.


Bidoof têm um dia livre pra explorar a Star Cave.

Salve o game na Watering Hole, antes de prosseguir. 

A Star Cave é uma dungeon traiçoeira e sua exploração traz uma gama grande de itens... Fique atento pra pegar os Reviver Seeds, Gravelerocks e Orbs pra mudar o clima (pois Snover ativa a Hail e ele machuca o Bidoof, em cada três~quatro passos). Esta dungeon apresenta ao todo 17 Andares.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Poliwag (Star Cave: -1 ~ -7)

Anorith (Star Cave: -1 ~ -7)
Chingling (Star Cave: -1 ~ -7)
Kricketot (Star Cave: -1 ~ -7; Deep Star Cave: -1 ~ -2)
Lotad (Star Cave: -4 ~ -7; Deep Star Cave -1 ~ -4)

Bonsly (Star Cave: -5 ~ -7; Deep Star Cave -1 ~ -3)

Objetivo:
Explorar a Star Cave



Depois de chegar na décima segunda sala da dungeon, Bidoof percebe que Jirachi não está ali. De repente, uma gargalhada ecoa na caverna e então, Bagon e Gligar surgem nas sombras. Eles avisam de que o Bidoof foi enganado. O Snover aparece logo depois e revela que eles chegaram na Star Cave pra realizar um sonho, serem muito ricos. Mas, infelizmente, eles não encontraram o Jirachi, ficaram frustrados e retornaram pra Treasure Town. Foi aí que viram o Bidoof contando aquele montante de dinheiro no chão e então, planejaram usar a Ancient Map pra atrair o castor pra uma armadilha - na falsa expectativa de encontrar o Jirachi - e de roubar o dinheiro dele. 


O trio revela ser uma quadrilha auto-entitulada, Team Rogue.

Tente vencê-los, imobilize Snover e ataque primeiro o Gligar, pra evitar que ele te envenene. Depois avance sobre o Bagon e finalize a luta com o Snover. Mesmo depois de derrotá-los, a cena seguinte mostra Bidoof em desvantagem. De repente, todos os membros da guilda de exploradores surge e vai defendê-lo da Team Rouge. Pronto pro round 2?


Uma revanche definitiva e bem mais curta, finaliza o embate. Basta deixar que o trabalho seja feito pelos membros da guilda.

Chatot revela que ele estava preocupado com a súbita mudança de comportamento do recruta, então pediu pro Wiggly pra seguí-lo secretamente, pra se assegurarem de que nada de mal acontecesse. O castor agradece a todos por ajudarem a se defender daqueles ladrões. Daí, Wiggly procura algo nas paredes da caverna. Depois de investigar a parede, ele faz uma investida nela e a mesma desaba, revelando a continuação da caverna. Ele pede pra que o Bidoof continue a explorar a dungeon sozinho.


O balão rosa é bem forte...

Todos os membros da guilda elogiam o feito do Wiggly e então, Loudred revela que se encontrassem o Jirachi, ele poderia desejar quantas Perfect Apples quisesse. O chefe da guilda acaba mudando de ideia e todos se esforçam pra segurá-lo.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Gulpin (Deep Star Cave: -1 ~ -4; Star Cave Depths: -1 ~ -2)
Psyduck (Deep Star Cave: -1 ~ -4; Star Cave Depths: -1 ~ -4)

Lunatone (Deep Star Cave: -1 ~ -4; Star Cave Depths: -1 ~ -4)
Bronzong (Deep Star Cave: -1 ~ -4; Star Cave Depths: -1 ~ -4)

Objetivo:
Encontrar Jirachi

Depois de chegar no último andar (e graças aos céus, não tem mais Hail...), você encontrará Jirachi. Ele balbucia um pouco e alerta o Bidoof de que ele se aproximar, vai se machucar.


Jirachi mesmo sonolento, se revela...

Esta luta é bem complicada... Comece a luta imobilizando Jirachi pra ganhar tempo, elevar um pouco a Defense Curl e lançar vários Gravelerocks (pois, eles causam mais danos que o Tackle de Bidoof) até vencê-lo.

Após a vitória sobre Jirachi, ele despertará e poderá (finalmente) conversar direito com ele. 


O místico lendário pergunta o que o Bidoof deseja, responda com uma das alternativas da lista.

Depois de decidir o que deseja, o roedor pensa novamente e impede que o Jirachi cumpra o desejo que acabou de fazer. Em seguida, o castor explica que Wigglytuff e os demais membros da guilda, lhe ensinaram que, - pra se tornar o melhor explorador - precisaria ganhar experiência, vivenciar e crescer com o tempo... O poké espacial entende e elogiará a decisão dele. Em seguida, o castor resolve pedir outro pedido a Jirachi. Ele quer alguns companheiros pra facilitar o seu treinamento na guilda de exploração, Jirachi diz que seu pedido será atendido, mais cedo ou mais tarde...

No final, Bidoof retorna e começa a contar sobre a chegada de mais dois recrutas (você e o seu parceiro), que começaram a treinar pouco tempo atrás.


Uma das cenas finais do episódio especial.

E assim, termina o episódio especial, espere os créditos passarem e então, todos os itens e PoKé obtidos serão passados pra Kangaskhan Storage e Duskull Bank. 



(Conclusão do Episódio Especial 1. Agora, retornaremos ao Chapter 3...)

Após o resgate de Azurill, Chatot os parabeniza pelo seu desempenho na captura de Drowzee. Daí, vocês ficam discutindo um pouco sobre estas estranhas sensações que você sente.


Chatot já recebeu a recompensa do foragido que vocês capturaram.

Depois do jantar, seu parceiro fica observando a tempestade que está caindo lá fora. Ele pergunta se você se lembra de alguma coisa, naquela noite chuvosa em que você foi parar na praia. Ele sabe que estas visões do futuro só pode ser um tipo de poder especial que nenhum pokémon possui e, que você era um humano antes de ser transformado em Pokémon. Seu parceiro começa a contar o pouco que sabe sobre as Time Gears que estão escondidas no continente, consecutivamente à narrativa do seu parceiro, você verá um Pokémon roubando uma Time Gear numa floresta.


Enquanto estão discutindo naquela noite, um pokémon misterioso surge no meio da trilha da floresta, pronto pra agarrar uma Time Gear...

Depois da reunião matinal, vocês deverão fazer mais tarefas na Job Bulletin Board e da Outlaw Notice Board. Cumpra uma missão qualquer.

(PS1: Na Crossroads, você vê um pokémon estranho, fazendo algo próximo a um pedregulho. Ignore-o por enquanto...

Um Spinda bem animado com um pedregulho... O que está fazendo ali?

Na passagem pra praia da Trea sure Town, você encontrará um Krabby no meio do caminho.


Se lembra dos Krabbys da praia da Treasure Town? Parece que finalmente você encontrará com um deles... Ele passa pra avisar que existem algumas garrafas estranhas, trazidas pelas ondas...

Ele comenta sobre algumas garrafas (Bottle) que ocasionalmente aparecem na praia e diz que muitas delas tem mensagens, caso encontre alguma, leia o que está escrito. Mais uma novidade em EoS...


Job da Drenched Bluff, Rescue Kabuto foi adicionada a lista de missões... Sempre passe na praia, pra encontrar estas garrafas de jobs...

Depois de terminarem de jantar, vocês irão descansar.

PS2: Uma dica bem interessante, que funciona nestas versões de PMD. Em algumas das missões marcadas com uma recompensa: "???", podem lhe conceder a oportunidade de recrutar o cliente da mission, o recruta sempre virá no nível 1. A seguir, uma WMS, que eu suponho que seja a mesma que resulta no recrutamento do Geodude.


Drenched Bluff (20); Find Scanner Orb!
Wonder Mail S:
QS-17 6F4QQ1W 3SS+C
5&NMH H979@5N HS6@#



Sempre que você descobre este tipo de recompensas, responda "No". Assim, você poderá ganhar 1.000 PoKés em troca e este dinheiro será seu, somente seu. LEMBRE-SE disso, quando precisar de grana...

PS3: Em EoS, você conseguirá as Blue Gummis muito mais rápido que as versões anteriores. Peço pra que reserve um espaço na Kangaskhan Storage pra guardar duas Blue Gummis, necessárias pra uma parte futura do game.

Aliás falando em itens, Explorers of Sky não é apenas um remake que une as listas de itens e de TMs de Time/Darkness, como também tem os seus próprios itens novos, como a Or"E"n Berry, a Revi"S"er Seed e entre outros. Estes itens de longe, funcionam como a Oran B. e a Reviver S. originais, porque os seus efeitos são contrários, a Or"E"n B. retira 10  HP do usuário e a Revi"S"er S. faz o pokémon ser nocauteado.


Continuando...)

Na manhã seguinte, você poderá escolher as missions dos dois murais. Tente pegar aquelas de Rank C e de uma mesma dungeon, pra aumentar os pontos do rank mais rápido (Assim que completa uma mission na dungeon, responda "No" e "Yes", pra poder permanecer na dungeon e fazer as missions de outros andares.). Quando for completar as missions pra capturar foras-da-lei, se lembre de equipar os itens que estão na sua Treasure Box (como a Color Bow, por exemplo) e levar Oran Berries pra recuperar o seu HP. Depois de selecionar as missions do mural, você precisa ativá-las. Abra o menu e selecione a terceira opção (Job List). Em seguida, vá pra Crossroads (aquela estrada que interliga a trilha até a praia, Treasure Town e a Guilda), pegue o caminho da direita e vá pra dungeon marcada com um ícone de uma carta.
 
(PS: Neste momento, você habilitará a opção Wonder Mail S no menu de começo do jogo, embaixo da opção "Continue".)
 
Depois de cumprir as missions, vocês vão durmir, fim do Chapter 3.
 
 
 

CAPÍTULO 4 - OS VIGIAS



Chapter 4 - The Gatekeepers
  
Na manhã seguinte, Loudred vai chamá-los para pedir que façam um favor, precisam cumprir o papel de Digglet, como os porteiros da guilda. Diglett pede desculpas, porque precisará sair pra ajudar o seu pai Dugtrio. Você precisa aceitar este trabalho e então, vocês entrarão na fenda que os deixará sob a o grande túnel na frente dos portões da guilda. Sua missão será identificar os pokémon pela sua pegada, e só depois de identificados, eles poderão entrar na guilda.


Neste minigame, você poderá usar as dicas que são reveladas com o timer se aproximando do zero, ou então, pode ignorar elas e começar a chutar as respostas...

Depois de completar o minigame, vocês serão avaliados e poderão receber algumas recompensas de acordo com o desempenho. Em seguida anoitece e vocês irão durmir.


No dia seguinte, realize mais algumas missões pra passar o dia.

Apareceu uma dupla de pokémon azuis naquela mesma pedra que o Spinda estava examinando na Crossroads... É melhor voltar novamente noutro dia...


Um Wobbuffet e um Wynaut próximos daquela pedra na Crossroads...

(PS: Ao conversar com o Croagunk no Guild Sublevel 2, o seu parceiro pergunta: "O que você faz aqui durante todo este tempo?", mas ele não vai te responder nada, por enquanto...)
 
Depois de cumprir as missões dos dois murais, vocês irão descansar, fim do Chapter 4.

(PS: Neste momento, as opções Go Rescue, Friend Rescue, Trade Items, surgem na tela título do game.)




CAPÍTULO 5 - A PRIMEIRA EXPLORAÇÃO OFICIAL


Chapter 5 - The First Official Exploration

Desta vez, Chatot chama a atenção de todos pra contar uma má notícia. A Treeshroud Forest, - localizada a nordeste do continente - está paralizada no tempo (a mesma floresta daquela cutscene com Grovyle). Ele diz que isso aconteceu porque a Time Gear da floresta foi roubada e o policial Magnezone está a procura do ladrão da Time Gear.


Chatot avisa que o policial Magnezone começou as investigações do roubo da Time Gear.

Quando todos forem dispensados, Chatot chamará vocês dois pra conversar. Como Chatot gostou dos resultados das últimas missões realizadas e na captura de Drowzee, ele resolve dar-lhes uma missão mais apropriada pra vocês. Depois de verificar a Wonder Map, ele pede pra explorarem a cachoeira próxima a Treasure Town. O seu parceiro fica muito contente ao receber esta nova tarefa.


Chatot marca o ponto do mapa onde vocês deverão investigar.

Quando subirem pra Guild Sublevel 1, o seu parceiro nota que o Chimecho está numa bancada, perto dos murais de missions. Depois de tocar a Friendship Bell, Chimecho lhe dará o poder de recrutar membros pra sua equipe de exploração.



Encontrando o Chimecho na bancada da Assembly.

Você poderá chamar os recrutas pra sua equipe, sempre que quiser. Todo o processo pra recrutar pokés nos games EoD/EoT é bem semelhante. Apenas mudou um detalhe, depois de adicionar o recruta pra sua equipe com exatos quatro integrantes, você terá a escolha de selecionar qualquer um deles pra enviar de volta pra casa, pra poder dar espaço para um integrante.

Depois de chegarem na Crossroads, vocês verão que a pedra sumiu e tem algo estranho no chão. O seu parceiro percebe que existe uma placa escrita assim: "Spinda's Café, uma loja de esperanças e sonhos, em breve!", intrigado, ele pede pra voltarem aqui assim que a loja abrisse.


Spinda's Café, é o tal local novo, que estava sendo ocultado pelos pedregulhos antes... A estréia da nova loja não demorará...

Bem ali perto da Watering Hole, você poderá chamar o Chimecho pra arrumar a sua equipe. Vá pra frente da plaquinha com o sino pra chamar o Chimecho, quando quiser...
 
Bom, já na Treasure Town, o Vigoroth avisará vocês de que o Marowak Dojo reabriu as suas portas. Lá dentro, Marowak explicará um pouco sobre as Training Mazes. Nestas dungeons especiais, você pode treinar toda a sua equipe de exploração e é de graça! Contudo, pra adentrar numa das Training Mazes, você precisa abrir mão de todos os itens de dentro da Treasure Bag, então, passe na Kangaskhan Storage antes de entrar numa das dungeons de treino. A parte boa é que você não precisa se preocupar com o seu dinheiro e pode levar todos os itens adquiridos dentro das Training Mazes. Algumas destas dungeons tem Pokés que dão muitos pontos de experiência. Se precisar de alguns níveis, venha até aqui e comece a explorar as Training Mazes.


Vocês são os primeiros visitantes, do Dojo novo do Marowak... Já parou pra pensar em treinar um pouco por ali?
 
Depois de fazer os preparativos pra exploração, vá pra estrada á direita da Crossroads e então selecione a dungeon marcada com um ícone de "!" (ponto de exclamação), nomeada de Secret Waterfall. Nesta missão vocês estarão na entrada da dungeon, com uma fortíssima cachoeira que impedirão vocês de atravessar. Depois de ser jogado pra trás, o seu Pokémon vai sentir outra de suas "sensações estranhas" e verá uma silhueta de um pokémon (um Wigglytuff), se jogando contra a cachoeira, depois de um impulso correndo à toda velocidade.


Você terá mais uma nova premonição, após receber uma pancada da correnteza da caichoeira.

Daí, você conta ao seu parceiro sobre a sua visão ele vai tentar fazer o mesmo. Depois de entrarem na dungeon, prepare-se para investigar a Waterfall Cave. Esta dungeon apresenta 9 Sub-Andares.
 
Pokémon que aparecem na dungeon:
Psyduck (sub-andares -1 ~ -8)
Poliwag (sub-andares -1 ~ -8)
Grimer (sub-andares -1 ~ -8)
Tangela (sub-andares -1 ~ -8)
Wooper (sub-andares -1 ~ -8)
Lotad (sub-andares -1 ~ -8)
Surskit (sub-andares -1 ~ -8)
Barboach (sub-andares -1 ~ -8)
Whiscash (sub-andares -5 ~ -8)
 
No último andar, vocês encontram um monte de jóias espalhadas no chão e uma jóia enorme no fundo da sala. Seu parceiro resolve levar a maior delas, presa na parede do fundo. 




Mesmo fazendo muito esforço, ele/ela não conseguiu removê-la de lá. Então, ele/ela pede pra que você tente retirá-la da parede. Você também não conseguirá nada, mas enquanto o seu parceiro faz uma nova tentativa pra puxar a jóia de lá, você volta a ter uma outra visão, onde a silhueta de um poké é arrastado pela corrente de água. Depois de assistir a cena, você tenta evitar que seu parceiro toque na parte de baixo da jóia, mas já era tarde demais. O seu amigo acabou encontrando um botão e acionou a corrente de água da gruta.


Depois de acionar a armadilha, vocês são arremessados pra fora da Waterfall Cave, através da correnteza.

A água os jogará pra fora da caverna e os mandará pra uma fonte termal, onde vários Pokémon estão se banhando (além de Mankey e Primeape; o Teddiursa e o Ursaring estarão aqui também). 


Vocês se sentem perdidos e perguntam em que lugar foram parar... Torkoal, responderá que esta é a Hot Spring.

Assim que entram na fonte termal, seu parceiro pergunta: "Huh? O quê? Onde nós estamos?", Torkoal aparece e pedirá pra mostrarem o seu Wonder Map, pra apontar a localização da Hot Spring. Você pode salvar o jogo agora.

Depois de voltar à guilda, vocês conversarão com o Chatot. Depois de relatar as suas descobertas, você acaba reconhecendo que a sombra que havia visto em suas visões, era de Wigglytuff, o chefe da guilda. Você pede pro Chatot verificar se o chefe da guilda já esteve na Waterfall Cave antes, algum tempo depois, ele volta confirma que o Wigglytuff esteve mesmo na Waterfall Cave.

Depois da janta, vocês conversarão animadamente sobre a primeira exploração, até que o seu parceiro muda de assunto e concluiu algumas coisas sobre as suas tonturas estranhas. Segundo ele, as visões ocorrem logo depois que você toca em algum objeto e que as visões revelam o que acontecerá/aconteceu no futuro ou no passado.


À noite, vocês conversaram bastante sobre o que passou durante a primeira exploração, o que o seu parceiro mais anseia conseguir... E ele também reparou alguns detalhes sobre estes suas estranhas tonturas...

Chatot interrompe a conversa de ambos, pra pedir que se apresentem ao Wigglytuff. 


Wigglytuff pediu pra que vocês se apresentem.

Quando vocês chegam nos cômodos do chefe da guilda, ele lhe dará uma ótima notícia. Ele está planejando uma expedição daqui a algumas semanas e vocês podem ser selecionados pra esta expedição. Fim da Chapter 5.
 
 
 

CAPÍTULO 6 - A EQUIPE CAVEIRA
 

Chapter 6 - Team Skull
 

Na manhã seguinte, Chatot vai contar a todos sobre a expedição que vai acontecer num lago. Todos ficam entusiasmados e então vão embora. Ao subirem pro Guild Sublevel 1, Koffing e Zubat estarão procurando missões no mural da esquerda.


Vocês se encontraram novamente... Se lembra quando vocês viram Koffing e Zubat?

Eles comentam sobre a última vez que se viram, lá na Beach Cave, instantes depois o terceiro e último integrante da equipe aparece. O líder da Skull Team (Skuntank) lança um gás pestilento sobre o herói e em seguida, eles saem da guilda.
 
Depois de se aproximarem das Crossroads, vocês verão o Wynaut e a Wobbuffet fêmea no meio do caminho. Eles ficaram felizes em lhe mostrar um novo estabelecimento. 


Wynaut e a Wobby fêmea irão lhe convidar pra conhecerem o Spinda's Café.

Dentro do estabelecimento recém-inaugurado você encontrará o Spinda, - o dono do café - que lhes apresentará como o estabelecimento funciona.

A primeira bancada se chama Spinda Juice Bar, o local onde o Spinda faz bebidas a partir de alguns itens consumíveis (como Apples e Gummies). Em seguida, ele apresentará a bancada da Recycle Shop, onde você recicla os itens que não precisará mais, por outros itens. É um meio de evitar desperdícios nas equipes de exploração. 


Spinda mostrará pra você o que poderá encontrar no Spinda's Café. Você poderá usar a Spinda Juice Bar pra poder usar qualquer item consumível, fora das dungeons. A parte boa é que isso lhe dará mais facilidade pra consumir determinados itens, como as Gummies que encontra por ai. Já no Recycle Shop, sempre passe ali quando você vê que a Storage já está cheia de itens repetidos.

Depois de usufruir dos serviços do Spinda's Café, você verá o Chimecho na escadaria da entrada do estabelecimento. 

Ele conversará um pouco com vocês sobre o que ele escutou dos membros de sua equipe. Ele diz que os parceiros da sua equipe de exploração ficavam esperando ali perto da Watering Hole antes do Café abrir, agora que o Café está em funcionamento ele pergunta se você vai querer que os seus parceiros estejam te esperando dentro do Spinda's Café ou não. 


Depois de responder a esta pergunta, você verá os membros de sua equipe de resgate do lado da Watering Hole ou dentro do Spinda's Café. Eu (particularmente) preferi deixá-los dentro do Spinda's Café.

Enfim... Volte pro mural de missões e realize qualquer uma, depois disso, vocês durmirão.


Mission com Gold Ribbon... Se está precisando de grana, pegue esta WMS!

Na manhã seguinte, Loudred lhe chamará pra ficarem no lugar do Digglet hoje, identificando as pegadas dos visitantes. Noutro dia, a equipe Skull aparece na guilda. Eles foram convocados pelo Wigglytuff pra participarem das atividades cotidianas da guilda temporáriamente. Isso não deixará os membros da guilda muito contentes (por causa do mau-cheiro).

Do nada, acontece um terremoto (provocado pelo chefe Wigglytuff), Chatot implora pra que voltem a ter ânimo e então, os tremores param.

Dentro do Spinda's Café, também pode conseguir algumas missions novas.


Magnezone ou os Magnemites aparecem com uma certa regularidade na porta do Spinda's Café. Converse com eles, pra pegar missões de captura de foras-da-lei.

Cumpra mais algumas missions pra encerrar o dia.


Uma missão pra conseguir White G.
 
(PS: Croagunk diz que está ajeitando o Swap Cauldron e quando acabar, ele vai lhe revelar o que faz na guilda.)
 
Depois de receber as recompensas das missões, vocês voltam a guilda pra jantar (e a Team Skull vai estar lá também). No meio da noite, quando todos estiverem durmindo, a Team Skull vai até a despensa da guilda pra poder comer mais um pouco.


Mesmo depois de comerem bem na hora da janta, a Team Skull irá voltar pra sala de jantar, assalta e devora muitas frutas da despensa da guilda.

Na manhã seguinte, Chatot os chamará pra que façam uma missão pra poder estocar mais comida pra despensa. Seu parceiro pergunta porquê disso tudo e ele explica que quando fizeram a inspeção naquela manhã, o estoque de alimentos despencou rápido, pra completar, todo o estoque de Perfect Apples acabou zerando (graças a festinha noturna da Team Skull). Chatot pede pra que vocês se dirijam até a Apple Woods, pra poder trazer mais Perfect Apples (o prato favorito do chefe da guilda), antes que algo muito ruim aconteça. A Team Skull cochicha alguma coisa, bem em frente da tenda de Croagunk, logo depois de vocês saírem. Já do lado de fora da guilda, prepare o seu estoque de itens pra poder se aventurar na Apple Woods.

(PS: Visite a Electivire Link Shop, na Treasure Town antes de prosseguir. Depois de encadear os movimentos, use-os contra um oponente. Assim, você poderá ganhar mais pontos de experiência que o habitual.

De vez em quando, você poderá encontrar pokémon dispostos a entrarem pra sua equipe, logo depois de experimentar novas bebidas.

Depois de receber a proposta do pokémon interessado, seria bom aceitá-la... Você não terá nada a perder e nem vai ganhar nada em troca ao recusar... Ao menos, vale a pena recrutar eles pra encher a tropa de recrutas de sua equipe.)

Pokémon que aparecem na dungeon:
Caterpie (andares 1 ~ 4)
Hoppip (andares 1 ~ 5)
Budew (andares 1 ~ 5)
Burmy (Trash/Grass? Cloak) (andares 1 ~ 5)
Oddish (andares 1 ~ 6)
Butterfree (andares 1 ~ 7)
Paras (andares 1 ~ 12)
Weedle (andares 4 ~ 9)
Exeggutor (andares 4 ~ 12)
Combee (andares 6 ~ 12)
Gloom (andares 7 ~ 12)
Beedrill (andar 8)
Kakuna (andares 8 ~ 12)
 

Apple Woods

No último andar, você encontrará uma árvore gigante, repleta de Perfect Apples. Zubat, Koffing e Skuntank pulam da copa da árvore, eles estavam fazendo um lanchinho enquanto esperavam a sua chegada.


Olha só onde está a Team Skull... Roubando as maçãs perfeitas do chefe da guilda...

Depois de um breve comentário, Skuntank resolve fazer uma investida na árvore, fazendo-a balançar provocando a queda das Perfect Apples. O seu parceiro se recusa a reecolhê-las, prevendo que o Skuntank estava armando alguma coisa pra vocês. Em seguida, Skuntank e Koffing fazem uma combinação de ataques gasosos, vocês não resistirão e acabam desmaiando. Depois de recobrar a consciência, verão Zubat caído também, mas depois ele vai atrás de dos seus dois colegas. Salve o jogo, se quiser.

De volta a guilda, vocês contam pro Chatot que não conseguiram coletar as Perfect Apples e tentam culpar os membros da Team Skull pelo seu fracasso, mas o Chatot fica muito furioso e os punirá (ficam sem jantar esta noite). Após o jantar, os levarão até o quarto de Wigglytuff, pra contar esta notícia pra ele. De repente, ele começa a chorar tão alto que chega a provocar um terremoto.

Na hora certa, a Team Skull aparece nos aposentos de Wiggly e entregam uma das Perfect Apples como um símbolo de agradecimento.


E, quando menos esperavam... A Team Skull retornou pra guilda pra presentear o chefe da guilda com uma das Perfect Apples.

O Wiggly fica feliz novamente e Chatot agradece a generosidade da Team Skull. Instantes depois, você verá uma conversa da Team Skull, onde eles comentam como planejam roubar os espólios da iminente expedição. Daí então, vocês terão de durmir pra enganar a fome.

Naquela manhã, Chatot informa que estarão selecionando os Pokémon que participarão da expedição, daqui a alguns dias. Logo depois, Chatot chama a atenção de sua equipe e pede pra que cumpram mais algumas missões nos murais e adianta que vocês não terão chances de serem selecionados. Assim que o Chatot os libera, Sunflora, Chimecho e Bidoof chamam a sua atenção e pedem pra voltar aos dormitórios rápido.


Bidoof chama a atenção de vocês dois, depois do Chatot se afastar...

Dentro dos dormitórios, os membros da guilda de exploração resolvem lhe ajudar, dando-lhes uma maçã pra cada um. Depois de agradecerem pela generosidade, Croagunk avisa-os de que consertou o Swap Cauldron. Ele e mais um outro Pokémon (Xatu), trabalham com itens raros e valiosos que podem ser trocados por outros.

Assim que chegam na Crossroads, o seu parceiro vê dois pokémon perto da entrada da Spinda's Café. Ele pergunta o que os dois pokés fazem ali na entrada, Mr. Mime e Octillery dizem que estarão trazendo maravilhosas notícias no café e resolvem entrar. Vocês não perderão tempo e irão logo atrás dos dois. Lá dentro, vocês verão uma grande aglomeração de Pokémon, esperando alguma coisa. Spinda chama a atenção de todos os pokémon presentes naquele estabelecimento e agradece o apoio de todos e agradece pelo sucesso do Recycle Shop. Com isso tudo, ele resolve abrir um novo serviço no Spinda's Café, chamado de "Projeto P".

Neste "Projeto P", os itens trocados na Recycle Shop (e em algumas vezes, até mesmo produzindo sucos no Spinda Juice Bar) poderão lhe dar acesso a uma dungeon nova e inexplorada. Na mesma dungeon, você recolhe novos itens e tesouros valiosos que facilitarão na troca de itens na Recycle Shop, se tornando uma tarefa benéfica pra todos.


Spinda explica como o Projeto P funcionará. O novo serviço terá como alvo, o Recycle Shop (mas fique de olho no Spinda Juice Bar também). Depois de trocar um determinado número de vezes, você destrava o acesso de novas dungeons. E então, depois de recolher os tesouros você ganhará mais itens que poderão ser usados no Recycle Shop.

Vá para a Job Bulletin Board e Outlaw Notice Board pra selecionar e completar algumas missões.


HEI, esta mission precisa da dungeon Landslide Cave destravada. Pra fazer a missão dela, procure a seção FAQs (EoS), no final da página.

No dia seguinte, vocês serão chamados pelo Chatot pra que façam o papel de vigias da guilda. Assim que terminar a tarefa, vocês vão jantar e então descansarão pra mais um dia de trabalho. Naquela manhã, vocês terão de cumprir mais outras missions.


Procure a seção FAQs (EoS), pra saber como destravar a Landslide Cave, antes de pegar este job.

Após cumprir as suas missões, Chatot fará um comunicado no meio da hora do jantar. Os nomes dos selecionados pra expedição da guilda, vão ser anunciados amanhã. Depois que adormecerem, uma nova cutscene com o Grovyle aparecerá, roubando outra Time Gear.


A segunda Time Gear é roubada!

Naquela manhã, Chatot anuncia os membros que irão pra expedição. Depois de anunciar os nomes, no fim das contas, ele percebe que todos os membros da guilda foram selecionados. Chatot avisa que, durante toda esta expedição, vocês não podem recrutar membros e nenhum dos membros adicionados da Chimecho Assembly vão poder te acompanhar. Os pokés da guilda formarão um pequeno círculo pra poderem conversar um pouco sobre as suas expectativas daquela expedição etc e tal... Se prepare antes de ir pra expedição! (Principalmente ganhar níveis com os dois Starters)
 

"Exploration Team Federation has sent a message... ___'s Team was awarded with a bigger Treasure Bag!" (Você poderá carregar até 32 itens na Treasure Bag)




As reformulações feitas no menu do Swap Cauldron deixaram ele bem mais organizado que antes. Há uma View List específica pra cada membro de sua equipe e no menu do Swap Caldron, você verá oito itens randômicos, sem necessáriamente precisar ter os specific-itens pra visualizá-los.

Agora, você deve visitar a Treasure Town pra se preparar pra expedição, treinar no Marowak's Dojo e usar os itens obtidos no Recycle Shop, principalmente pra acumular os Reviver Seeds. 

(PS: Diglett estará nas Crossroads, converse com ele sobre as misteriosas Hidden Stairs. 

Nestas Hidden Stairs, você encontrará muitas lojas diferentes, encontradas apenas dentro das dungeons. Pra ter "acesso" as Hidden Stairs, você deverá pisar no tile onde ela poderá ser revelada. Algumas das dungeons do game, terão uma probabilidade de gerar estas Hidden Stairs. Ao ativar/descobrir a Hidden Stair daquele andar, o tile das escadas será demarcado de vermelho, no layout do desenho do andar da dungeon.


Hidden Stais, torça pra encontrá-las!

Uma vez ali dentro, você encontrará a Kirlia recepcionista. Ela os cumprimentará assim que falarem com ela. Dentro da Hidden Stairs temos quatro serviços. O de fuga com o Shedinja, na qual você poderá escapar da dungeon, como se estivesse usando uma Escape Orb, por 100 PoKé; a bancada do Lickilicky, em que ele limpará a sujeira e a cola/grude que está sobre os itens da sua Treasure Bag, por 100 PoKé; a do Swalot, em que você poderá ganhar algumas sacolas com itens dentro delas, por 150 PoKé; a do Mime Jr. onde você poderá recobrar o HP e o PP de toda a sua equipe, por 100 PoKé.)

Quando estiver pronto, vá conversar com o Chatot e responda "Yes", pra seguir em frente. Pouco tempo depois, Chatot explica como a expedição será feita.


Chatot revelará mais detalhes da exploração da Fogbound Lake.

Ele irá separar a companhia de exploração em pequenos grupos que irão pra um destino comum, um acampamento próximo da Fogbound Lake. Em seguida, explica que um único grupo poderia gerar problemas já que todos precisam marchar num ritmo constante.

O seu grupo se constituirá de seu parceiro e do Bidoof. Os demais são: Sunflora, Loudred, Digglet e Croagunk; Dugtrio, Chimecho e Corphish; Wiggly e Chatot; e por fim, a Team Skull. Salve a partida, fim do chapter 6.




CAPÍTULO 7 - A GRANDE EXPEDIÇÃO DA GUILDA


Chapter 7 - The Big Guild's Expedition
 

O capítulo se iniciam com a sua equipe, que acaba de chegar na Craggy Coast Entrance, uma passagem nas encostas do mar. Você verá a primeira Kangaskhan Rock do game, elas tem a mesma utilidade que a Kangaskhan Storage, salve o jogo se quiser.

Seu parceiro conversará um pouco com vocês e então, resolvem traçar um caminho pelas montanhas e daí, seguirão até o acampamento que o Chatot comentou pra vocês.


Seu parceiro, irá chefiar a sua jornada até o acampamento da Fogbound Lake. 

Antes de entrarem na caverna, o seu parceiro repara que a entrada tem dois corredores diferentes, o primeiro levará até o Side Path e o segundo pra Craggy Coast, você terá de escolher por onde vai passar.


Side Path
A Side Path apresenta apenas 5 Andares. Assim que você chega ao último andar, vocês voltam pro mesmo lugar de onde vieram. Vá pra Craggy Coast, pra poder continuar a expedição. Tenha cuidado com os Spheals e seu Powder Snow, que atinge a sala inteira.

(PS: Nesta altura do jogo, você já poderá encontrar os Treasure Boxes, deixadas pelos pokémon selvagens na dungeon. Portanto, comece a caçar os specific-itens de seus Starters, caso tenha alguma dificuldade com os baixos stats dos seus pokémon. Você aumenta as chances de pegar mais Treasure Boxes, conforme avança no jogo.)
 
Pokémon que aparecem na dungeon:
Wingull (sub-andares -1 ~ -5)
Spheal (sub-andares -1 ~ -5)
Gastrodon (East Forme) (sub-andares -1 ~ -5)


Craggy Coast
A Craggy Coast contém 10 Andares, quase todos os seus Pokémon são do tipo água. Procure derrotar os Spheal/Sealeo primeiro, pois o ataque deles atinge a sala inteira.
 
Pokémon que aparecem na dungeon:
Spheal (sub-andares -1 ~ -5)
Krabby (sub-andares -1 ~ -9)
Dratini (sub-andares -1 ~ -9)
Wingull (sub-andares -1 ~ -9)
Gastrodon (East Forme) (sub-andares -1 ~ -9)
Sealeo (sub-andares -6 ~ -9)
 
No final da dungeon, vocês chegam na Mt. Horn Entrance. O trio resolve passar uma noite ali, pra descansarem antes de prosseguir.


Agora, vocês estão bem perto do acampamento.
Agora, você deve se decidir se passará na Rock Path ou na Mt. Horn, pra seguir viagem.



Rock Path
A Rock Path consta 5 Andares. Quando chegarem no último andar e atravessarem a dungeon, vocês voltam a entrada das trilhas da montanha. Agora, pegue o caminho da Mt. Horn.
 
Pokémon que aparecem na dungeon:
Natu (sub-andares -1 ~ -5)
Shroomish (sub-andares -1 ~ -5)
Bonsly (sub-andares -1 ~ -5)


Mt. Horn
Na Mt. Horn, você vai passar por 14 Andares. Está é a última dungeon que você deve explorar com o Bidoof. 

Pokémon que aparecem na dungeon:
Shroomish (andares 1 ~ 6)
Parasect (andares 1 ~ 7)
Ariados (andares 1 ~ 7)
Natu (andares 1 ~ 7)
Beautifly (andares 1, 2, 4, 5, 7, 8, 10, 11, 13, 14)
Cascoon (andares 2, 3, 6, 7, 9, 10, 12~14)
Venomoth (andares 8 ~ 14)
Aerodactyl (andares 8 ~ 14)
Pineco (andares 8 ~ 14)
Bonsly (andares 8 ~ 14)


Mt. Horn

Tome cuidado com os Ariados e seu ardiloso Bug Bite, que vai devorar uma Berry/Seed quaisquer dentro de sua Treasure Bag (principalmente as Reviver Seeds). Depois de passar por toda a dungeon, o chapter 7 acaba. 


 

CAPÍTULO 8 - O CORAÇÃO DE GROUDON

Chapter 8 - Groudon's Heart
 

Depois de atravessarem a Mt. Horn, o seu grupo chegará no local que o Chatot marcou com vocês. Assim que o virem, Chatot reclamará por terem demorado muito. Ele fará uma reunião, pra explicar o próximo passo.

Você têm uma estranha sensação de já ter ido naquele lugar antes, só não consegue se lembrar direito, seu parceiro pede pra participarem da reunião com o Chatot. Nela, a ave explica que o acampamento está localizado próximo de uma floresta encoberta de uma densa neblina. Seu objetivo é descobrir um meio de dissipar a neblina, atravessar a floresta e localizar a Fogbound Lake. Chimecho chama a atenção de todos pra contar uma história sobre o Fogbound Lake e o Uxie.

Você acaba achando coincidência demais, reconhecer a floresta e escutar a história de que Uxie varre as memórias da mente dos invasores... Aqui você encontrará uma Kangaskhan Rock, bem do lado da saída do acampamento.


Vamos adiante! Use a Kangaskhan Rock pra organizar os seus itens.

Antes de entrar na floresta, seu companheiro vai ver um Rubi no chão e vai guardá-la na bolsa.



O seu parceiro irá pegar a pedra que encontrou no chão.


Forest Path
Esta dungeon apresenta 5 Andares. Ao completá-la, vocês voltam pro acampamento. Dêem a meia-volta e sigam pra Foggy Forest.
 
Pokémon que aparecem na dungeon:
Pinsir (andares 1 ~ 5)
Dunsparce (andares 1 ~ 5)
Swinub (andares 1 ~ 5)
Houndour (andares 1 ~ 5)
Linoone (andares 1 ~ 5)
Kricketot (andares 1 ~ 5)


Foggy Forest
A Foggy Forest apresenta 11 Andares, ela tem diversos tipos de Pokémon diferentes.
 
Pokémon que aparecem na dungeon:
Hoothoot (andares 1 ~ 5)
Smeargle (andares 1 ~ 5)
Dunsparce (andares 1 ~ 5)
Cherubi (andares 1 ~ 5)
Skiploom (andares 1 ~ 11)
Zigzagoon (andares 1 ~ 11)
Pachirisu (andares 1 ~ 11)
Noctowl (andares 6 ~ 11)
Stanler (andares 6 ~ 11)
Buneary (andares 6 ~ 11)
Breloom (andares 7 ~ 11)
Pinsir (andares 7 ~ 11)

Depois de passar da dungeon, Corphish aparecerá e pede pra que vocês vejam a estátua que ele encontrou. Nela, está escrito algo com runas em forma de pegadas Pokémon. Então, o seu parceiro pede pra que você toque na estátua pra poder descobrir uma forma de decifrar o enigma.

Você então, vai começar a escutar vozes. No diálogo você entende que colocando a Drought Stone no coração da estátua de Groudon vai dissipar a neblina da floresta. Logo, você pede pra que seu parceiro encaixe a pedra no coração da estátua de Groudon.


Depois de colocar a pedra no coração da estátua, ela começará a reagir.

Os olhos da estátua começam a brilhar e então, um forte clarão será emitido. Em seguida, a neblina que cobre a região se dissipará. O seu parceiro olha pro alto e vê uma formação rochosa (em formato de uma taça), em que aparenta guardar um grande reservatório de água. Nas bordas do topo daquela montanha, caem várias cachoeiras. Salve a partida.

Corphish vai chamar os outros e pede pra que vocês vão na frente, pra explorarem a Fogbound Lake. Momentos depois, a Team Skull aparece pra impedí-los, mas antes mesmo da Team Skull ter a chance de atacar, eles são interrompidos por Wigglytuff. 


O chefe da guilda está contente por ter encontrado a Team Skull e sua equipe por ali. Ele perseguiu a Perfect Apple e acidentalmente chegou em frente da estátua...

O chefe da guilda explica como veio parar ali e então pede pra que vocês vão explorar a floresta. A Team Skull tenta convencer o Wiggly de que eles precisam explorar a dungeon também, mas o chefe da guilda pede pra que esperem por vocês dois retornarem da Fogbound Lake. Depois de uma rápida conversa, eles mudam de ideia e resolvem atacar o Wigglytuff, fim do chapter 8.

 
 
 
CAPÍTULO 9 - O MISTÉRIO DO LAGO FOGBOUND



Chapter 9 - The Mystery of Fogbound Lake
 
Chegou a hora de desvendar os mistérios da Fogbound Lake! Vocês estarão de frente pra Steam Cave Entrance e ali encontrarão uma Kangaskhan Rock, prepare-se com bastantes Reviver Seeds (pois os Magnitudes dos Numel, que vão ser um grande tormento) e Stun Seeds pra batalha contra o chefe da dungeon, Groudon.



Skuntank é forçado a atacar Wiggly pra impedí-los de prossiguir.

Enquanto vocês estão se dirigindo a caverna, você assistirá uma rápida cutscene com a Team Skull e Wigglytuff, próximos da estátua de Groudon.
 
Esta dungeon apresenta 8 Andares. Então, vocês encontram uma câmara com uma Kangaskhan Rock pra poder salvar a partida, se quiser salvar agora, salve. Vocês escutarão rugidos de um Pokémon. Antes de irem pra segunda parte da dungeon, você pára pra contar pro seu parceiro sobre a sua suspeita de que Uxie apagou as suas memórias. Só depois disso, vocês continuam a exploração. A segunda metade da dungeon se chama Upper Steam Cave e tem cerca de 7 Andares.
 
Pokémon que aparecem na dungeon:
Snubull (Steam Cave: 1 ~ 8)
Slugma (Steam Cave: 1 ~ 8)
Magby (Steam Cave: 1 ~ 8)
Numel (Steam Cave: 1 ~ 8)
Farfetch'd (Steam Cave: 1 ~ 8; Upper Steam Cave: andar 1)
Yanma (Steam Cave: 1 ~ 8; Upper Steam Cave: andar 1)
Kricketune (Steam Cave: 1 ~ 8; Upper Steam Cave: 1 ~ 3)
Granbull (Upper Steam Cave: 1 ~ 7)
Shuckle (Upper Steam Cave: 1 ~ 7)
Volbeat (Upper Steam Cave: 1 ~ 7)
Illumise (Upper Steam Cave: 1 ~ 7)
Magmar (Upper Steam Cave: 2 ~ 7)

Chefe da dungeon:
Groudon (8º Andar)
 

Steam Cave

No último Andar (Steam Cave Peak), vocês não encontram nada, mas escutarão os mesmos rugidos de antes, só que muito mais fortes. Imediatamente, vocês ouvirão passos pesados que fazem o chão tremer.

Enquanto isso, Corphish traz todos os membros da guilda pra verificarem a estátua de Groudon no chão, e então, eles resolvem ir atrás da bolota rosa e de sua equipe. Digglet acha que escutou gemidos em algum lugar, mas ignora e vai atrás dos demais. A Team Skull aparece, num lugar não muito distante dali, eles levaram uma surra do Wigglytuff e o Skuntank se surpreende em saber que o Wigglytuff não sentiu nada com os seus ataques gasosos.


A Team Skull foi derrotada pelo Wigglytuff. Skuntank tenta entender como o chefe da guilda resistiu aos ataques gasosos dele.

De volta à sua equipe, Groudon se revela e quer exterminá-los por invadir a Fogbound Lake. 


Sua equipe está prestes a enfrentar Groudon, enquanto que os integrantes da guilda estão subindo nas cavernas da Fogbound Lake. Corphish aproveita pra perguntar pro Chatot, o que ele sabe sobre o Groudon...

Em seguida, Chatot faz alguns comentários sobre o Groudon. Corphish pergunta o que aconteceria se alguém enfrentasse o Groudon, a ave azulada responde que ninguém poderia derrotar uma criatura tão poderosa quanto os pokés lendários.

Nesta batalha contra Groudon, você deve se lembrar de que ele aciona a sua habilidade especial, Drought, provocando o Clima: Sunny automáticamente na sala. Ele fica um pouco mais resistente a ataques de água e pontencializa os de fogo. Se trouxer algum Poké de tipo fogo, use os golpes de fogo mais fortes. Lance Stun Seeds nele pra paralizá-lo e bata nele com tudo. Não se preocupe se for derrotado pelo Groudon, porque você poderá regressar na última estátua de save, antes de ir pra Upper Steam Cave e enfrentá-lo novamente.

Ao derrotá-lo, vocês vêem Groudon desaparecendo diante de seus olhos. De repente, uma voz surge, explicando de que aquele Groudon era apenas uma ilusão. Seu parceiro tenta convercer o dono da voz, de que eles não querem nada além de informações. Uxie se apresentará e dará as boas-vindas. Ele os levará pra Fogbound Lake. Salve a partida.
 
Vocês terão uma incrível vista da noite iluminada por Illumises e Volbeats sobrevoando a Fogbound Lake. Uxie vai mostrá-los uma Time Gear, que fica bem no centro do lago.


Você ficará maravilhado com a cena daquele estranho objeto flutuando no meio do lago...

Seu parceiro pergunta porquê ele criou a ilusão de um Groudon, então, ele explicará que os seus poderes psíquicos lhe permitem criar a ilusão de Groudon de verdade. Ele usa a ilusão pra afastar os visitantes inesperados e, caso ousasse se aproximar da Time Gear ele varre as memórias do intruso. Seu parceiro conta que você é um humano que se transformou em um Pokémon e pede pra que confirme se o Uxie removeu as suas memórias. O gnomo amarelo afirma que nenhum humano invadiu a Fogbound Lake e de que ele não apaga todas as memórias, apenas apaga aquelas de quando descobre a entrada da Fogbound Lake e do Time Gear. Instantes depois, o chefe da guilda aparece e cumprimenta a todos (com bastante entusiasmo).

Assim que todos da guilda se reencontram, o geyser do lago aparece. Uxie conta que o geyser sempre emerge de tempos em tempos, trazendo a água pro lago. Wigglytuff fica maravilhado com a visão da Fogbound Lake e considera isso como um tesouro. Enquanto observam o geyser do lago, você fica imerso em pensamentos, acerca da Time Gear e da sensação estranha de já ter visitado a floresta. A expedição acaba e todos os membros retornam pra guilda.


Wigglytuff dará como terminada a exploração da Fogbound Lake e prometeu a Uxie que não iria revelar a localização da Time Gear... Todos irão voltar pra casa e...


...você liberará a área da Fogbound Lake pra futuras explorações...


"Exploration Team Federation has sent a message... ___'s Team was rewarded! Its Treasure Bag is now bigger!" (Você poderá carregar até 40 itens na Treasure Bag)

Mas, espere, tem uma outra mensagem também...

Você habilitou o Episódio Especial de Wigglytuff. Selecione o Episódio Especial no menu principal, na opção Episode List.



Salve a partida, fim do chapter 9. 

(Como já liberamos outro episódio especial... Que tal completá-lo agora?)



+CHAPTER: EP. ESP. 2 - Igglybuff, O Prodígio


Naquela madrugada, na guilda de exploração...

...enquanto todos os membros da guilda estão adormecidos, Chatot se movimenta silenciosamente até chegar aos cômodos de Wigglytuff. Assim que se aproxima dos aposentos, ele pede pra que abra a porta. E então, imediatamente a porta se abre e o Chatot adentra.

Chatot entrega a Perfect Apple pro chefe da guilda e já começa a reclamar sobre esta história de sair de fininho na dispensa da guilda pra matar a fome do Wiggly, todas as noites.


De repente, Wiggly deixa cair uma jóia...

...ao se aproximar, Chatot repara que aquele é um Defend Globe. Wiggly fica aliviado por saber que a jóia está intacta. O poké balão achou que a peça ficou trincada ou tivesse se quebrado ao cair.

Chatot fica admirado pelo chefe da guilda se importar tanto com itens preciosos (embora seja muito atrapalhado), mas informa que esta Defend Globe não têm utilidade pro Wiggly, já que é um specific-item do tipo Inseto. O poké rosa, confirmará o que o Chatot acabou de dizer e complementa que aquele é um item especial. Chatot pergunta o que têm de especial nele e Wiggly responde que este ele recebeu o Defend Globe no dia em que decidiu ser um explorador.


...


Special Episode 2 - Igglybuff the Prodigy

O chefe da guilda resolve contar mais sobre o seu passado, quando era apenas um Igglybuff. Naquela época, o poké balão rosa morava num lugar afastado, tranquilo e calmo nas planícies. Ele vivia com os seus pais numa casinha. 


Relembrando o passado, Wiggly conta alguns detalhes de quando era um pequeno Igglybuff.

Naquela manhã, a mãe dele entrega algumas gummies para o Iggly compartilhar com os amiguinhos que estavam chamando-o pra brincar. A atenciosa Mamãe Wiggly pede pra que volte pra casa, antes do escurecer.


Este episódio especial será focado no Igglybuff, portanto, você irá controlá-lo, dentro de todo o transcurso deste especial. Pra salvar a partida, você precisará ir até a cama superior, dentro da casa do Igglybuff.

Em seguida, todos os quatro irão pra uma colina, perto da casa do Iggly. O trio tenta decidir o que irão brincar, mas então, Igglybuff interrompe e oferece algumas gummies pros seus amigos e todos aceitam a parada pro lanche.


Hora do lanchinho!


Murky Forest
Depois do lanchinho, Banette e o Skorupi aparecem. Eles pedem pro Igglybuff as gummies e ele prontamente vai compartilhar as gummies com eles. Smoochum não entende porquê que ele é tão amigável com aqueles valentões e Wooper comenta que foi alvo de zoação do Banette.

O poké fantasma pergunta se o Iggly tem mais gummies, mas o Iggly não percebeu que estava sendo enganado por eles. Smoochum tenta fazer alguma coisa, mas é impedida pelo Budew e Wooper, em seguida Budew sugere conversar com a mama Wigglytuff pra resolver esta situação.


Budew quer contar tudo sobre as "amizades novas" do Igglybuff pra mãe dele.

Já de noite, Igglybuff vai se preparar pra durmir, enquanto a mãe dele canta uma cantiga de ninar. Depois disso, chama a atenção do papa Wiggly, pra conversar sobre o filho. O pai conta uma situação intrigante, que aconteceu algum tempo atrás, enquanto passeavam numa montanha.

Numa noite, enquanto estavam fazendo uma trilha pela área montanhosa, os céus começaram a dar sinais de uma forte tempestade. O papa Wiggly fica preocupado e procura sair de lá o mais rápido possível. Mas, então, um dos relâmpagos provoca o deslizamento de um enorme rochedo e então o Iggly salta na direção do rochedo. 


Depois de um forte clarão de luz...

Depois de um forte clarão de luz, papa Wiggly percebeu que não sobrou nada daquele pedregulho e deduz que o Iggly tenha salvado a sua vida. Ele conforta a mãe Wiggly e diz que seu filho tem um bom coração. 

No dia seguinte, Igglybuff desperta, conversa com os pais. Depois disso, saia de casa. Os dois valentões voltarão pra vê-los novamente, e eles estavam querendo brincar de equipes de exploração. Budew pergunta onde iriam fazer a exploração e Banette responderá que irão explorar a Murky Forest, um lugar que os pokémon mais novos estão proibidos de entrarem. Budew pergunta o porquê de escolher este local e Skorupi complementa que existe rumores de um monstro morando nas profundezas da floresta. Como todos estão com medo de desobedecerem os seus pais, Smoochum e Wooper desistirão da ideia... Mas, Igglybuff concorda acompanhar eles pela Murky Forest e aprender mais sobre as equipes de exploração.


Igglybuff está pronto pra sua primeira aventura!

O Igglybuff estará no nl. 17 e fará uma equipe com o Banette de nl. 14 e Skorupi de nl. 15. A dungeon em si não é complicada, apenas tome o cuidado de não receber o status Poison, porque aqui não se encontra Oran B. com facilidade...

Pokémon que aparecem na dungeon:
Exegcute (andares 1 ~ 3)

Hoothoot (andares 1 ~ 3)
Hoppip (andares 1 ~ 7)
Doduo (andares 2 ~ 4)
Weedle (andares 3 ~ 7)

Spinarak (andares 3 ~ 7)
Wurmple (andares 3 ~ 7)

Burmy (andares 3 ~ 7)
 
Objetivo:
Chegue nas profundezas da floresta


Murky Forest

Depois de passarem pelos sete andares da dungeon, vocês estarão numa clareira pequena. Banette têm certiza de que poderão encontrar o monstro a qualquer momento, então, Banette gritará e tentará provocar o monstro e fazê-lo sair de seu esconderijo.


Banette tenta provocar o monstro pra saber se ele existe mesmo ou não...

Instantes depois, Banette afirma que tudo o que escutaram sobre o monstro não se passava de rumores e começará a rir disso. Mas então, ouve-se uma voz no fundo da floresta, que fará com que ele pare de rir imediatamente. O monstro sai da trilha da floresta e assusta os valentões.


Armaldo intimida Skorupi e Banette, que fogem correndo de lá da floresta. Mas o Igglybuff ficou pra trás...

O Igglybuff fica ali, observando o grande pokémon encouraçado. Quando o Armaldo percebe a sua presença, tenta ameaçá-lo e insiste pra que se saia daquela floresta, mas não tem êxito. 

Igglybuff afirma que só iria sair depois do Armaldo revelar o que está fazendo ali. Vendo que a persistência do "Junior" ele convidará pra entrar em sua casa e se apresentará em seguida. Armaldo era um explorador, mas está pensando em largar tudo e ficar descansando em sua casa. O Igglybuff pergunta: "O que é um explorador?", então o Armaldo responderá: "Você não sabe o que é um explorador? Pois bem, um explorador é ter a vida cheia de adrenalina e de muita diversão... Conhecer terras distantes, locais que não foram desenhados em nenhum mapa. Você encontrará muitos lugares intrigantes e terá de solucionar os mistérios que estão em volta deles. Você também poderá levar consigo muitos tesouros. Sempre mantenha-se disposto a superar as dificuldades e trabalhe duro, pra alcançar os seus sonhos...".

Igglybuff fica fascinado e então, o Armaldo mostrará um mapa secreto.


Armaldo pede pra que Igglybuff examine o mapa...

Ele diz que, se não puder decifrar o enigma por trás deste mapa, nunca conseguirá achar a localização do tesouro... Armaldo diz que não irá desistir até resolver o mistério do tesouro e... HEY! PORQUÊ O IGGLYBUFF ESTÁ QUEIMANDO O MAPA?!


O Igglybuff tá se divertindo "queimando o filme do Armaldo".

O Armaldo demorou pra saber o que estava acontecendo, mas depois que desvira as costas e observa o mapa queimando, agarrará ele e queimará as patas. Armaldo se lembra que conhece um golpe de água e o usará para apagará o fogo. Mas, depois de ver o estado do mapa, começa a se desesperar. O Igglybuff pede pra que preste atenção nas cinzas. Ele diz que a camada superior estava dificultando a leitura do mapa. Depois de esfregar a parte externa, Armaldo percebe que a outra camada do mapa fica legível e ficará chocado com a inteligência do Igglybuff. Ele lê o local indicado pelo mapa. 


O local indicado pelo mapa é a Eastern Cave!

Imediatamente, o pokémon rosado pede pra que o leve junto na caça ao tesouro, mas o Armaldo lembrará o Iggly de que ele quer sair do ramo de explorações... Então, Igglybuff comenta que todos os esforços que o Armaldo fez até agora seriam uma pura perda de tempo e sugere que siga em frente e consiga encontrar o tesouro do mapa. Armaldo ficará convencido e levará o Igglybuff até a Eastern Cave. Ele pede pra que deixe isso pro dia seguinte, porque é muito tarde da noite e o levará de volta à casa dos seus pais.



Eastern Cave
No dia seguinte, (depois de despertar) você poderá escolher pra onde quer ir. Vá pra Armaldo's Shelter.


Vá pra Armaldo's Shelter agora, pra continuarmos o espisódio especial.

Ao sair de casa, Iggly encontra os seus amiguinhos e diz que não poderá brincar com eles hoje, porque está indo até a Murky Forest. Um pouco mais a frente, encontra novamente o Skorupi e o Banette, que ficam um pouco preocupados com o Iggly, mas ele diz que está muito bem e que fez um amigo novo. Quando você chega na frente da casa de Armaldo, o poké balão cumprimentará Armaldo. Ele ensinará as utilidades da Kangaskhan Rock pro "Junior".

Aproveite pra guardar os itens que não precise e pra pegar os outros itens (do seu save principal) pra esta exploração. Salve a partida, se desejar. Você formará uma equipe com o Armaldo, que estará no nl. 28. A dungeon não é perigosa, mas preste atenção, os Digletts conhecem o golpe Magnitude, que atingem todos os alvos na sala. Traga várias Reviver Seeds, pra se certificar que alcançará o final da dungeon.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Digglet (sub-andares -1 ~ -10)

Tangela (sub-andares -1 ~ -10)
Nincada (sub-andares -1 ~ -10)
Whiscash (sub-andares -1 ~ -10)
Magikarp (sub-andares -6 ~ -10)


Objetivo:
Explore a dungeon!



Eastern Cave

Depois de desbravarem a Eastern Cave, você encontrará uma sala repleta de mecanismos suspeitos. Armaldo alertará o Igglybuff, pra que não toque em nada.


Não se empolgue tanto Igglybuff, não tem noção do perigo?

Em seguida, ele mostra o que cada um dos mecanismos provocaria se fossem ativados. No fim das contas, o balãozinho vai até a porta selada e "revela" a sua força.


Depois desta demonstração gratuita de poder, Armaldo ficará assustado com o estrago que o "Junior" fez.

Igglybuff se adianta pra entrar na sala do tesouro e Armaldo o acompanhará, salve a partida.

Vocês dois finalmente encontrarão o baú do tesouro. Armaldo abre-o e então, descobre uma relíquia rara e muito valiosa.


Armaldo revelará o que está dentro do baú do tesouro, nele está uma Defend Globe.

Armaldo falará um pouco sobre o tesouro, mas uma estranha animação fará com que o Igglybuff fique saltitando e dançando de um canto a outro na sala. Armaldo se irrita e chama a atenção do "Junior". O balão rosa diz que está escutando tudo o que o Armaldo disse.


Enquanto o Igglybuff extravasa a sua alegria, Armaldo conjetura tudo o que presenciou nesta exploração com o "Junior" e está certo de que ele tem um talento nato para as explorações e tem qualidades que poderão ser muito úteis, futuramente...

Em seguida, o "Junior" pede pra que o Armaldo seja o seu tutor e pede pra que o ensine tudo o que puder aprender sobre as explorações. Armaldo reflete um pouco e então, ele aceita ter o Igglybuff como um aprendiz, deixando-o muito mais alegre com esta notícia.




Fortune Ravine
Ambos fizeram diversas explorações e descobriram vários tesouros valiosos durante as expedições. Todos os dias pela parte da manhã, Igglybuff se levantava e ia em direção à casa de Armaldo, pra discutirem sobre a próxima dungeon que iriam explorar. Após alguns meses, eles encontraram uma dungeon que estava repleta de tesouro. Depois de acumular os ganhos da expedição, Igglybuff pergunta a dungeon que os dois explorariam amanhã, o poké inseto azul acha estranho perguntar isso, depois de conseguir reunir tantos tesouros numa só expedição.


A expedição mais rentável de todas as expedições da duplinha!

Armaldo responderá que conhece um outro lugar que poderá possuir mais tesouros do que eles coletaram hoje, ela se chama Fortune Ravine. Logo em seguida, o mestre pede pra que seu pupilo tente voltar pra casa sozinho desta vez (porque Armaldo ficou exausto nesta expedição).


Instantes depois, um Nidoking aparece detrás dos rochedos da entrada da dungeon.

No dia seguinte, vá até o Armaldo's Shelter. Como de costume, o mestre estará esperando o aprendiz na entrada. Antes de continuarem a conversa, Armaldo revela que esteve estudando a dungeon e verificou que ela é bem mais difícil do que as outras dungeons que exploraram e ele está indeciso se pretende levá-lo até lá ou não. O poké rosado irá incentivar o Armaldo e ele então, decide aceitar ir até a Fortune Ravine. Prepare os seus equipamentos pra esta exploração e então, Armaldo perguntará se estará pronto pra partir, responda "Yep," pra prosseguir.


Huh? Estamos prontos pra partir, "Junior"?

O game voltará a atenção até a casinha dos pais de Igglybuff. Os amiguinhos de Iggly estarão na porta, chamando por ele, mama Wiggly aparece e diz que ele saiu. Aproveitando a deixa, Smoochum revela que Igglybuff está indo pra Murky Forest durante dias... Aí, neste momento, Nidoking (doutro dia) aparece e perguntará se viram um pokémon grande (como o Armaldo) nas redondezas. Logo depois de confirmar a sua procura, Nidoking se desculpa por não ter se apresentado adequadamente e contará um detalhe que chocará a todos. Voltemos a atenção a duplinha de exploração.


Ele conta que é um explorador e que ele... Leia o que ele tem a dizer, mais adiante!


...

A Fortune Ravine é uma dungeon composta por 14 andares, cortada em duas partes. A primeira metade da dungeon terá apenas 8 andares e a segunda 6 andares. Fique de olho nos valores da Belly, pois esta dungeon é extensa e levará tempo pra encontrar a saída pro próximo andar.

Ao atravessarem o corredor central que corta a dungeon em duas, o Armaldo revela que este corredor se chama Wayward Point e geralmente, você encontrará ele momentos antes de encontrar um chefão da dungeon.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Machop (Fortune Ravine: 1 ~ 3)

Geodude (Fortune Ravine: 1 ~ 4)
Stantler (Fortune Ravine: 1 ~ 4)
Smeargle (Fortune Ravine: 1 ~ 5)

Zigzagoon (Fortune Ravine: 1 ~ 3)
Oddish (Fortune Ravine: 3 ~ 5)
Dustox (Fortune Ravine: 4 ~ 8)

Abra (Fortune Ravine: 6 ~ 8)
Shroomish (Fortune Ravine: 1 ~ 7)
Happiny (Fortune Ravine: 6 ~ 8)
Exeguttor (Fortune Ravine Depths: 1 ~ 6)

Bellossom (Fortune Ravine Depths: 1 ~ 4)
Pineco (Fortune Ravine Depths: 1 ~ 6)
Nuzleaf (Fortune Ravine Depths: 1 ~ 6)
Starly (Fortune Ravine Depths: 1 ~ 6)

Objetivo:
Chegar no fim da dungeon


Fortune Ravine

Depois de chegarem no final da dungeon, a dupla se depara numa antessala com quatro tochas acesas e um portão lacrado. O "Junior" pergunta o que precisam fazer pra desbloquear a porta. O mestre responderá que basta apagar as tochas e o portão se abrirá. 

Após apagar todas as tochas com o seu Water Gun, o inseto encouraçado percebe que nada aconteceu e então, eles cairão num fosso. Daí, depois de se erguerem da queda, eles se verão cercados numa Monster House, composta por: Probopass, Vespiquen, Camerupt, Yanmega, Claydol, Explouded. 


Uma casa monstro bem seleta...

Pra facilitar a sua vida, imobilize o Camerupt com Stun Seed pra impedí-lo de usar Magnitude. De resto, concentre os seus ataques em Yanmega, pois a Ability deste Pokémon é preocupante. Depois de derrubar estes dois pokémon, a sua batalha não terá muitas complicações.

Enfim, depois de escapar da Monster House, vocês fogem do buraco e encontrarão a passagem que os levará a uma trilha cercada de pedras, restos de paredes e pilares destruídos pelo tempo. O mestre supõe que estejam numa área onde acredita que existiu uma cidade esquecida no tempo. Neste momento, Nidoking surge e impede o Armaldo de prosseguir.


No melhor momento da exploração, Nidoking surge! O que será que ele disse antes?

Nidoking não está só e ele trouxe consigo todos os amigos e familiares de Igglybuff e também, os policiais Magnezone e Magnemites. Ele conta que esteve a procura do Armaldo, pra capturá-lo. "Junior" não entende o porquê de acharem que o seu mestre (que esteve com ele a tanto tempo) seja um pokémon do mal.


Mesmo fazendo súplicas, Iggly começa a liberar o seu poder num ato desesperado de salvar o seu mestre...


...Em seguida, Armaldo ordena pra que o seu pupilo pare de tentar salvá-lo.

Armaldo pede pro Magnezone, um tempinho, pra continuar a conversar com o "Junior", Magnezone concede esta petição e então, o poké aproveitará pra confessar pro Iggly toda a verdade. Ele é (realmente) um fora-da-lei procurado, que estava fugindo até que (um dia), resolveu montar um refúgio na Murky Forest, ocasionando aqueles estranhos rumores e revela que ele afastava qualquer um que se aproximasse, impedindo assim, com que ele seja identificado e capturado...

Armaldo conta que (durante todo este tempo, ao lado do "Junior"), despertou o espírito de explorador dentro de si e lamenta por não ter oportunidade de concretizar este sonho... Em seguida, pede pra que o Igglybuff concretize este sonho pelo Armaldo, Magnezone então, avisará que o prazo acabou.


Armaldo pede pra que o Igglybuff se torne num explorador incrível, algo que Armaldo anseia se transformar num, futuramente...

Igglybuff não aceita que o seu mestre parta e então, Armaldo o confortará prometendo que (logo após cumprir pena), encontrariam-se novamente pra explorarem juntos. Antes de se despedirem, o inseto azul entrega ao pequeno pokémon rosado um Defend Globe, o mesmo item da primeira exploração que fizeram juntos.


Depois desta triste despedida...

... você retornará pro quarto do chefe da guilda.


Chatot fica impressionado que toda a estória de Wigglytuff remonte desde os tempos de infância dele...

Chatot fica curioso e pergunta o que aconteceu com o mestre Armaldo depois de tanto tempo, Wiggly conta que fizeram muitas coisas depois que ele cumpriu a pena e foi solto, mas como está muito tarde deixará pra contar o resto da história noutro momento. 

Wigglytuff complementa o final do episódio especial, afirmando que existem muitos pokémon fora-da-lei que devem ser capturados e punidos, mas, nenhum deles é um pokémon malvado de verdade.

E assim, terminamos mais um episódio especial, espere os créditos passarem e todos os itens e o dinheiro acumulado serão repassadas pro seu save.

(Conclusão do Episódio Especial 2. Agora, retornaremos ao Chapter 10...)



 
CAPÍTULO 10 - DUSKNOIR



Chapter 10 - Dusknoir
 
No dia seguinte, o Digglet não consegue identificar a pegada de um visitante. Ele se revela como Dusknoir e ganha permissão pra entrar. Vocês se perguntarão se alguém da guilda conhece o Dusknoir, então, Sunflora revela que ele é um grande explorador e ele ficou famoso de uma hora pra outra!


Sunflora diz que a fama de Dusknoir subiu meteóricamente.

Ele conversa com o Wigglytuff e pede pra ficar algum tempo nas redondezas, pra ganhar as informações de que necessita. Agora, cumpra algumas missions dos murais.


Uma simples missão de Waterfall Cave. 

(PS: A Team AWD (formada por Arbok, Weavile e Drapion) contará um pouco sobre as Zero Isles, as dungeons supremas e das restrições que elas impõem as equipes de exploração.

Já na Treasure Town, a Chansey Day Care vai estar aberta. Depois de completar algumas missions, você poderá receber Eggs randômicas, de algum pokémon do mesmo andar citado na missão. 


A maior parte dos pokémon chocados dos ovos, apresenta uma combinação diferente de egg moves! Aproveite pra conseguir alguns deles, nas missões do jogo!

A Xatu Appraisal também estará aberta neste momento do jogo. As Treasure Boxes (que você obteu nos chapters anteriores) podem ser revelados nesta loja. Entre os diversos tipos de itens das Treasure Boxes, estão os specific-items. Estes itens possuem "estrelas" dependendo da sua raridade. 



É uma ótima oportunidade pra revelar o conteúdo das Treasure Boxes! 


Cada avaliação do Xatu custam 150 PoKés.)

Ao escurecer, a Team Skull voltará na entrada da guilda, mas depois irão embora.
 
Já de manhã cedo, Chatot pede pra irem o Kecleon Market pra perguntar se eles planejam vender Perfect Apples, porque enviar uma equipe de exploração até a Apple Woods dá muito trabalho. Chegando lá, encontrarão o Dusknoir conversando com os Kecleon.


Vocês reencontram o Dusknoir no Kecleon Market...

Em seguida, vocês perguntam pros Kecleons e eles respondem que não estão interessados em vender Perfect Apples. Logo depois, aparecem os irmãos Azurill e Marill. Eles receberam uma carta dizendo que a sua Water Float está na praia.

Zubat e Koffing correm pra avisar o Skuntank sobre o plano deles. Enquanto conversam com o Dusknoir, se lembrarão de voltar pra guilda pra contar pro Chatot o resultado da missão.


Decepcionado com a notícia, Chatot pedirá pra que realizem algumas missiões.

Antes do jantar, Chatot vai revelar que aconteceu um outro roubo da Time Gear e pede pra que todos os membros da guilda mantenham sigilo total da exploração da Fogbound Lake. Mais tarde, vocês conversam um pouco sobre as Time Gears no dormitório.


Depois do jantar, você e seu parceiro estarão discutindo um pouco, sobre as Time Gears... E você se lembrará da sensação estranha que você teve ao ver a Time Gear pela primeira vez.

Em seguida, uma cutscene com o Uxie e Grovyle aparece. Nele, Uxie comenta que se arrepende de ter confiado nos Pokémon da guilda, mas o Grovyle afirma que ele não obteve esta a informação de ninguém. Ele disse que já sabia onde procurar a Time Gear.
 
No dia seguinte, Loudred avisa que vocês tem visitas os esperando lá fora. Ao saírem da guilda, Azurill e Maril contam que receberam uma nova carta e pedem ajuda pra recuperar a Water Float.


Azurill pede ajuda a sua equipe pra recuperarem a Water Float deles de volta...

Marill diz que já esteve na Amp Plains e conta que é recheada de pokés do tipo elétrico. Seu parceiro dirá que irão até a Amp Plains pra recuperarem a Water Float. Se prepare pra uma difícil missão.


Escolha a Amp Plains, na lista de dungeons.
 
(PS: Leve um Wooper com o golpe Mud Sport com você. Este golpe deixa os ataques elétricos com o poder cortado pela metade. E, Wooper não sofre com os ataques elétricos dos pokés elétricos da dungeon.

Ah, também existem os Electrikes, na parte mais profunda da dungeon [Far Amp Plains 3 ~ 9].

LightingRod é uma ability que absorve qualquer golpe elétrico que seja mirado em integrantes de sua equipe.

Se conseguir recrutar um, você terá uma boa ajuda...)
 
Esta dungeon está dividida em duas partes, a primeira contém 10 Andares. 


...

Ao atravessarem a Wayward Point, você assiste a cutscene com os irmãos Azurill e Marill conversando com os Kecleon, e então, o Dusknoir aparece e o Kecleon verde explica sobre a carta que Azurill e Marill receberam. Então, Dusknoir pergunta o paradeiro de vocês e ficará assustado ao receber a resposta, indo até a Amp Plains imediatamente, pra tentar ajudá-los...


Dusknoir aparece e questiona o paradeiro de sua equipe... É melhor ele se apressar, porque a sua equipe está chegando no final da Amp Plains
 
Pokémon que aparecem na dungeon:
Plusle (Amp Plains: 1 ~ 5)
Minun (Amp Plains: 1 ~ 5)
Mareep (Amp Plains: 1 ~ 7)
Phanpy (Depois da graduação) (Amp Plains: 1 ~ 8)
Elekid (Amp Plains: 1 ~ 8)
Shinx (Depois da graduação) (Amp Plains: 4 ~ 10; Far Amp Plains: andar 1)
Girafarig (Amp Plains: 5 ~ 10; Far Amp Plains: 1 ~ 2)
Flaffy (Amp Plains: 8 ~ 10; Far Amp Plains: 1 ~ 5)
Yanmega (Amp Plains: 9 ~ 10; Far Amp Plains: 1 ~ 4)
Pichu (Depois da graduação) (Amp Plains: 9 ~ 10; Far Amp Plains: 1 ~ 4)
Pikachu (Depois da graduação) (Amp Plains: 9 ~ 10; Far Amp Plains: 1 ~ 4)
Electabuzz (Amp Plains: andar 10; Far Amp Plains: 1 ~ 9)
Tauros (Far Amp Plains: 1 ~ 9)
Dodrio (Far Amp Plains: 2 ~ 9)
Electrike (Far Amp Plains: 3 ~ 9)
Luxio (Depois da graduação) (Far Amp Plains: 5 ~ 9)
Luxray (Depois da graduação) (Far Amp Plains: 5 ~ 9)
Ampharos (Far Amp Plains: 6 ~ 9)
 
Chefe da dungeon:
Manectric & 8 Electrikes (10º Andar)
 

Amp Plains

A segunda parte da dungeon terá 9 Andares. Quando estiverem na parte final da dungeon, vocês se assustam com os relâmpagos que caem naquela área. Então, seu parceiro avista a Water Float. Antes mesmo de ter a oportunidade de pegar a Water Float, vocês são rendidos pelo bando de Manectric (não escrevi errado, é um Manectrike e não Luxray! Outra mudança sutil em EoS).


Vocês se verão cercados pelo bando de Electrikes...

Imobilize o líder e tente se concentrar nos Electrikes. Ao ser derrotado, Manectric se recusa a perder e vai se preparar pra lançar um ataque.


Mesmo sendo derrotado, o líder do bando tentará defender o seu território a qualquer custo...

O seu parceiro tenta conversar com o Manectric e vocês não terão nenhum propósito de tomar o território deles, mas Manectrick ignorará a súplica dele e lançará o ataque em vocês dois.

De repente, o Dusknoir surge e intercepta o golpe, em seguida ele convence o líder do bando de que vocês não intenção de prejudicar o bando dele, muito menos de tomar o território. Manectric acredita no que o Dusknoir diz e irá embora. O poké fantasma explica que o bando de Manectric é uma tribo nômade, à procura de um lar seguro. Em uma certa época do ano, eles vão pra Amp Plains. Por vezes, sua tribo é alvo fácil pra alguns pokés, por isso o Manectric desconfia de qualquer um que se aproxime do seu território. Caso alguém ultrapasse os seus territórios, a tribo irá tentar se defender. Essa é uma das leis que regem a tribo do Manectric.


Dusknoir sabia que os pokés que armaram este confronto estavam próximos...

Dusknoir percebe que pokés que armaram esta batalha contra a sua equipe e o bando de Manectrick estão por perto e ameaça-os, a Team Skull sairá do esconderijo e depois de uma curta conversa, fogem. Salve a partida.


Depois de botar a Team Skull pra correr, Dusknoir e sua equipe devolverão a Water Float pros irmãos 'rill

Depois do sufoco na Amp Plains, vocês voltarão pra Treasure Town e entregarão a Water Float dos irmãos Azurill e Marill. Em seguida, o seu parceiro revela à todos, que você pressentia o perigo, depois de presenciar um sonho estranho, envolvendo o futuro ou o passado.


Dusknoir revela interesse pela sua equipe de exploração e resolve ajudar, contando o que sabe sobre os poderes que você possui.

Dusknoir revela que este fenômeno se chama Dimensional Scream, então, vocês resolvem conversar na praia, sobre o assunto. O seu parceiro complementa e contará que o encontrou desacordado na praia e ficou amnético, não se recordando do que fazia quando era um humano, a única coisa que conseguia lembrar era o próprio nome. Dusknoir perguntará o seu nome e você responderá.


Dusknoir, fica curioso com esta história de um humano que se transformou em um pokémon e perdeu toda as lembranças da sua vida humana... Então ele pede pra que contem o seu nome.

O fantasma nega que tenha reconhecido o seu nome, mas você percebe que ele está fingindo... O poké fantasma dá mais informações sobre a Dimensional Scream. De repente, uns Pellipers começam a sobrevoar os céus e o Bidoof aparece e convoca vocês pra irem até a guilda.

(Salve a partida, fim do Chapter 10)
CAPÍTULO 11 - GROVYLE, O LADRÃO


Chapter 11 - Grovyle the Thief


Depois de entrar no Guild Sublevel 1 da guilda, vocês se deparam com todos os demais pokémon reunidos. Dusknoir acaba descobrindo que a expedição a Fogbound Lake acabou revelando a localização de uma das Timer Gears, que está protegida por Uxie, Wiggly se desculpa por não revelar toda a verdade.


Dai então, Chatot comentará que o pokémon que roubou a Time Gear foi identificado e mostrará o cartaz do mural de procurados.


A imagem pertencerá ao Grovyle. Todos os Pellipers ques estavam sobrevoando a região, momentos atrás, estão distribuindo os panfletos do Grovyle. Seu parceiro o levará até a Treasure Town, pra poder fazer os preparativos da sua expedição.

De volta pra guilda, Chatot manda todos explorarem lugares onde pode haver uma outra Time Gear, pra tentar capturar o Grovyle. Vocês ficam encarregados de explorar a Northern Desert, uma dungeon com 15 Andares ao todo.



Pokémon que aparecem na dungeon:
Cubone (andares 1 ~ 7)
Baltoy (andares 1 ~ 7)
Aron (andares 1 ~ 8)
Cacnea (andares 1 ~ 8)
Larvitar (andares 1 ~ 9)
Trapinch (andares 1 ~ 15)
Sandshrew (andares 1 ~ 15)
Carnivine (andares 7 ~ 15)
Rhyhorn (andares 8 ~ 15)
Lairon (andares 9 ~ 15)
Cacturne (andares 9 ~ 15)


Quando chegarem na parte mais profunda da dungeon, vocês encontram uma área cheia de areais movediças e seu parceiro não suspeita nada de estranho ali (mas você suspeita que alguma coisa ali o faz lembrar daquela sensação que você presenciou na Fogbound Lake) e ambos irão embora. Já de volta à guilda, todos se reencontram e ninguém conseguiu uma pista concreta sobre o paradeiro da próxima Time Gear. O Bidoof, acabou trazendo um cristal da Crystal Cave, como uma lembrancinha de expedição do grupo dele.

Noutro dia, Chatot pede pra que todos façam as insvestigações por conta própria. Então, você se lembra da expedição de ontem e resolve retornar no mesmo ponto (Quicksand Desert). Você suspeita de que as areias movediças escondem algo.


E então, vocês se jogam numa das areias movediças, descobrindo uma dungeon subterrânea. Esta dungeon terá 10 Andares e a parte mais profunda terá 10 Andares também.

(PS: Salve na Kangaskhan Rock que encontrar no meio da atravessia da dungeon)

Pokémon que aparecem na dungeon:
Nincada (Quicksand Cave: -1 ~ -7)
Vibrava (Quicksand Cave: -1 ~ -9)
Pupitar (Quicksand Cave: -1 ~ -10; Quicksand Cave Pit: sub-andar -1)
Skorupi  (Quicksand Cave: -1 ~ -10; Quicksand Cave Pit: -1 ~ -5)
Sandslash (Quicksand Cave: -1 ~ -10; Quicksand Cave Pit: -1 ~ -10)
Mawile (Quicksand Cave: -1 ~ -8 ; Quicksand Cave Pit: -1 ~ -10)
Tyranitar (Quicksand Cave Pit: -2 ~ -10)
Hippopotas (Quicksand Cave Pit: -3 ~ -10)
Ninjask (Quicksand Cave Pit: -5 ~ -10)


Chefe da dungeon:
Mesprit (11º Sub-andar)

No fim da dungeon, você encontrará um lago exótico, e então, Mesprit aparece e os desafiará pra uma batalha. Depois de derrotado, ele os acusará de serem os ladrões que pegaram as Time Gears. 


Mas, de repente o Grovyle revela-se ser o verdadeiro ladrão das Time Gears. Ele derrubará todos vocês e leva mais uma das Time Gears. Um terremoto acontece e todos vocês fugirão.

(Salve a Partida, fim do chapter 11)


CAPÍTULO 12 - A ÚNICA OPÇÃO



Chapter 12 - The Only Option


Depois da fuga do lago subterrâneo, todos estarão reunidos em torno do Magnezone. O policial agradece a colaboração de todos da guilda e diz que o Mesprit estará sob a sua guarda. Depois do Magnezone se retirar, o seu parceiro revela que o Grovyle roubou a Time Gear diante de seus olhos. Depois de alguns comentários, Dusknoir revela que existem três pokémon que mantém o equilíbrio do planeta: Uxie, Azelf e Mesprit. E, revela que eles estão protegendo as Time Gears.

Então, Dusknoir deduz que existe um terceiro lago em algum lugar bem incomum (como o Fogbound Lake que fica sobre um platô e o Underground Lake, que se localiza nas profundezas cavernas subterrâneas). Sunflora comenta algo sobre as últimas expedições no bosque do leste e na Crystal Cave.


Logo em seguida, Dusknoir teve uma ideia. Ele pede pro Bidoof emprestar o cristal. Você entenderá o que o Dusknoir pretende fazer e o seu parceiro explicará pra diante de todos o tipo de habilidade especial que você possui. Não tardando muito, verá uma Dimensional Scream. Nela, verá que o Grovyle havia derrotado um Pokémon azul (que você suspeita ser o Azelf) e ele estava prestes a roubar a última das Time Gears.

Chimecho pergunta se você sabe se era uma visão do passado ou uma visão do futuro, mas você não têm a menor ideia de qual seja a origem da visão. Contudo, Dusknoir pergunta como foi a conversa com o Mesprit. Daí, você reflite um pouco e avisa de que o Mesprit não citou o nome do Azelf em momento nenhum. Então, o Dusknoir deduz que a Dimensional Scream que você teve agora foi uma visão do futuro. Agora, vocês precisam investigar a Crystal Cave, pra descobrir onde esta o outro lago que o Azelf está. Faça os preparativos pra esta nova dungeon.



A Crystal Cave têm 11 Andares na primeira parte e mais 13 na segunda.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Graveler (andares 1 ~ 6)
Seviper (andares 1 ~ 7)
Beldum (andares 1 ~ 7)
Wormadam [Sand Cloak] (andares 1 ~ 11)
Riolu [?] (andares 4 ~ 8)
Cranidos (andares 5 ~ 9)
Donphan (andares 6 ~ 11)
Shieldon (andares 7 ~ 11)
Golem (andares 8 ~ 11)

Quando alcançarem a Crystal Cave Depths, você encontrará três cristais gigantes e a Kangaskhan Rock (salve a partida e guarde/ traga os itens que necessitar). Ao tocar nos cristais da sala, você terá novamente uma Dimensional Scream, que revela o segredo deste puzzle simples (basta deixar todos os cristais na cor azul). Decifrando o enigma, vocês encontraram a passagem pra Fogbound Lake. Assim que você decifra a charada, um tremor repentino surge e a passagem para a Crystal Crossing se abrirá.

Esta parte da dungeon apresenta 13 Andares, no final dela, você encontrará a Crystal Lake.


Pokémon que aparecem na dungeon:
Bagon (andares 1 ~ 7)
Floatzel (andares 1 ~ 7)
Wormadam [Grass Cloak] (andares 1 ~ 8)
Glameow (andares 7 ~ 13)
Absol (andares 8 ~ 13)
Glalie (andares 8 ~ 13)
Froslass [Depois da graduação] (andares 9 ~ 13)

Objetivo:
Derrote Grovyle (14º Andar)

No último andar, você encontrará um grande lago coberto por cristais e uma pequena trilha que os leva até uma ilha, localizada no centro do lago. Quando chegarem lá, vocês vêem Grovyle e Azelf assim como na sua visão. O Grovyle tenta roubar a Time Gear mas Azelf aciona um mecanismo que lacra a Time Gear com cristais de gelo. Então, vocês aparecem pra impedí-lo.


Mesmo sendo derrotado, Grovyle não se renderá e contra-atacará vocês, nocauteando-os em seguida. Grovyle ameaça avançar sobre o seu parceiro, que estava protegendo o Azelf. Então, o Dusknoir surge e intercepta a investida de Grovyle.

Assim que o Grovyle e Dusknoir ficam se encarando, eles começam a conversar como se fossem velhos conhecidos. No meio da luta, o Grovyle desaparece, deixando o Dusknoir irado. Daí, vocês serão levados de volta pra guilda. Salve o progresso.

Horas depois, Chimecho verá vocês despertarem e então chamará todos os membros da guilda.


Todos eles ficaram muito preocupados com o estado em que vocês estavam. Seu parceiro então, contará ao Chatot de que o Dusknoir e o Grovyle já se conheciam. O policial Magnezone requisitará uma reunião na praça principal da Treasure Town. (Fim do Chapter 12)


CAPÍTULO 13 - O SEGREDO DE DUSKNOIR 


Chapter 13 - Dusknoir's Secret


Assim que todos estejam ali, Magnezone explica que reuniu todos pra poder contar o que aconteceu com as Time Gears e com o Grovyle. Magnezone dará a permissão pro Dusknoir falar e, então, fará diversas revelações.


Numa das várias revelações feitas, ele confirmará de que o Grovyle ladrão das Time Gears desta época, era o mesmo que ele estava tentando pegar no futuro. Mas então, o Grovyle fugiu e agora, ele planeja provocar a paralisia da Terra, removendo cada uma das Time Gears, fazendo o tempo parar de fluir até que todo o planeta entre em trevas.

...

Corphish quer saber como o Dusknoir sabe disso tudo, então ele confessa que é outro pokémon que veio do futuro. Depois de toda a conversa, os pokés da Treasure Town estarão dispostos a ajudar na captura do Grovyle. Dusknoir então, finaliza explicando como funcionará o plano pra pegar o Grovyle.

Depois de um rápido resumo do plano, vocês voltarão pra guilda. A ave azul pede pra que vocês cumpram missões nos murais da guilda.

"Exploration Team Federation has sent a message...

Você habilitou o Episódio Especial de Sunflora. Selecione o Episódio Especial no menu principal, na opção Episode List.


(Com mais um episódio especial destravado, vamos diretamente pra tela título, pra completá-lo.)



+CHAPTER: EP. ESP. 3 - "OH MEU DEUS!" DE HOJE...

Durante a noite, na guilda, Chimecho e a Sunflora ainda estão acordados, nos dormitórios... Chimecho não percebeu que ela não estava prestando muita atenção, mas então, se virou e percebeu que ele estava escrevendo em algumas folhas. Daí, ele supôs que a planta estava escrevendo num diário. A sorridente flor confirma o que o Chimecho desconfiava e revela que precisava fazer as suas reflexões, por isso começou a escrever num diário. A Sunflora fica extremamente constrangida falando sobre o seu diário, mas ela se convenceu de que irá recheá-lo de várias anotações. O poké sino apoia a colega de quarto e promete que não tocará nas páginas do seu diário.

+Chapter 3 - Today's "Oh My Goosh!"

Sunflora começa a fazer a sua auto-narrativa. Um belo dia, Wiggly chamou-a pra ir conversar com ela, então, Sunflora se apresentou assim como o balão rosa havia pedido e... ?

Dai então, ela começa a falar sobre a guilda de exploração, que estava gostando de tudo e de todos. Ou, a maior parte. Sunflora e o Loudred tiveram um desentendimento que ocasionou uma rixa entre ambos. Isso aconteceu enquanto estavam realizando uma exploração numa dungeon. Sunflora tentava conversar com o Loudred, mas o mesmo não estava dando muita atenção à sorridente girassol e ele acabou sendo nocauteado. Como consequência, ambos foram chutados da dungeon deixando a Sunflora bem indignada.

Daí então, Chatot sái da guilda, atrás da Sunflora. Ele pede pra que Sunflora volte, pra discutir sobre algo. Sunflora volta pra dentro das instalações da guilda e então, é levado até a sala do chefe da guilda. 

O policial Magnezone está ali, pra poder pedir um favor. Ele estava tendo dificuldades pra capturar um fora-da-lei. Ele diz que tentaram de tudo, mas não conseguem capturá-lo. Então, o imã gigante mostra o cartaz do pokémon em questão. No cartaz, veremos um Haunter. O Chatot complementa e anuncia o seu apelido mais conhecido. O "Haunter Invencível".


Este título faz jus ao que dizem, ao ser derrotado, se recompõe como se não tivesse sofrido nenhum arranhão.

Chatot revela então que o Magnezone veio pra guilda e pediu pra que recomendassem um dos melhores membros pra capturá-lo. Wiggly então, selecionou a Sunflora pra realizar esta missão.

Chatot volta a dizer que, ninguém poderá ir com ela, pois todos estão demasiado ocupados. Até mesmo a equipe _____ (composta de você e do seu parceiro), foi enviada pra explorar a cachoira, enquanto que Bidoof não tem experiencia o suficiente.

Sunflora aceitará de bom-grado a missão em que foi indicado. Magnezone revelará onde o Haunter poderá ser encontrado e então, Sunflora dará as costas. Mas, daí, o Wiggly chama a atenção dela, pra que fique atenta a possibilidade de encontrar pokés do tipo fogo e de ter mais cuidado ainda, com os pokés do tipo venenoso, como o Haunter. Sunflora mostra-se preocupada, mas então, volta a se animar novamente e diz que ficará tudo bem.

Desta vez, você estará na pele do Sunflora controlando-a durante este especial. Lembre-se de que você poderá salvar a partida na cama dela.


A Spring Cave apresenta uma sequencia de dungeons recortadas em várias partes. O melhor a se fazer aqui, é encontrar a escada o mais rápido possível, vendo que ela não tem muitos PPs em seus ataques diretos...

Pokémon que aparecem na dungeon:
Meditite (Spring Cave: 1 ~ 2; Spring Cave Lower: andar 4; Spring Cave Depths: 1 ~ 4)
Baltoy (Spring Cave: 1 ~ 4; Spring Cave Lower: andar 4; Spring Cave Depths: 1 ~ 4)
Cubone (Spring Cave: 1 ~ 4)
Snubbull (Spring Cave: 1 ~ 4)
Trapinch (Spring Cave: 3 ~ 4; Spring Cave Upper: 1 ~ 2)

Larvitar (Spring Cave Upper: 1 ~ 3)
Wormadam (Steel Cloak) (Spring Cave Upper: 1 ~ 4)
Cacnea (Spring Cave Upper: 1 ~ 4)
Aron (Spring Cave Upper: 2 ~ 4)
Onix (Spring Cave Upper: andar 4; Spring Cave Lower: 1 ~ 2)
Paras (Spring Cave Lower: 1 ~ 4; Spring Cave Depths: andar 1)

Beldum (Spring Cave Lower: 1 ~ 4; Spring Cave Depths: 1 ~ 4)
Zubat (Spring Cave Lower: 2 ~ 4; Spring Cave Depths: 1 ~ 4)

Ekans (Spring Cave Lower: 3 ~ 4; Spring Cave Depths: 1 ~ 3)

Cranidos (Spring Cave Lower: 3 ~ 4; Spring Cave Depths: 1 ~ 3)

Objetivo:
Derrotar e captutar o Haunter (múltiplos confrontos)

Logo que você atravessa a primeira parte da dungeon, Sunflora se pergunta se está muito distante de alcançar o Haunter. De repente, uma voz se pronuncia no meio do nada e então, Sunflora se surpreende em saber que não está sozinha. Dai então, Haunter se revelará e atacará.


Se você se concentrar em usar o Growth+Grasswhistle e o Razor Leaf, você o vencerá logo.

Mesmo sendo derrotado, ele irá se levantar como se nada tivesse acontecido. Sunflora se supreende, ao perceber que ele não sofreu nenhum arranhão. Haunter tenta convencê-la de que deve desistir, mas ela se recusará e vai perseguí-lo novamente.

Já dentro da segunda parte da dungeon, você deverá tomar cuidado com os oponentes. Não só isso, após sair dela, você batalhará contra o Haunter novamente. Após conseguir a sua suada vitória, Haunter se erguerá novamente e, pra piorar a situação, dois Slugmas cercam a Sunflora e a atacam, possibilitando que o Haunter escape.


Antes de ser atingida pelos golpes de fogo dos Slugmas, Loudred aparecerá pra socorrê-la e então, pergunta se a planta está bem, Sunflora responderá que sim e ela pensa em agradecê-lo por ter salvado a sua vida. Mas daí, ela pergunta porquê ele veio até ali, ele dirá que o Chatot pediu pra que fosse vigiá-la pra ter certeza de que ela estaria bem. Sunflora acredita que Loudred só pode ter vindo por obrigação e então, eles voltam a brigar de novo. Sunflora ficará ressentida, então, ela começa a perceber de que o Loudred lhe deu uma pista pra poder pegar o Haunter e ela diz que não será enganada novamente. Em seguida, você irá pro terceiro segmento da dungeon, que culmina no corredor com uma Kangaskhan Rock. Salve o seu progresso e continue a perseguição.

Depois de ultrapassar da terceira e última parte da dungeon, você chegará na Steam Cave Pit. Dai então, Sunflora enfrentará o Haunter e revelará o seu segredo de invencibilidade. Logo que o Haunter foi nocauteado pela primeira vez, Sunflora soube que aquele flash de luz intensa, era apenas pra despistar o fato de existir mais de um Haunter. Sendo assim, ela provocará o aparecimento dos outros Haunters que o acompanham, desde o princípio. Haunter se surpreende pela Sunflora ter descoberto o seu segredo de invencibilidade, mas ele avisará de que, desta vez, a Sunflora irá cair, diante deles, graças a alta temperatura e as chamas que estão cercando-os. Dai então, Loudred surge pra poder ajudá-la nesta batalha.


Apenas tome o cuidado de deixá-los todos durmindo, enquanto se concentra em atacar cada um dos Haunters.

No fim das contas, os três serão pegos pela dupla e os levarão até o policial Magnezone. Ele, por sua vez, agradecerá pela apreensão do "Invencível Haunter" e dirá que se ficou impressionado ao saber de que se tratava, na verdade, de um trio de Haunters.


Como sinal de agradecimento, Magnezone dará à sorridente flor uma Sun Scarf, uma specific-item que irá protegê-la dos golpes do tipo fogo. Chatot então, irá pedir pra que saúdem o grande sucesso da Sunflora, mas ela pede a atenção e dirá que não poderia fazer nada, sem ter a ajuda do Loudred. Então, ela pergunta: "Pra onde o Loudred foi?", a ave azul responderá que ele acabou recebendo uma punição, por ter abandonado o seu posto de vigia dos portões da guilda. Sunflora percebeu então, que o Loudred acabou mentindo pra ela, dizendo que veio a ordens do Chatot. A Sunflora conta tudo o que Loudred fez por ela.


Chatot reconhece de que ele deveria agradecê-lo por ter ajudado a completar esta missão, mas então, ele diz que a punição em nada mudaria, porque Loudred deixou o seu cargo pra ir atrás dela. A ave azul diz que enviou o barulhento pokémon pra Apple Woods, pra colher Perfect Apples e apenas isso.

Já de noite, Sunflora se encontra sentada no seu criado-mudo, escrevendo em seu diário. Chimecho chega e a cumprimentará e convidará ela pra escutar estórias assustadoras, no outro cômodo, com todos os recrutas da guilda, Sunflora agradece o convite, mas diz que está ocupada, escrevendo em seu diário. Chimecho entenderá e pede pra que escute as estórias assim que acabasse. Sunflora chama a atenção do pokémon sino e então perguntará sobre o paradeiro do Loudred, ele responderá de que o Loudred ainda não chegou no quarto (onde o Loudred dorme).

Em seguida, você lerá o que a Sunflora estava escrevendo no diário. Ela diz que lamenta muito por ter dito aquelas grossarias pra ele e que espera poder agradecê-lo por tudo e então, se questiona se poderiam voltar a serem amigos novamente.


Então, Sunflora conversa com o Loudred e dirá tudo o que ela estava querendo contar pra ele. Fim do chapter, veja os créditos passarem e espere o save automático se concluir. Todos os itens obtidos neste episódio especial, serão repassados pro seu save.

(Depois de completar mais um episódio especial, voltaremos de onde paramos...)

Complete algumas missões e então, de noite, o seu parceiro começa a refletir sobre o que ocorreu durante o dia (as revelações do Dusknoir). Depois de perceber que você não está acordado, ele cessa a conversa e resolve durmir.

Na manhã seguinte, todos os membros da guilda pedem informações sobre a captura do Grovyle e Chatot responderá que ainda não recebeu nenhuma notícia sobre o Grovyle. Faça mais umas missões e, antes de irem durmir, o seu parceiro vai comentar sobre o trio de guardiões e da chegada de pokémons do futuro.


Noutro dia, vocês recebem a notícia de que o Grovyle foi capturado e o Dusknoir irá levá-lo pro futuro, no Buraco Dimensional (Dimensional Hole). Na conversa com o seu parceiro e o trio dos guardiões, você descobre que eles recuperaram todas as Time Gears roubadas.


O Dusknoir aparecerá acompanhado de dois Sableyes e do Grovyle todo amordaçado, ele se despedirá de todos os Pokémon, agradece a sua equipe e pede pra que se adiantem. De repente, ele agarrará vocês dois e os puxará pra dentro do Buraco Dimensional, fechando-o em seguida.


(Salve o seu progresso. Fim do chapter 13.)


CAPÍTULO 14 - INDO AO FUTURO



Chapter 14 - Into the Future


Dusknoir vai estar conversando com o seu mestre, o Dialga. Nela, Dusknoir comenta algo sobre aqueles que procuram alterar o curso da história devem ser apagados dela.

Você e seu companheiro estarão presos numa cela da prisão. Verifique a porta (aperte A na frente das grades), e então, 4 Sableyes aparecerão e irão vendá-los, antes de serem transferidos pra outra sala.


Depois de retirarem a venda, vocês se verão amordaçados nos pilares, ao lado de Grovyle. Ele revela de que estão se preparando pra eliminá-los. Quando os carcereiros (Sableyes) aparecem, Grovyle conta que eles são subordinados do Dusknoir. Seu parceiro tenta chamar a atenção do Dusknoir, mas este o ignora e manda eliminar vocês três.

Grovyle pede pra que seu parceiro fale o mais baixo possível. Ele vai pedir pra que você dê uma sugestão do que devem fazer, pra escaparem. Após responder "Attack!", Dusknoir ordena que os Sableye que comecem a atacar. Grovyle explicará que os Sableyes usarão suas garras pra desferir o Fury Swipes de forma frenética. Graças aos ataques, as cordas se enfraquecem e vocês se desprenderão das amarras.

Esta será a deixa pra que escapem e Grovyle quebrará uma Luminous Orb no chão, enquanto esconde-se com o Dig.


O Dusknoir e os Sableye saem da sala, pra procurá-los. Daí, vocês saem debaixo da terra e fogem.

 

(Salve a partida)

Chasm Cave
Grovyle pede pra que corram mais rápido pra alcançar a saída. Seu parceiro pergunta ao Grovyle se estão no futuro, e ele confirmará. Em seguida, ele pergunta se podem arrumar uma forma de retornar ao passado, o Grovyle ríspidamente alerta pra que vocês corram. Na saída, seu parceiro percebe que o futuro é muito estranho, vocês terão uma rápida conversa, antes de voltar a correr.

De repente, o seu parceiro pede pra descansar, já que está muito exausto com esta correria, mas Grovyle recomenda que continuem a correr. Ai então, o seu companheiro resmunga que não poderá mais aguentar a corrida e então, Grovyle faz um pequeno intervalo.

Grovyle encostará nas escarpas das encostas de uma passagem montanhosa, ele diz que ali, estarão mais seguros e não serão vistos pelos Sableye. Então, o teu companheiro dirá que não quer colaborar com o Grovyle, porque não confia em um pokémon do mal.


Ele retrucará dizendo: "Se eu sou o bandido e o Dusknoir é o herói, como explicará as ações que o Dusknoir fez algum tempo atrás?", o seu parceiro (ingênuamente) acredita no que o Dusknoir diz. Grovyle, sabendo que não poderá contar com ajuda, fala que irá se separar de vocês dois. Antes de Grovyle ir, seu parceiro pede pra que esperem até o amanhecer, antes de irem adiante. O lagarto de planta infelizmente responderá que isso é impossível, já que o mundo está mergulhado nas trevas, graças à paralisia do planeta. Seu parceiro se lembra de que o Dusknoir disse isso uma vez e as descrições são verdadeiras e precisas. Grovyle aconselha vocês pra não deixarem ser capturados pelos Sableyes e em seguida, partirá.


Seu parceiro estranha o fato de que, mesmo que as Time Gears roubadas estarem em seu lugar, o mundo (no futuro) estará paralisado.Vocês escutaram os Sableyes se aproximando e então, vocês devem que entrar na Chasm Cave. Esta dungeon é composta de 8 Andares. Guarde os itens que não precisará na Kangaskhan Rock e salve.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Drifloon (sub-andares -1 ~ -4)
Magnemite (sub-andares -1 ~ -5)
Skarmory (sub-andares -1 ~ -5)
Grumpig (sub-andares -1 ~ -8)
Ditto (sub-andares -1 ~ -8)
Onix (sub-andares -3 ~ -8)
Drifblim (sub-andares -5 ~ -8)
Magneton (sub-andares -6 ~ -8)

Dark Hill
Ao atravessarem a Chasm Cave, vocês encontram um fonte (com a água suspensa, paralisada pelo tempo).


Vocês decidem descansar um pouco e o seu parceiro pará pra refletir um pouco sobre o que o Grovyle conversou com vocês, antes de entrarem na dungeon. Então, o seu parceiro pede pra que use a sua Dimensional Scream, na água, mas você não sentirá nada. Aqui vocês encontram uma Kangaskhan Rock pra guardar a partida e guardar os itens que não precisar. Siga adiante, a Dark Hill têm 15 Andares ao todo.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Gastly (sub-andares -1 ~ -6)
Banette (sub-andares -1 ~ -7)
Misdreavus (sub-andares -1 ~ -8)
Haunter (sub-andares -7 ~ -11)
Gliscor (sub-andares -1 ~ -15)
Claydol (sub-andares -5 ~ -15)
Dusclops (sub-andares -8 ~ -15)
Gengar (sub-andares -12 ~ -15)


Sealed Ruins
Depois de passar da Dark Hill, vocês encontram uma grande fenda iluminada por pontinhos brilhantes, no meio da escuridão.

Seu parceiro desabafa: "Não acredito que o Dusknoir que nos salvou diversas vezes, é o mesmo que está nos perseguindo...", ao vê-lo abatido, você tentará animá-lo. Você dirá que quer encontrar o Grovyle pra retornarem pro passado. Seu parceiro se recusa a confiar naquele ladrão, mas entende de que não existe mais ninguém que possam ajudá-los a voltar pra guilda. Agora, vocês estarão decididos a reencontrar o Grovyle.


Um pouco mais a frente, vocês encontrarão a entrada das Sealed Ruins, uma dungeon que tem 8 Andares na primeira parte e mais 4 na segunda.

(PS: Esta dungeon é boa pra elevar uns níveis, os Pokés dali entregam 600~700 pontos de Exp (usando Linked Moves). A parte boa, é que você poderá repetir a passagem da Sealed Ruins, assim que entra na sala da Kangaskhan. Basta ir no caminho de baixo e aceitar voltar até a entrada da dungeon.)

Aqui vocês encontram um corredor com uma Kangaskhan Rock. Assim que vocês ultrapassam pelo corredor, você verá uma cutscene do Grovyle. Ele ficará um pouco preocupado sobre o paradeiro de vocês dois. De repente, ele é atacado por um Spiritomb.



Pokémon que aparecem na dungeon:
Muk (Sealed Ruin: -1 ~ -8; Deep Sealed Ruin: -1 ~ -6)
Forretress (Sealed Ruin: -1 ~ -8; Deep Sealed Ruin: -1 ~ -6)
Shelgon (Sealed Ruin: -1 ~ -8; Deep Sealed Ruin: -1 ~ -6)
Metang (Sealed Ruin: -1 ~ -8; Deep Sealed Ruin: -1 ~ -6)
Tangrowth (Sealed Ruin: -1 ~ -8; Deep Sealed Ruin: -1 ~ -6)
Probopass (Sealed Ruin: -1 ~ -8; Deep Sealed Ruin: -1 ~ -6)

Objetivos:
Alcançar o Grovyle e derrotar o Spiritomb (Deep Sealed Ruin: 7º Sub-andar)

Após se aventurar na segunda parte da dungeon, vocês encontram o Grovyle paralisado no chão. Ele pede pra que vocês tomem cuidado com um inimigo, bem próximo de onde estão. Vocês então, encontrarão o Spiritomb, que afirma ser o resultado da fusão de 108 espíritos.
Depois de vencê-lo, o Spiritomb sai correndo e foge. Grovyle conta que teve seu corpo possuído pelo Spiritomb, ele diz que o Spiritomb ficou irado por terem ultrapassado o seu território. Grovyle conta que muitos dos pokémon no futuro se tornaram cruéis e fora de sí, por causa da eterna escuridão, que abateu o mundo todo. Seu parceiro começa a mudar de ideia e ele diz que o Grovyle pode estar falando algo bem lógico. 


Grovyle pergunta se vocês vão confiar nele, daí o seu parceiro responde que ainda não confia totalmente, mas pede pra que o Grovyle conte toda a sua história, do porquê do mundo do futuro estar deste modo e o porquê dele retornar ao passado. Grovyle então, pede pra que o acompanhem e vocês vão seguí-lo.

(Salve a partida, fim do chapter 14)



CAPÍTULO 15 - O SEGREDO DA PARALISIA DO MUNDO



Chapter 15 - The Secret of World's Paralysis


Seu parceiro conversará com o Grovyle e fará várias perguntas. Primeiro, ele perguntará o porquê do mundo estar paralisado, o Grovyle responde que isso tudo aconteceu no passado. A paralisia do planeta começou quando o Temporal Tower - governado por Dialga - desmoronou. Ele diz que o Dialga é o Pokémon lendário que controla o tempo. O Dialga é encarregado de adequar o fluxo do tempo, que vêm da Temporal Tower. Mas, assim que a Temporal Tower colapsou, o fluxo do tempo ficou fora de controle e o planeta caiu na escuridão eterna.

Em seguida, ele pergunta o que aconteceu ao Dialga. Grovyle conta que Dialga ficou descontrolado, depois que o tempo entrou em confusão, perdeu o seu bom-senso e agora é governado pela escuridão, se transformando no Primal Dialga, um ser que tem um aspecto primitivo. Grovyle continua, e diz que o Primal Dialga não sente emoções, ele tem apenas um instinto de auto-preservação, isto é, quer prevenir qualquer um que queira interferir na história. Primal Dialga quer eliminar o lagarto de planta, porque ele está tentando modificar o rumo da história e evitar a paralisia do planeta. Daí então, ele pergunta o que levou o Grovyle a roubar as Time Gears. Grovyle disse que precisava coletá-las pra prevenir a paralisia global, pra isso, ele precisava levá-las até a Temporal Tower e recolocá-las. Fazendo isso, pode-se reverter a iminente destruição da torre. O Grovyle também afirma de que a retirada de uma Time Gear em uma área específica, causa um congelamento entorno da área, mas que isso é apenas temporário. Depois de recolocá-las na Temporal Tower, o tempo voltará ao normal em todos os lugares. Então o poké planta acrescenta logo em seguida: "Dusknoir na verdade, é um agente enviado pelo Primal Dialga, pra se livrar de mim."

Seu companheiro duvida que, tudo o que o Dusknoir disse sobre o Grovyle ser o ladrão das Time Gears é mentira e resiste a aceitar a verdade; mas, você percebe que tudo o que Grovyle contou até agora têm algum sentido. De repente, seu parceiro se afasta e diz que vai procurar o Dusknoir pra poder confirmar se tudo isso, é mesmo verdade. Grovyle, revela que está indo encontrar Celebi, pra poder voltar ao passado e para evitar esta calamidade global e então, avisa-os de que podem seguí-lo ou não, em seguida, ele virará as costas e irá embora.


Quase imediatamente, vocês resolvem acompanhar o Grovyle.

Você assistirá uma cutscene com o Dusknoir conversando com o Primal Dialga. Nela, Dusknoir revela que está se preparando pra capturar os traidores e que precisará da ajuda do seu mestre.


Dusk Forest
Você terá a sensação de que conheceu esta floresta em algum lugar... Grovyle conta que a floresta recebeu este nome, porque uma neblina negra encobre-a eternamente. Nela, vocês poderão encontrar Celebi, a lendária pokémon viajante do tempo. Grovyle continua e contará que ela o ajudou a viajar pro passado e mudar o futuro. Seu parceiro sabe que ela também corre perigo. Você poderá usar a Kangaskhan Rock aqui, guardar todos os itens e salvar a partida, aproveite.

Antes de ir adiante, seu parceiro perguntará se o Grovyle vai voltar a roubar as Time Gears. Grovyle responderá que sim, somente com elas a paralisia do planeta poderá ser detida. Seu parceiro o ameaçará, assim que estiverem no passado e que ele vai fazer de tudo pra deter o Grovyle, mas o poké planta não se importa e dirá que o mais importante agora, é voltarem ao passado. De repente, você se lembra de que já teve uma sensação de estar ali, quando entraram na Foggy Forest pela primeira vez. Grovyle chama a atenção de vocês e pede pra que se apressem, em seguida, um Sableye sai detrás de uma árvore.

A Dusk Forest apresenta apenas 8 Andares.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Jumpluff (andares 1 ~ 8)
Mothim (andares 1 ~ 8)
Mismagius (andares 1 ~ 8)
Gabite (andares 1 ~ 8)

Objetivos:
Encontrar Celebi!


Deep Dusk Forest
Quando alcançarem o coração do bosque, Grovyle chamará a Celebi.


Seu parceiro levanta a hipótese de que Celebi foi capturada pelo Primal Dialga, mas uma voz dirá o contrário. A dona da voz surge e dará as boas-vindas ao Grovyle. Seu parceiro estranha o fato da Celebi rosa (shiny) ser tão pequena e ela responde que não se deve julgar alguém pelo seu tamanho, então o seu parceiro pedirá desculpas pelo comentário.

Grovyle pede um favor pra Celebi, mas ela nem precisou escutá-la, pois desconfiou de que o Grovyle voltou porque não conseguiu impedir a paralisia do planeta. Ela está disposta a ajudá-los e desabafa que, viver naquele mundo negro e monótono é muito depressivo, também revela que fica muito feliz em saber que o Grovyle está disposto a dissipar toda a escuridão deste mundo. Grovyle pergunta se a Passagem do Tempo (Passage of Time) está pronta, ela confirma que sim e ela diz que está localizada no planalto no meio da floresta. Ela pergunta se os outros dois pokés atrás dele, vão fazer esta viagem. Ele confirma. Neste momento, Celebi estranhará o poké à direita do Grovyle e pergunta se vocês se conhecem. Percebendo que não se reconhecem, Celebi disfarça e guiará vocês até o lugar onde está a Passagem do Tempo.

Seu parceiro pergunta o que seria a Passage of Time, ele responde que é uma espécie de portal que a Celebi usa pra viajar através do tempo. Assim como um corredor secreto que une as dimensões. Celebi acrescenta que pode viajar por curtas distâncias por sí mesma, mas pra fazer longas viagens que unam muitas épocas, ela precisa da Passage of Time. Celebi pára na entrada da Deep Dusk Forest.


Use a Kangaskhan Rock pra guardar os itens e pra salvar a partida.

Esta dungeon é composta por 12 Andares e você estará acompanhado pela Celebi shiny (nível 45) e pelo Grovyle (nível 46).

Pokémon que aparecem na dungeon:
Vulpix (andares 1 ~ 12)
Rhydon (andares 1 ~ 12)
Steelix (andares 1 ~ 12)
Aggron (andares 1 ~ 12)
Leafeon (andares 1 ~ 12)
Hippowdon (andares 4 ~ 12)

Objetivo:Alcançar a Passage of Time!

Assim que chegam no planalto, vocês avistam a Passagem do Tempo, Celebi se adianta mas ela se detém, logo que escuta alguém por perto. Dusknoir se revela e chama os seus ajudantes Sableyes. Grovyle vai tentar abrir uma brecha e permitir que cheguem até o túnel pra poder fazer a viagem pro passado.

Dusknoir, avisa de que qualquer forma de resistência será totalmente em vão, pois ele não está só... Ele anunciará a presença do Primal Dialga. Grovyle fica paralisado ao saber que o Primal Dialga está bem ali, em sua frente, ele perdeu sua coragem e se renderá. Seu parceiro fica atônito ao vê-lo assim.

Grovyle comenta com a Celebi de que ainda há uma esperança, já que o Grovyle não fez a viagem ao passado sozinho. Grovyle acrescenta e fala que ele tinha um parceiro ao lado dele, mas no meio da viagem ao passado, eles se separaram. Ele acredita que mesmo que ele fosse eliminado, o seu parceiro irá voltar pra poder cumprir a missão de evitar a paralisia global. Então, o Dusknoir começa a dar algumas risadas depois de escutar o discurso do Grovyle.


Dusknoir insiste pra que Grovyle cite o nome do seu parceiro, ele ditará o seu nome.

Seu parceiro revela que o companheiro do Grovyle está bem ali, atrás dele. Grovyle não acreditará no que o seu parceiro diz, já que o companheiro dele não era um Pokémon. Dusknoir volta a dar gargalhadas e ele afirma de que é a verdade, ele comenta que aquele pokémon já foi uma vez, um humano.

Dusknoir então, contará tudo. Dusknoir foi encubido de eliminar Grovyle e o seu parceiro, que escaparam pro passado, ele havia viajado pro passado pra reunir informações, até que ele conheceu a sua equipe de exploração. À primeira vista, ele havia os ignorado, mas assim que ouviu falar sobre a Dimensional Scream, logo que ele salvou vocês da tribo do Luxray, começou a mudar de ideia. Depois da conversa com sua equipe, Dusknoir descobriu a identidade do parceiro do Grovyle e ensinuou de que não conhecia nenhum humano que tivesse o seu nome.


Pra finalizar, ele afirma que o parceiro do Grovyle desenvolveu uma amnésia e acabou se transformando num pokémon, por causa do incidente que ocorreu na viagem do tempo. Dusknoir diz que foi muita sorte ele pegar uma amnésia e não o reconheceu, facilitando chance de conquistar a sua confiança pra poder levá-los pro futuro, assim que fosse a hora.

O seu parceiro acredita que o Dusknoir na verdade, estava apenas enganando vocês, desde o início. Você, enfim, entenderá o que o levou a ter amnésia e ter se transformado num pokémon (um incidente dentro da viagem temporal) e o porquê de ter feito esta viagem (prevenir a ruína do mundo).

Dusknoir comemora por ter capturado todos vocês ao mesmo tempo, enquanto que o seu parceiro chama a atenção de vocês, pra não se renderem. Daí, o seu parceiro terá uma ideia, ele pergunta se a Celebi pode criar uma viagem no tempo pra transportá-los até chegarem na Passage of Time. Celebi duvida de que este plano funcione, já que o Dialga controla o tempo e poderá interferir, mas o seu parceiro insiste pra que ela tente levá-los até a Passage of Time.

No mesmo momento que o Dusknoir ordena o ataque, Celebi ativa a vaigem temporal, fazendo-os sumirem do campo de visão de todos (os Sableye). Dusknoir invoca Dialga pra que faça algo. Neste instante, Primal Dialga evoca as suas forças e quebra o corredor da viagem temporal de Celebi. Dusknoir tenta impedí-los, mas vocês escapam, graças a ajuda da Celebi.

 

(Salve o seu progresso, fim do chapter 15)



CAPÍTULO 16 - UM NOVO AMANHECER 


Chapter 16 - A New Dawn


Todos estarão na praia, no mesmo lugar onde o seu parceiro lhe encontrou desacordado na primeira vez. O seu parceiro comemora o retorno pro seu mundo. Grovyle comenta que naquela viagem temporal que fez ao seu lado, ele acordou na floresta do leste (Easthern Forest), muito longe da praia da Treasure Town. Seu parceiro então, pede pra que Grovyle explique melhor o conceito das viagens temporais e aconselha irem até a guilda de Wiggly, pra poderem conversar.

Grovyle pergunta se todos seriam bem recebidos, ao seu lado, já que ele é um pokémon procurado e que todos tentarão capturá-lo. Daí então, o seu parceiro resolve levá-los pra outro lugar, mas avisa que ainda precisam passar pela Treasure Town pra chegarem até lá.



"Exploration Team Federation has sent a message...

Você habilitou o Episódio Especial Charm! Selecione o Episódio Especial no menu principal, na opção Episode List.


(Com mais este episódio destravado, poderemos salvar a partida e voltar a tela título, antes de prosseguirmos com a continuação do chapter 16. Salve a partida e resete o game. Assim, poderemos fazer o episódio especial agora mesmo.)


+CHAPTER: EP. ESP. 4 - A EQUIPE CHARM CHEGOU!


Numa noite... No longíquo horizonte ao leste, jaz uma pequena e expansiva ruína, um Graveler aparece na última sala das ruínas e está prestes a pegar o tesouro que estava escondido nesta sala. Daí então, ele bota as patas sobre o tesouro, mas então ele fica hesitante se pode agarrar o tesouro e sair correndo ou não. Depois que ele se aproxima do tesouro, uma voz ecoa naquela sala. Graveler não faz a menor ideia de quem seja o dono da voz, e então, a equipe Charm se revela ser uma equipe caçadora de tesouros e de repente, elas somem com o tesouro.


Instantes depois, Graveler percebe que toda a ruína está desabando e, já do lado de fora (sãs e salvas) as integrantes da equipe Charm se exibem com toda a glória conquistada com o sucesso das caçadas.


Esta equipe é excepcionalmente famosa. Elas não apenas tem fama por terem obtido o Master Rank ou por sua reputação, mas elas também tem uma explêndida habilidade de encontrar tesouros e, isso é um fato que muitos ficam admirados.

Porém, esta estória regrede um pouco mais. A estória conta antes da equipe Charm ganhar fama. A equipe Charm sempre consegue pegar todos os tesouros que está caçando. E, seu próximo alvo será...

+Chapter: Here Comes Team Charm!


Southern Forest
A cena se volta numa floresta. Gardevoir, Loppuny e Medicham estão numa clareira. Medicham pede pra que esperem por ela. Medicham chega arfando muito, depois de tanto correr. Ela pergunta pra Gardevoir se estão muito longe de chegarem ao destino. A poké psíquico responde que não falta muito, depois de atravessarem a floresta, elas chegarão na Boulder Quarry. Loppuny acrescenta que na Boulder Quarry está um dos tesouros mais bonitos que nenhuma palavra expressaria tamanha beleza.

De repente, uma Bellossom surge na clareira e então, começa a conversar com a equipe Charm, tentando fazê-las desistir da ideia de encontrarem o tesouro que tanto se fala.

Desta vez, você estrelará como Loppuny durante este especial. Salve na Kangaskhan Rock, antes de prosseguirem.


A Southern Jungle se constitue numa dungeon de apenas 10 Andares. A regra aqui é... FUJA O QUANTO ANTES! Encontre a escada o mais rápido possível, porque nenhuma das integrantes da equipe tem Defense o suficiente pra receber muitos danos!

Pokémon que aparecem na dungeon:
Dodrio (andares 1 ~ 6)

Jumpluff (andares 1 ~ 10)
Mawile (andares 1 ~ 6)
Staraptor (andares 1 ~ 10)
Muk (andares 2 ~ 5)

Forretress (andares 2 ~ 6)
Seviper (andares 2 ~ 5)
Hippopotas (andares 3 ~ 6)
Glameow (andares 4 ~ 8)
Vespiquen (andares 6 ~ 10)
Murkrow (andares 7 ~ 10)
Cherrim (andares 8 ~ 10)


Objetivo:Sair vivo da Southern Forest

Depois de saírem da floresta, a trio de exploradoras encontrará um pokémon desmaiado no chão. Elas descobrem que ele ficou fraco, de tanta fome e resolvem ajudar. Depois de oferecer uma Perfect Apple ao exausto pokémon, ele começa a ganhar a consciência e... Devora a Perfect Apple numa velocidade impressionante! Ele se apresenta como um dos primeiros aprendizes do explorador Armaldo e diz que estava apenas passeando pelas redondezas, até que alguém roubou o seu suprimento de comida e então, ele acabou ficando esgotado, procurando por comida.



Ele agradecerá pela ajuda e então, a equipe Charm se despedirá dele. Salve a partida.


Boulder Quarry

Assim que a equipe Charm chega na entrada da Boulder Quarry, elas encontram vários pokémon que, provavelmente, estão atrás do tesouro perdido. Alguns deles tentam fazê-las desistir de encontrarem o tesouro. As corajosas pokémon não se intimidam e perguntam como vai indo as explorações. Os membros da outra equipe de exploração (Magmortar, Sentret, Houndoom, Cacturne e Dunsparce) dizem que não conseguiram encontrar nada por lá, até porque só conseguiram chegar na metade do caminho e, do nada, eles voltaram ao ponto onde começaram a explorar. Sentret comenta os rumores de um complexo labiríntico muito difícil de se superar e que é bem fácil se perder nele.


Magmortar diz que todos eles estão ali, discutindo um meio de conseguir resolver o mistério por trás da Boulder Quarry. Cacturne, sabe que existe algum puzzle que deverá ser resolvido, antes de tentarem chegar perto do tesouro. Loppuny diz que se o tesouro está tão bem escondido assim, deve ser porque ele é bem valioso.

Daí, em seguida, aparece a equipe de ladrões AWD (formado por Arbok, Weavile e Drapion). Eles chegam e já anunciam de que irão encontrar o tesouro da Boulder Quarry e ordenam pra que as equipes de exploração saiam do caminho. Loppuny não consegue entender o porquê dos outros pokémon temerem tanto a equipe AWD, então, eles explicam que a equipe AWD é conhecida como uma equipe de ladrões impetuosos que roubarão todos os pertences de quem estiver no caminho. Depois de Drapion relembrá-los de que ordenou pra que todos sumam do meio da estrada, todos os pokémon se vão, com exceção da equipe Charm. Dai então, Arbok acha que elas querem ser amigas da equipe AWD e então, se juntar a eles, mas dai Gardevoir e Loppuny acabam irritando-os falando que não iriam se unir a uma equipe com uma má fama como a deles. Drapion e Arbok avançam sobre Gardevoir e Medicham, mas eles foram atingidos e recuaram. Antes de que recomecem a briga, Weavile chama a atenção dos seus companheiros e comenta de que eles não se esqueceram desta afronta da equipe Charm fez a eles e então, eles tomam a dianteira.

Antes de prosseguirem, Sentret acaba chamando a atenção da Equipe Charm.


Ele comenta que ficou observando tudo num lugar mais afastado e ele se surpreendeu ao ver que elas conseguiram repreender a equipe AWD. Dai então, ele pede pra que a equipe Charm lhe faça um favor. Ele conta a história de sua antiga equipe de resgate, na qual ele e os amigos dele estavam realizando uma exploração, quando a equipe AWD apareceu, deixou todos eles com feridas muito graves e, desde então, nenhum deles tem mais vontade de voltar a explorar (ficaram receosos depois de serem atacados pela equipe da Weavile). Ele pede pra que a equipe Charm faça a equipe AWD pagar por tudo o que fez aos seus amigos, Gardevoir e Medicham acabam aceitando este pedido do Sentret.

Depois de ultrapassar os primeiros 5 Andares, você verá um corredor com a Kangaskhan Rock, salve a partida se quiser.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Claydol (Boulder Quarry: -3~-5; Deep Boulder Quarry: sub-andar -1)

Ninjask (Boulder Quarry: -4~-5; Deep Boulder Quarry: -1~-3)Shelgon (Boulder Quarry: -4~-5; Deep Boulder Quarry: -1~-5)Gliscor (Boulder Quarry: -4~-5; Deep Boulder Quarry: sub-andar -1)Muk (Boulder Quarry: andar -5; Deep Boulder Quarry: -1~-4)Probopass (Deep Boulder Quarry: -1~-4)Rhydon (Deep Boulder Quarry: -2~-5)
Tangrowth (Deep Boulder Quarry: -2~-5)
Metang (Deep Boulder Quarry: -3~-5)
Steelix (Deep Boulder Quarry: -4~-6)

Objetivo:
Avance até o último andar!

Depois de ultrapassar por toda a Boulder Quarry, Medicham fica assustada ao verem-se diante de um estreito caminho de pedras e acha que elas estão perdidas no labirinto. Mas então, Loppuny a conforta, dizendo que tudo o que precisam agora, é serem confiantes. Daí então, uma voz ecoa naquele desfiladeiro e questiona a equipe Charm se elas sabiam de que estão invadindo o território do Aggron. Elas dirão que não sabiam de nada e que apenas estavam de passagem, mas então, Aggron convoca um bando de Lairons pra cercarem elas. Dai então, vendo que não tem mais como argumentar com o Aggron, elas resolvem partir pra briga. Agora você deverá derrotar seis Lairon e um Aggron.



Left & Right Cave
Assim que vocês conseguem derrotar Aggron, todo o bando dele escapará. A equipe Charm chegará na Illusion Stone Chamber, onde encontrarão duas passagens, uma para a esquerda e a outra pra direita.

Left Cave Path

Pokémon que aparecem na dungeon:
Lairon (andares 1 ~ 2)
Ampharos (andares 1 ~ 3)

Staraptor (andares 1 ~ 3)
Manectric (andares 3 ~ 5)
Claydol (andares 3 ~ 5)
Ninjask (andares 4 ~ 5)
Shelgon (andares 4 ~ 5)
Gliscor (andares 4 ~ 5)


Right Cave Path

Pokémon que aparecem na dungeon:
Lairon (andares 1 ~ 2)
Ampharos (andares 1 ~ 3)

Staraptor (andares 1 ~ 3)
Manectric (andares 3 ~ 5)
Claydol (andares 3 ~ 5)
Ninjask (andares 4 ~ 5)
Shelgon (andares 4 ~ 5)
Gliscor (andares 4 ~ 5)

Como eu peguei o caminho da direita primeiro, a equipe Charm retorna até a primeira câmara da Illusion Stone e então, elas notam que retornaram ao mesmo lugar. Agora pegue o caminho oposto, lembrando que poderá guardar os itens que conseguiu coletar.

... Logo que a equipe Charm atravessa o caminho oposto, elas irão ficar surpresas por não acharem o caminho certo da caverna. Depois de uma breve discussão, uma maçã sai rolando no meio do caminho. Dai então, Wiggly aparece.


Medicham acha que ele está ali pra poder encontrar o tesouro também, mas ele se defende dizendo que a sua Perfect Apple acabou escapando e saiu rolando (que desastrado hein!). Wiggly estava apenas perseguindo a Perfect Apple que ele deixou escapar.


Limestone Cavern

Depois da explicativa do Wigglytuff, Medicham conta o que estão fazendo naquela dungeon. Ela diz que existe apenas dois caminhos pra escolher e, por mais que entrem numa delas, elas voltam até a entrada da caverna. Wiggly começa a dançar com a sua Perfect Apple. Medicham fica irritada porque o Wiggly está ignorando o que ela está contado. O poké rosa diz que ela está enganada. Pra comprovar que estava prestando atenção, ele repete tudo o que acabou escutando e comenta se não existe um outro caminho e, que ele está invisivel aos olhos de todos. Gardevoir se espanta com esta dedução. Em seguida, o desastrado Wigglytuff acaba deixando a Perfect Apple dele cair e rolar no chão, atravessando a parede da caverna. Medicham fica apavorada pelo desaparecimento do Wigglytuff, mas então, Loppuny fica contente dele ter resolvido a puzzle que escondia a entrada verdadeira da caverna.

Depois de passar pelos cinco primeiros andares da dungeon, você estará no corredor da Kangaskhan Rock, salve a partida antes de continuar.


Pokémon que aparecem na dungeon:
Kingler (Limestone Cavern: 1 ~ 5)

Marill (Limestone Cavern: 1 ~ 5)
Slowking (Limestone Cavern: 1 ~ 5)
Volbeat (Limestone Cavern: 1 ~ 5; Deep Limestone Cavern: 1 ~ 5)
Illumise (Limestone Cavern: 1 ~ 5; Deep Limestone Cavern: 1 ~ 5)
Seviper (Limestone Cavern: 1 ~ 5; Deep Limestone Cavern: 1 ~ 5)
Dragonair (Limestone Cavern: andar 5; Deep Limestone Cavern: 1 ~ 4)
Aerodactyl (Deep Limestone Cavern: 1 ~ 5)
Masquerain (Deep Limestone Cavern: 1 ~ 5)
Poliwhirl (Deep Limestone Cavern: 2 ~ 5)
Dugtrio (Deep Limestone Cavern: 4 ~ 5)

Objetivo:
Chegue na sala do tesouro!

Depois de passar pela Deep Limestone Cavern com êxito, a Equipe Charm encontra a sala do tesouro. Medicham fica toda entusiasmada com o baú do tesouro e pede pra que a Loppuny abra-o logo. Mas, depois de abrir o tesouro, elas descobrem que ele está vazio. Neste instante, a equipe AWD aparece e então, a Weavile lamenta por chegar tarde demais, a equipe Charm conta a verdade, dizendo que não encontraram nada dentro do baú, Weavile acha que elas estão tentando enganá-la. Daí, a equipe Charm se vê comprometida com a promessa que fizeram ao Sentret mais cedo e então, elas entram na batalha.


Depois de derrotar a equipe AWD, a Weavile diz que isso não terminará por ai, então, alguém interrompe o confronto. Wiggly aparta os dois lados da briga e então, revela que isso tudo foi um plano arquitetado por alguém que quer proteger o tesouro daquele local. A equipe AWD se espanta por ver o Wiggly, conhecido como "o pródigo explorador". Wiggly continua o discurso, dizendo que o dono do tesouro está tentando fazer com que vocês dois briguem e então, ele irá expulsá-los de lá. A menos que tente conversar com "ele".

Wiggly então se aproxima do baú e começa a conversar com ele. O Wiggly sabe que "ele" já deve ter escutado tudo o que o balão rosado contou pra todos. De repente, o baú se desfaz e então, ele revela ser um Pokémon, um Ditto.


Wiggly explica que o Ditto tem o poder de se transformar em qualquer coisa e então, o Ditto acaba se desculpando por ter tentado enganar a equipe Charm. Ele revelou que apareceu várias vezes diante delas, em forma de uma Bellossom e de um Sentret (o mesmo que pediu pra lutar contra a equipe AWD).

Depois de ter sido desmascarado, ele resolve contar o que ele estava protegendo e convida a todos pra que sigam-no. Ao entrarem na parte mais profunda da caverna, vocês verão uma câmara circular, cheia de estalagmites e estalagtites e, no meio da câmara, uma Time Gear flutua no meio do ar. Ditto revela ser o protetor da Time Gear e de que fez isso tudo pra protegê-lo. Dai então, no final das contas, a equipe AWD acaba por desistir de pegar o tesouro, vendo que a equipe Charm é forte demais e (que o Wiggly estava por perto).


Na entrada da Boulder Cave, a Weavile se despede da equipe Charm e avisa de que a próxima vez que entrarem em confronto, a equipe AWD vai acabar com as pokés da equipe Charm. 

Depois da equipe AWD partir, Medicham fica triste por não conseguirem nenhum tesouro, mas Gardevoir e Loppuny confortam-na dizendo que elas ganharam muito, nesta expedição, elas derrotaram a equipe AWD e virão a Time Gear pela primeira vez. Então, a Medicham volta a ficar contente. Em seguida, Wiggly aparece. A equipe Charm pergunta se o Wiggly quer explorar junto com elas, dai então, Gardevoir pede pra que a Loppuny pegue "aquele" item, Loppuny atenciosamente escuta a sua companheira e então mostrará pro Wiggly a Perfect Apple e pede pra que se decida se vai querer entrar na equipe delas ou não.


Vendo que ele não reagia, elas propoem uma corrida e então, o Wiggly foi junto com elas. E, assim termina mais um episódio especial, os créditos começam a rolar. Todos os itens e o dinheiro obtidos serão repassados pro seu save e então, o jogo fará um save automático.

(Depois de passar por todo o episódio especial, retornaremos de onde paramos, Chapter 16.)

Seu parceiro conta pro Grovyle que o desfiladeiro recebeu o nome de Sharpedo Bluff, porque ele tem um formato de um Poké de mesmo nome (Sharpedo), ele também revela a passagem pro pequeno esconderijo, em que ele vivia antes de ingressar na guilda de exploração e os convidará pra entrarem.

À noite, vocês conversarão sobre muitas coisas. O lagarto de planta conta que vocês eram companheiros da investigação sobre a paralisia do mundo. As investigações só tiveram êxito, graças à habilidade especial do humano. Daí então, o seu parceiro pergunta se esta habilidade especial, seria a Dimensional Scream, o Grovyle reponderá sim, em seguida, ele acrescenta: "... a Dimensional Scream era ativada ao encontrarem os lugares que tinham alguma conexão com as Time Gears do passado. E, como você desenvolveu amnésia, a confiança entre você (e seu parceiro) cresceu rapidamente".


Foi aí que o seu parceiro conta sobre a Dimensional Scream que foi ativada ao se esbarrar com o Drowzee, sendo que ele não tinha relação nenhuma com as Time Gears. O réptil estranha este fato, então ele supõe de que a Dimensional Scream reage de forma diferente, nesta época. Neste momento, você se dá conta de quando estavam no futuro, e você tentava ativar a Dimensional Scream, tocando na água da fonte e não conseguiu sentir nada.

Gorvyle continua: "Como estava dizendo, nós estávamos investigando a paralisia do planeta. Nós usávamos a Dimensional Scream pra saber o local de cada uma das Time Gears escondidas neste mundo, enquanto estavam no futuro. Depois de sabermos onde as Time Gears estavam no passado, nós pegamos a Travessia do Tempo (Passage of Time). Foi assim que chegamos do futuro de SEU mundo pra ESTE mundo. Porém... Encontramos uma turbulência no meio da viagem do tempo, foi ai que você e eu nos separamos. Foi por isso que ela ficou com amnésia e se transformou num Pokémon. Então, (você)... Nós éramos amigos íntimos. Eu fiquei preocupado quando você desapareceu, estou feliz em vê-lo em segurança. Mesmo que tenha perdido a memória e de que sua aparência tenha mudado, você continua o mesmo. Isso não altera o fato de ser o meu amigo(a)."

Grovyle mudará de assunto. Ele quer saber qual será o próximo passo, pois ele voltará a pegar as Time Gears. Seu parceiro pergunta se o que o Grovyle disse sobre o congelamento do tempo é mesmo verdade e Grovyle confirmará: "... Sim, basta levar as Time Gears de volta à Temporal Tower, pra que o tempo volte ao normal". Então, seu parceiro decide se unir ao Grovyle pra coletar as Engrenagens do Tempo, mas o réptil avisa que está muito tarde pra irem a estas horas, ele pede pra que esperem pelo amanhã.

(Salve a sua partida)

Grovyle acorda e nota que o seu parceiro não está mais durmindo e resolve ir lá fora. O réptil encontra o seu parceiro e pergunta: "O que aconteceu, não têm mais sono?", seu parceiro responde que ficou sem sono, depois da conversa de ontem à noite e ele estava refletindo sobre o que o Dusknoir é realmente e da verdadeira razão de você estar aqui... De repente, ele avisará que está amanhecendo e chama a atenção do poké planta. Em seguida, comenta que ele se sente mais motivado quando presencia o sol se pondo no horizonte e quando ele amanhece. E se sente agradecido por ter tudo isso.

Grovyle aprecia a visão e então, perguntará ao pro seu parceiro o que o deixava inspirado e lhe dava tanta coragem.


Em seguida, o seu parceiro responde que não sabe realmente o que poderia lhe dar tanta coragem, apenas acredita que foi porque você estava ao seu lado. Então, ele mostra ao Grovyle a Relic Fragment e comenta que deseja decifrar os mistérios deste fragmento. Ele acrescenta: "... Nunca consegui me tornar um recruta na guilda, até o dia que conheci (você). (Você) sempre lhe dava ânimo pra seguir adiante e lhe dava mais coragem, com (você) eu poderia superar qualquer desafio."


Treeshroud Forest
Grovyle fala que ele tem sorte de ter conhecido você e por ter sido abençoado por ter amigos tão fieis. O réptil avisa que já está na hora de partirem, eles descerão até o esconderijo e então, se reunirão pra decidir qual a primeira Time Gear que irão coletar. Seu parceiro recomenda a Underground Lake, mas Grovyle recomenda a Treeshroud Forest, onde ele coletou a primeira Time Gear e ela não tem nenhum guardião a protejendo. Seu parceiro topa irem até lá.

Na cena seguinte, vocês estarão na entrada da Treeshroud Forest. Grovyle acha que a atmosfera do local está um pouco diferente, mas ignorará. Guarde os itens que não precisar na Kangaskhan Rock e salve a partida. Vocês devem atravessar os 20 Andares até chegar na parte mais profunda.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Kadabra (andares 1 ~ 9)
Ralts (andares 1 ~ 9)
Cherrim (andares 1 ~ 9)
Houndoom (andares 1 ~ 10)
Ninetales (andares 10 ~ 20)
Alakazam (andares 10 ~ 20)
Kirlia (andares 10 ~ 20)
Vespiquen (andares 10 ~ 20)

Ao chegarem nas profundezas do bosque, vocês reparam que o tempo continua paralisado. Seu parceiro falará que a Time Gear não está no lugar certo, já que a floresta continua congelada no tempo. Mais um pouco adiante, vocês verão a Time Gear flutuando no meio das árvores e então, o Grovyle tira ela de lá e diz que não faz a menor diferença da Time Gear estar ali ou não. Em seguida, ele pede pra que alguém vá até a Treasure Town e tome conhecimento de tudo o que aconteceu, desde que voltaram do mundo do futuro.


Na cena seguinte, você e Grovyle estarão esperando pelo seu parceiro (na Sharpedo Bluff) e as notícias do que está acontecendo neste mundo; então, o seu parceiro volta e contará tudo o que ouviu dos pokémon da Treasure Town. 

Depois de vocês irem ao futuro, Uxie e os seus amigos devolveram as Time Gears em todas os locais de origem, assim, deixando todos os Pokémon contentes, imaginando que o tempo voltaria ao normal, mas o tempo continuou congelado; e pra piorar, a área de congelamento está se alastrando, em mais lugares. Todos estão confusos e não sabem mais o que fazer.

Seu parceiro pergunta ao Grovyle se ele poderia saber de algo. Ele faz uma pausa e responde que isso está acontecendo porque a Temporal Tower (Torre do Tempo), já está ruindo, em seguida, Grovyle explica que a Torre Temporal dá estrutura ao tempo. Se esta torre sofrer danos, o tempo sofrerá um colapso em áreas cada vez maiores. Ele fala que a paralisia do planeta está vindo muito depressa. Vocês precisam se apressar e o Grovyle vai precisar de todas as Time Gears pra reposicioná-las de volta na Temporal Tower, onde o Dialga mora. Grovyle diz: "... Só tem um problema. A Temporal Tower está localizada num lugar chamado Hidden Land. E, como o nome sugere, ninguém sabe onde a Hidden Land está localizada."

Grovyle avisa que vai voltar a pegar cada uma das Time Gears e pede pra que vocês dois fiquem encarregados de investigarem a localização da Hidden Land, seu parceiro pergunta se você está de acordo com a divisão das missões e você aceitará automáticamente.


Ele não tem ideias de onde poderiam começar a procurar, mas acha que precisarão atravessar o oceano pra chegar até lá. Em seguida, ele vai embora.

Na cena seguinte, vocês estarão na praia e estarão discutindo um meio de encontrar a Hidden Land, mas desiste. Então, você pensa em pedir ajuda aos outros pokémon e então, você falará pro seu parceiro: "Vamos até a guilda de Wigglytuff!", o seu parceiro fica hesitante, mas, acha que, se contarem tudo pra guilda ninguém iria acreditar neles. Então, você convence o seu parceiro de que precisam da ajuda de todos na guilda pra que possam prevenir a paralisia do planeta e pra encontrar a Hidden Land.

(Salve a partida, fim do chapter 16)



CAPÍTULO 17 - A REUNIÃO DA GUILDA


Chapter 17 - The Guild's Crew


Ao chegarem na entrada da guilda, seu parceiro fica envergonhado por aparecer agora, depois de sumirem na frente de todos, mas então o Digglet identificará a pegada de seu parceiro e, de repente o portão se abre e todos vão lá fora, com muitas saudades de vocês dois. 


Na cena seguinte, vocês estarão lá dentro da guilda e contarão tudo o que descobriram na viagem ao futuro. Chatot a resumirá e então, o seu parceiro confirmará tudo.

Chatot começa a rir e acha que vocês estão tendo pesadelos ou algo do tipo e não acredita no que ouviu. Mas, seu parceiro se defende, dizendo que isso é toda a verdade, a ave azul ainda acha que vocês estão exaustos, em seguida, o Chatot pede a opinião dos outros presentes e o Dugtrio acha que isso tudo é inacreditável, mas então, a Sunflora se pronuncia e relembra de quando Dusknoir agiu estranhamente, puxando vocês dois pra dentro do Portal Dimensional. Chatot achava que vocês haviam caído por acidente, mas o Loudred nega que eles tenham caído, porque ele viu que vocês dois foram agarrados à força e gritaram ao atravessarem na Dimensional Hole. Então, um a um, os recrutas da guilda passam a acreditar no que vocês contaram, inclusive o chefe da guilda e farão de tudo pra ajudar e revela que o Chatot acredita em toda a história contada por seu parceiro, desde o início. Todos ficam intrigados, mas o Chatot confirma que fez apenas um teste pra saber se estavam realmente do lado da sua equipe. Em seguida, Wigglytuff pede pra que todos os membros da guilda se concentrem pra encontrar a Hidden Land. Bidoof diz que vai espalhar a notícia pela Treasure Town e a Sunflora comenta que vai procurar Azelf e os demais, pra ajudar Grovyle a coletar todas as Time Gears. Wiggly recomenda que vocês dois procurem o sábio Torkoal, pra descobrirem algo sobre a Hidden Land. Chimecho interrompe a conversa e diz que está muito tarde pra sair agora e os convida pra jantar. Vocês passam a noite na guilda.

No dia seguinte, Chatot repassa os objetivos das missões e vocês precisarão atravessar a Waterfall Cave novamente.

Depois de passar pela Waterfall Cave, vocês chegarão nas Hot Spring e reencontram Torkoal.


Ele diz que a Hidden Land está em algum lugar no meio do oceano, flutuando no meio dos céus. Também falará que somente o escolhido chegará à Hidden Land. Ele acrescenta que o escolhido precisa também, de uma prova, mas Torkoal esqueceu o que seria esta prova.

Vocês voltarão pra guilda e contarão o que o Torkoal comentou sobre a Hidden Land então, vocês vão descansar.

Noutro dia, Torkoal aparece e diz que a prova de que o escolhido precisa, pra entrar na Hidden Land é uma tipo de desenho estranho. De repente, você pede pra que seu parceiro mostre a Relic Fragment pro Torkoal. Ele diz que o desenho era exatamente este e pergunta onde ele conseguiu aquela pedra. Seu parceiro diz que não se lembra muito bem onde a conseguiu. Torkoal afirma que o seu parceiro pode ou não ser o escolhido que poderá entrar na Hidden Land.

Daí, o Wiglytuff pergunta ao Chatot, se reconhecem este desenho de algum lugar, o Chatot diz que se lembra destes desenhos, num lugar da baía no noroeste, na Brine Cave.


Mas, Wiggly afirma que ali existem alguns bandidos, que vivem nas profundezas da Brine Cave. Então, Wiggly organiza uma expedição pra Brine Cave amanhã. Wiggly pede pra que o Chatot espere na guilda até voltarem da expedição, mas ele se recusa a ficar, então, o Wiggly pede pra que ele acompanhe a sua equipe até onde viram aquelas gravuras estranhas. Chatot pede pra que se preparem pra expedição e vocês irão pra Treasure Town.


Lá fora, Torkoal estava de saída da Treasure Town, mas ele é supreendido pela Team Skull. Depois de organizar os itens necessários pra expedição, o seu parceiro acaba lembrando-o pra retornarem pra Sharpedo Bluff, antes de chamar Chatot, pra saber notícias do Grovyle. Ali vocês encontrarão uma carta. Nela, Grovyle contará que conseguiu três das cinco Engrenagens do Tempo e quando tiver coletado todas, ele voltará a estar do seu lado. Ele agradece por vocês contarem o que aconteceu no futuro e o trio dos guardiões dos lagos estão cooperando. Também comentará que o Dusknoir pode voltar a qualquer momento. Quando o Grovyle estiver pronto, ele irá reencontrá-los na Sharpedo Bluff ou na praia. Depois de lerem a carta, seu parceiro pede pra que se dirigem até a praia, na possibilidade de reencontrar o Grovyle.

(Fim do chapter 17)


CAPÍTULO 18 - LAPRAS 


Chapter 18 - Lapras


O Grovyle infelizmente não está ali e seu parceiro estranha a ausência dos Krabbys naquele lugar. Então, vocês relembrarão sua primeira aventura juntos. De repente, vocês vêem um Pokémon nadando, no oceano e finalmente, resolvem voltar pra guilda.


A Team Skull sai detrás das rochas, Skuntank afugentou os Krabbys e eles planejarão roubar a Relic Fragment, pra irem até a Hidden Land. Naquela noite, enquanto dormiam, Wigglytuff se encontra com um Lapras (a mesma silhueta que viram na praia), e eles se cumprimentam como se já se conhecessem a muito tempo, Wiggly falará sobre aquela promessa que ele e o Chatot fizeram e comentará sobre os desenhos estranhos da parede...

No dia seguinte, Chatot lembrará a todos de que o Wigglytuff ainda não voltou, mas mesmo assim, ele vai levar os membros da guilda até a Brine Cave, logo depois da reunião rotineira.

Já na entrada da dungeon, Chatot vai explicar pra todos os objetivos da exploração. Ele também conta uma rápida história de como eles foram derrotados pelos ladrões das profundezas da dungeon. Chatot também comenta que o chefe da guilda pediu pra que ele acompanhe a sua equipe até o local onde estão as gravuras.


A dungeon terá 9 Sub-Andares na primeira parte. Antes de prosseguirem, a Team Skull faz alguns acertos do plano pra roubar a Relic Fragment.

(PS: Não estranhe se reparar a presença de uma Kangaskhan Rock, bem em frente da entrada da dungeon, devem ter colocado ela ali, apenas pra enfeitar mesmo...

Oh sim! Mais uma coisa... Existem Dewgongs que são bem perigosos aqui, eles têm o golpe Sheer Cold, que nocauteia o Pokémon automáticamente... A situação piora, quando você encontra Staryus na parte profunda da dungeon... A Ability Iluminate faz um Pokémon selvagem aparecer assim que ele recebe um ataque direto.)

Depois de descer nove andares, vocês chegarão na câmara da Kangaskhan Rock. Ali, a Team Skull aparecerá e roubam a Relic Fragment do seu parceiro. Chatot confuso, começa a se perguntar porquê eles estão agindo daquela forma e então, Skuntank revela que esteve enganando todos os membros da guilda este tempo todo. Chatot furioso, decide perseguí-los por conta própria. 


Agora, sem o Chatot, prossiga a exploração, avance mais 5 Sub-Andares.

(PS: Atenção, nesta primeira visita a Brine Cave, você não pode recrutar Pokémon, mas assim que conseguir chegar na Hidden Land, você pode voltar aqui pra recrutá-los.)

Pokémon que aparecem na dungeon:
Seel (Brine Cave -1 ~ -5)
Omanyte (Brine Cave: -1 ~ -7)
Kingler (Brine Cave: -1 ~ -8)
Pelipper (Brine Cave: -1 ~ -8)
Gastrodon (West Forme) (Brine Cave: -1 ~ -9; Lower Brine Cave: sub-andar -1)
Dewgong (Brine Cave: -6 ~ -9; Lower Brine Cave: sub-andar -1)
Tentacool (Brine Cave: -6 ~ -9; Lower Brine Cave: -1 ~ -5)
Staryu (Brine Cave: -8 ~ -9; Lower Brine Cave: -1 ~ -5)
Dragonair (Brine Cave: -8 ~ -9; Lower Brine Cave: -1 ~ -5)
Walrein (Lower Brine Cave: -2 ~ -5)

Chefe da dungeon:
Kabutops & 2 Omastars (6º Andar)

Brine Cave

No final da dungeon, vocês vão encontrar os membros da Team Skull caídos no chão. Skuntank disse que eles foram atacados pelos ladrões. Não muito tempo depois, Chatot chegou e deu vários sermões, Skuntank revela que ele ficou envergonhado com toda aquela conversa. Ele resolveu ficar ali mesmo, esperando pra poder devolver a Relic Fragment e então, Skuntank pede pra que achem o Chatot.

Assim que alcançam o Chatot, ele avisará vocês de que os inimigos devem estar à espreita, mas vocês não verão nada naquela sala. Chatot têm um pressentimento estranho, seu parceiro comenta que só vêem paredes rochosas em todos os lados, então, a ave azul consegue se lembrar e olha pro alto.

Chatot avisa que os inimigos estão no alto e depois de descerem, atacará vocês, mas o Chatot protegerá vocês e então, desmaia em seguida. Omastar se lembra que este mesmo Chatot já fez isso, na primeira luta e então, Kabutops enfrentará a sua equipe.


Depois da vitória, seu parceiro se preocupa com o estado do Chatot e então, Wigglytuff chegará com o Grovyle, logo depois, todos os membros da guilda aparecem. O chefe da guilda insiste pra que vocês sigam em frente, mas seu parceiro fica hesitante. Grovyle chama a atenção de vocês e então, seguirão adiante.

Seu parceiro pergunta como o Grovyle encontrou o Wigglytuff, ele dirá que o próprio chefe da guilda estava atrás dele e pediu pra acompanhá-lo até o local onde poderiam encontrar a Hidden Land. Quando chegarem na câmara mais profunda da gruta, vocês verão que existe uma abertura que dá acesso ao mar e também, encontram os desenhos que Wigglytuff, Chatot e Torkoal comentaram e então, o seu parceiro pega a Relic Fragment e a deixa no chão. As pinturas da parede reagem e a parede lança um raio luminoso no oceano, em seguida, Lapras aparece e chamará a todos pelo nome, ele é o guia que os levará até a Hidden Land. Seu parceiro pergunta como Lapras conhecia o nome de cada um e ele responderá que o chefe da guilda contou a história de sua equipe de exploração e de todas as áreas congeladas no tempo. Então, seu parceiro pergunta o que foi aquele raio luminoso e Lapras comenta que aquele raio é uma prova de que vocês ganharam o acesso à Hidden Land. Lapras pede pra que subam em suas costas pra que sejam guiados até a Hidden Land.


(Salve o seu progresso. Fim do chapter 18)


CAPÍTULO 19 - PARA ILHA OCULTA


Chapter 19 - To The Hidden Land


Anoitece e todos os membros da guilda se reúnem à espera de Wigglytuff e pedem informações sobre o estado do Chatot. Wigglytuff diz que o Chatot estará bem ao amanhecer e está apenas descansando. Lapras e Wigglytuff contam toda a história de como se conheceram, na exploração da Brine Cave.


O chefe da guilda e o Chatot foram procurar pistas sobre a Hidden Land e então, eles chegaram na Brine Cave. Lá, eles foram atacados pelo Kabutops e Chatot fez o mesmo ato heróico (se jogando na frente da investida de Kabutops). Wiggly começou a entrar em pânico e não sabia o que fazer pra socorrer o seu parceiro, então o Lapras apareceu e salvou o Chatot. No entanto, Lapras pediu pra que o Wigglytuff fizesse uma promessa. O chefe da guilda e o Chatot não poderiam continuar as suas investigações, envolvendo os desenhos das paredes da Brine Cave, pelo bem do planeta.

O seu parceiro pergunta: "Porquê não queria que ninguém investigasse as gravuras?", e Lapras responde: "A Hidden Land é o local onde a Temporal Tower está protegida e, esta mesma torre é regida pelo Dialga. Dialga por sua vez, afasta todos os invasores que represente algum risco à torre, que regula o tempo. Então, ele resolveu proteger a Torre Temporal escondendo a Hidden Land numa fenda temporal, que é um espaço dividido entre um intervalo de tempo e outro.".

Grovyle diz: "Não é de se esperar que ninguém encontrou este lugar, ninguém poderia alcançar um lugar assim.", o pokémon marinho revela que o dragão do tempo deixou uma chave que permite a entrada pra Hidden Land.

Wiggly conta que bastou escutar o Torkoal falando daquela antiga lenda e ver os desenhos da Relic Fragment pra entender que aquelas eram as peças-chave pra se chegar na Hidden Land. Daí ele foi até a Brine Cave, - antes de todos - pra conversar com Lapras e contar tudo, o tempo entrando em colapso em todo o mundo, a missão do Grovyle de reunir todas as Time Gears até a Temporal Tower e o seu parceiro que está portando a Relic Fragment com os desenhos da parede da câmara da Brine Cave.


Ele pediu pra que Lapras revele os meios pra se chegar até a Hidden Land. Wigglytuff diz: "Lapras disse que a Relic Fragment escolhe quem vai ganhar a entrada pra Hidden Land. O seu parceiro foi escolhido pela Relic Fragment.", então os membros da guilda perguntam: "Como um objeto poderia ter tal poder de escolher o seu portador?", então o pokémon rosado acrescenta: "Dialga evita a entrada de pessoas mal-intencionadas na Temporal Tower... Por isso é importante a pureza de coração do portador. O coração de (seu parceiro) ressoou com o Relic Fragment. De qualquer modo, não somos mais capazes de ajudá-los. A partir de agora, tudo dependerá de (seu parceiro) e (você). A equipe (_____) deverá ir até a Temporal Tower e restaurar o tempo."

(Salve a partida.)


Hidden Land
Amanhece. O seu parceiro pergunta pro Lapras se ele está cansado de nadar por todo este tempo e ele responde que está muito bem e avisa que estão se aproximando da Hidden Land. Lapras chama a atenção de vocês e pede pra que procurem algo estranho no oceano. Grovyle dirá que existe uma perturbação nas ondas do mar.


Lapras contará que a tela negra na sua frente é o portal pra Hidden Land. De repente, seu parceiro percebe que o Lapras começa a "voar", mas Grovyle comenta que ele não está voando de verdade, mas que ele está atravessando o mar de fluxo temporal.

O Lapras embarca e pede pra olharem mais adiante, o seu parceiro percebe que a Temporal Tower está flutuando no céu e se pergunta como iriam alcançá-la, o pokémon marinho responderá: "Vocês precisam pegar a Rainbow Stoneship. Ela é um antigo e místico navio, adormecido em algum lugar nas Old Ruins. Ela levará vocês até a Temporal Tower."

Daí então, Lapras falará que já cumpriu o seu papel e que, de agora em diante, tudo estará nas suas mãos e desejará boa sorte.

Ali, na entrada da Hidden Land, vocês verão uma Kangaskhan Rock. Só existem duas opções nesta altura do game: prosseguir até o fim ou voltar pra Treasure Town.

Independente da escolha, Lapras continuará a esperá-los, na encosta da Hidden Land. Se optou voltar pra guilda, Lapras vai aguardá-los na praia e os levará até a Hidden Land, quando estiverem prontos.

A dungeon é composta de 15 Andares na primeira metade e de mais 5 Andares na outra. Grovyle estará acompanhando vocês nesta dungeon.

(PS: Quando você chegar na sala da Kangaskhan Rock, você terá a possibilidade de voltar pra entrada da dungeon, que nem na dungeon Sealed Ruins.)

Pokémon que aparecem na dungeon:
Dragonite (Hidden Land: 1 ~ 15; Hidden Highland: 1 ~ 8)
Manectric (Hidden Land: 1 ~ 15; Hidden Highland: 1 ~ 8)
Tropius (Hidden Land: 1 ~ 15; Hidden Highland: 1 ~ 8)
Rampardos (Hidden Land: 1 ~ 15; Hidden Highland: 1 ~ 8)
Bastiodon (Hidden Land: 1 ~ 15; Hidden Highland: 1 ~ 8)
Purugly (Hidden Land: 1 ~ 15; Hidden Highland: 1 ~ 8)
Garchomp (Hidden Land: 1 ~ 15; Hidden Highland: 1 ~ 8)
Abomasnow (Hidden Land: 1 ~ 15; Hidden Highland: 1 ~ 8)
Magmortar (Hidden Land: 1 ~ 15; Hidden Highland: 1 ~ 8)

Objetivo:
Encontrar as Old Ruins

No final da dungeon, vocês chegam nas Old Ruins e resolvem procurar a Rainbow Stoneship. No lado de fora das Old Ruins, vocês verão uma grande escadaria, que os levará até o templo da Rainbow Stoneship.

Grovyle decifrará o que está escrito na tábua de pedra e diz que a Rainbow Stoneship está bem embaixo de vossos pés e pede pra que o seu parceiro pegue a Relic Fragment e coloque ele no buraco do centro da gravura, pra poder ativar a Rainbow Stoneship, que os levará até a Temporal Tower.


Dusknoir os impedirá de ativarem a Rainbow Stoneship e os encurrala. Ele revela que o Primal Dialga o enviou até o templo, porque desconfiava que vocês conseguiriam alcançar as Old Ruins. Então, o Dusknoir ordena os seus Sableyes jogarem vocês pra dentro do Buraco Dimensional, mas vocês resistirão. Agora você deve batalhar contra Dusknoir e seus servos Sableyes.

Depois de derrotar Dusknoir, ele se recusará a perder e abrirá a boca de sua barriga pra poder lançar um golpe muito poderoso. Mas, vocês decidem contra-atacar lançando o próprio ataque do Dusknoir contra ele mesmo, o derrubando em seguida.

 
Então, todos os Sableyes ficam assustados e fogem em direção à Dimensional Hole.

Grovyle pede pra que o seu parceiro vá acionar a aeronave, enquanto que vocês dois ficam de olho no Dusknoir. Logo em seguida, Dusknoir recobra a consciência e pergunta: "Isto... Isto é o que realmente querem?... Se a história for alterada nós, - os pokémon do futuro - iremos desaparecer... No instante em que o futuro na qual todos vieram desaparecer, todos irão desaparecer com ele. É isso mesmo que vocês querem?", em seguida, Grovyle confirma: "... É verdade, (seu nome). Se nós alterarmos a história iremos desaparecer também. Mas isso não importa, se este for o preço para restaurar o tempo e trazer a paz pro mundo. Foi pra isso que viagei pro passado. Celebi (Shiny) também. Ela nos ajudou, mesmo sabendo que iria desaparecer quando fossem bem-sucedidos nesta missão. E, (seu nome)... Você também veio com este proprósito. Nós viemos decididos e aceitamos todas as consequências desta jornada. Isso deve ser um choque pra você agora, mas se não agirmos o tempo será destruído e a paralisia do planeta irá começar.", você acaba um pouco hesitante com esta repentina notícia, mas você tomará coragem e enfrentará este terrível destino, e então Grovyle comenta: "Nós estávamos decididos a cumprir esta missão quando viemos do futuro. Mas, a partir do momento que você se transformou num Pokémon, tudo mudou... Você conquistou a lealdade e a amizade de seu companheiro e se você desaparecer ele ficará completamente sozinho."

(Salve a partida.)

Seu parceiro encaixará a Relic Fragment no centro do templo. Vocês dois percebem que a Rainbow Stoneship foi ativada. Dusknoir se levanta e atacará você, mas Grovyle o protegerá do Dusknoir. Grovyle irá segurá-lo e o empurrará até a Dimensional Hole. Em seguida ele derruba as Time Gears no chão. O seu parceiro volta e Grovyle avisa-o: "Eu estarei levando o Dusknoir comigo pro futuro e eu não irei mais voltar. Me prometa que dará cobertura pro/pra (seu nome)!", seu parceiro dirá que não poderá tomar o seu lugar, mas Grovyle vai convencê-lo de que vocês são uma perfeita combinação e que devem cumprir esta missão juntos. Dusknoir tenta se livrar do Grovyle mas não consegue. Grovyle então, deixa as suas palavras de despedida pra você: "Sei que as despedidas são muito dolorosas, mas eu estou deixando tudo em suas mãos.".


Depois de verem o portal se fechar, seu parceiro coleta as Time Gears no chão e torce pra que Grovyle os aguarde no futuro, pois irão impedir a paralisia do planeta, tornando-o um mundo melhor.


Então, você relembrará a pergunta feita pelo Dusknoir. Em seguida, seu parceiro tentará te consolar falando sobre a sua amizade com o Grovyle e dirá que sabe o quão terrível é estas despedidas.

O que o seu parceiro não desconfia, é de que o Grovyle esteve se referindo a amizade entre vocês dois e você iria se despedir de seu parceiro. Você pensa: "... O meu tempo ao lado do (nome do parceiro) está acabando. Está será a nossa última aventura.", seu parceiro tenta enconrajá-lo pra poder seguir adiante e chegar na Temporal Tower pra segurança do Grovyle.

(Fim do chapter 19.)


CAPÍTULO FINAL (20) - A ÚLTIMA AVENTURA


Final Chapter (20) - The Last Adventure


Temporal Tower

Vocês voltarão pro altar onde a Rainbow Stoneship está emitindo uma sirene, avisando de que está pronta pra partir. Depois de pisar no centro do altar, a mesma rocha se ergue e irá em direção à pequena e estreita trilha de pedras até a Temporal Tower. Depois de aterrisar na trilha de pedras, vocês começarão a caminhar por ela. No meio do caminho, seu parceiro percebe que há algo errado com o topo da Torre, ela começa a emitir uma luz rubra.



Enfim, vocês estarão na entrada da torre de cor azul escura e estranhos sinais. Momentos depois, alguns tremores abalarão o chão da torre. Seu parceiro vai lhe apressar, porque a torre está prestes a ruir. Salve a partida e guarde os seus itens na Kangaskhan Rock. A Temporal Tower, terá 13 Andares na parte inferior (Temporal Tower) e mais 10 Andares na parte superior (Temporal Spire). Tome cuidado com a dupla Lunatone/Solrock que podem usar Rock Polish+Cosmic Power pra deixá-los imbatíveis, os Bronzors e Porygons podem ser bem chatos também, principalmente os primeiros, por serem imunes a Ground-Type, suprimirem a fraqueza por ataques de Fogo com o Heat Proof e ainda por cima, podem colocar você pra dormir com o Hypnosis.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Porygon (Temporal Tower: 1 ~ 13)
Lunatone (Temporal Tower: 1 ~ 13)
Solrock (Temporal Tower: 1 ~ 13)
Bronzor (Temporal Tower: 1 ~ 13)


Temporal Spire
Depois de atravessar a metade da dungeon, vocês sentirão um novo tremor, só que bem mais forte que o anterior. Na sala tem uma Kangaskhan Rock, continue a escalada, por mais 10 Andares até chegar no topo.

(PS: A qualquer momento, você poderá fazer o caminho de volta pra entrada da Hidden Land/ Temporal Tower {tanto na sala da Kangaskhan Rock da Hidden Land, como na sala da Kangaskhan Rock da Temporal Tower}. Se estiver confiante de que vencerá, vamos em frente!)

Pokémon que aparecem na dungeon:
Bronzong (Temporal Spire: 1 ~ 7)

Porygon2 (Temporal Spire: 1 ~ 10)
Porygon-Z (Temporal Spire: 1 ~ 10)
Salamence (Temporal Spire: 1 ~ 10)
Metagross (Temporal Spire: 5 ~ 10)

Objetivo:
Chegar ao topo da Torre

Assim que chegam na Temporal Pinnacle, seu parceiro se surpreende com os relâmpagos, dentro do espiral de nuvens vermelhas e, novamente, sentem um novo abalo sísmico e temem que a torre está bem perto de desabar. Um pouco mais a frente de vocês, está um altar que ressalta um mural (de metal) que contêm uma grande tábua de pedra redonda, que contém alguns buracos. Você desconfia que aqueles espaços seriam onde as Time Gears foram removidas.

De repente, um relâmpago os atingirá deixando-os tontos. O ambiente escurece e uma voz acusará vocês de tentarem destruir a Temporal Tower, e então, Primal Dialga aparece. Teu parceiro tenta explicar de que foi um mal-entendido e vocês estão ali pra tentar salvar a torre.


Mas, Dialga não vai escutá-los e ele fica descontrolado com a iminente ruína da Torre. Vocês percebem que não conseguirão convencê-lo das suas reais intenções e você acha que dá tempo de salvar o Dialga, porque ele não foi totalmente imerso na escuridão.

Depois de derrotá-lo, Dialga cairá desacordado. Seu parceiro decide colocar as Time Gears enquanto ele não se levantar, mas um novo abalo sísmico acontece e é bem mais forte do que os anteriores.


Você suspeita que a torre começou a desabar e se a medida que a torre se desfaz, o tempo começará a entrar em colapso até paralisar todo o planeta.


Então, o topo da torre começa a trincar e ganha várias rachaduras. Seu parceiro corre até a tábua de pedra circular e colocará todas as Time Gears nela. O mural volta a ficar azul marinho e a tábua de pedra será restaurada, mas os tremores não cessam e o seu parceiro rola escada abaixo. Seu parceiro fica muito preocupado com aquela situação e teme o pior.

Depois de uma sucessão de relâmpagos atingirem a torre, um clarão é emitido. Vocês dois se levantam e se perguntam onde estão. De repente, Dialga responde: "VOCÊS ESTÃO NA TEMPORAL TOWER. NÃO TENHAM COM O QUÊ SE PREOCUPAR, POIS RECUPEREI A MINHA CONSCIÊNCIA. A TEMPORAL TOWER SOFREU ENORMES PREJUÍZOS, MAS ELA SOBREVIVEU.", em seguida, ele mostrará (com a telepatia) algo pra vocês. A floresta nesta primeira visão é a Treeshroud Forest.

 
Seu parceiro estranha, mas você comentará que a floresta voltou ao normal e ela não está mais congelada no tempo. Em seguida, Dialga mostrará os Pokémon da Treasure Town e então, ele mostra o estado que a Temporal Tower ficou, depois dos terremotos.

Dialga fala: "... OS LOCAIS ONDE O TEMPO ESTAVA CONGELADO, VOLTARAM A SE MOVIMENTAR E, COMO VOCÊS IMPEDIRAM COM QUE A TORRE DESABASSE, A PARALISIA DO PLANETA FOI EVITADA.", vocês ficam bastante contentes com a notícia, Dialga agradecerá pela ajuda de vocês.

 

Ele diz que precisará de algum tempo pra poder reparar os danos que a Temporal Tower e a Hidden Land sofreram, mas a Rainbow Stoneship ainda está operando normalmente e Lapras está esperando por vocês, nas encostas da Hidden Land. Então, vocês decidem voltar pra casa.

(Salve a partida.)

Na trilha rochosa da Temporal Tower, o seu parceiro estranha que você esteja se sentindo bem e pede pra que ande mais rápido. Você começa a sentir que o seu corpo está ficando pesado e você têm certeza de que o futuro está começando a ser alterado e de que logo vai desaparecer. De repente, um novo abalo sísmico acontece, mas o seu parceiro nem se intimida muito com ele e pede pra que se apressar.

Neste momento, você começa a ser envolto por algumas luzes e percebe que você vai desaparecer, em breve.


Seu parceiro pergunta o que há de errado e então, você falará: "Desculpe-me (nome do seu parceiro). Eu estive guardando isso dentro de mim por muito tempo... Acho que está na hora de dizer adeus. Grovyle me contou que se nós alterássemos o futuro, os pokémon do futuro iriam desaparecer... Por isso, eu estou destinado a desaparecer também.", emocionado, o seu parceiro dirá que só poderia chegar até ali porque esteve sempre do seu lado e lhe deu forças pra enfrentar qualquer coisa e não quer pensar em te perder.

Você tentará convencê-lo de que, ele/ela ainda têm muito o que viver e que ele/ela deve voltar pra casa e contar tudo o que aconteceu pra que isso não volte mais a se repetir. De repente, as luzes se intensificam e você resolve agradecer por tudo o que passaram juntos. Você comentará que, mesmo depois de desaparecer, jamais esquecerá a amizade que vocês dois construíram e, em seguida, desaparece no meio das bolas de luz.


O seu parceiro cairá em prantos.

Não muito tempo depois, seu parceiro continua a caminhar na trilha e tenta se conformar com o último desejo que você pediu pra que ele/ela realizasse. Depois de subir na Rainbow Stoneship, ele se dará conta de que a Temporal Tower está ficando cada vez mais distante e de que ele também está ficando mais distante de você.

Logo que vocês dois cumprirão a missão e salvaram o mundo da calamidade, seu parceiro fez uma longa jornada até a Treasure Town. Assim que chegou, ele contou todas as suas aventuras: tudo o que aconteceu na Hidden Land, como eles chegaram na Temporal Tower, contou sobre o Grovyle e sobre o humano do futuro (você), também contou como a destruição do tempo foi detida e como o mundo voltou a ter paz.


Teu parceiro contaria esta história em qualquer ocasião e pro máximo de pokémon que pudesse encontrar.

Depois de muitos meses, a rotina da guilda voltava a ser mais animada e as cicatrizes do globo começavam a se fechar e a vida de todos os seus habitantes, continuava.

Num dia, o seu parceiro resolve sair da guilda e se depara com o Bidoof no caminho. Bidoof avisa-o de que já está na hora do jantar e então, pede pra que não se atrase.

Teu companheiro vai até a praia. Ele ficará observando o pôr-do-sol, enquanto os Krabbys lançam bolhas em direção do oceano.

Ele dirá que esteve tão ocupado que nem teve oportunidade pra poder aproveitar desta visão acolhedora. E então, se lembrará da última vez que viu este pôr-do-sol.


A última vez que viu este pôr-do-sol, foi quando ele te conheceu, em seguida, ele terá várias lembranças das aventuras que passaram juntos. Com tantas lembranças revividas, ele/ela perceberá que você se tornou um resquício de suas lembranças e de que você não mais existe neste mundo. Em seguida, Bidoof chega e tentará acalmar o seu parceiro e então os créditos surgem na tela.

...

Depois dos os créditos do jogo terminarem, o jogo se voltará até o topo da Torre, onde o Dialga está. Ele sente compaixão da tamanha tristeza que vocês dois estão sentindo um pelo outro. E por isso, Dialga dará uma dádiva pro seu parceiro, pois sabe que o mundo ainda precisará de vocês dois.

Dialga dará um grande rugido e então, você voltará à vida. Bidoof e seu parceiro ainda estavam na praia quando percebem que um globo de luz aparece e dentro dele você sairá. Seu parceiro corre pra te abraçar e Bidoof fica muito contente em revê-lo. E assim, acaba a história principal do game.

 


FIM
APÓS OS CRÉDITOS FINAIS...

Logo depois de salvar o mundo da paralisação do tempo, o game fará um save automático e você pode continuar o game. A partir de agora, os seguintes chapters não são próprios do game, mas sim referentes às missões secundárias que devem ser concluídas nesta mesma ordem cronológica. Por tal motivo, começo a dividí-los novamente em chapters.

A única exceção é que os + Chapter (More Chapter); são estórias que podem ser feitas a qualquer hora, sem interfir na cronologia dos acontecimentos do game.


CAPÍTULO 21 - GRADUAÇÃO DA GUILDA


Chapter 21 - Guild Graduation

Vocês recomeçam a sua antiga vida na guilda. Mas, mesmo depois de ter restaurado a Temporal Tower, existem muitos lugares onde o tempo permanece fora do controle, mas, de modo geral, a situação começa a melhorar. Você e o seu parceiro, voltarão pra guilda e recomeçarão as suas atividades diárias como uma equipe de exploradores.

Num belo dia (muitos meses depois), vocês estarão em mais uma das reuniões matinais da guilda. Nela, Chatot informará que vocês irão participar de um teste de graduação. Passando deste teste, vocês se tornarão uma equipe de exploração independente.

Esta tarefa consiste em explorar as profundezas da Mystifying Forest, recolher o tesouro e levá-lo de volta à guilda.



No interior dela, vocês encontrarão um poço denominado Luminous Spring, o local onde os Pokémon vão pra evoluírem, Wiggly explica que as deformações do tempo acabaram influenciando nas luzes do poço e ninguém consegue mais evoluir ali. Wiggly os avisará de um "Grand Master of All Things Bad", que acerca aquela floresta. Chatot dispensará a todos, então, o seu parceiro resolve perguntar sobre o teste de graduação do Loudred, mas ele foi proibido de comentar qualquer coisa sobre o teste, e acaba fugindo só de lembrar do teste de graduação.

Vocês precisam se preparar pra expedição, dêem uma voltinha na Treasure Town. Chegando lá, vocês encontrarão Teddiursa e o Ursaring, que planejam ir até a Mystifyng Forest. Seu parceiro pergunta se eles já encontraram o "Grand Master of All Things Bad" por lá, mas eles afirmam que não viram ninguém.


Esta dungeon é composta por 13 Andares, recheado de inimigos e com várias armadilhas.

Pokémon que aparecem na dungeon:
(Os Pokés serão randômicamente escolhidos e aparecerão apenas 14 em cada andar)

Bulbasaur (andares 1 ~ 13)
Ivysaur (andares 1 ~ 13)
Rattata (andares 1 ~ 13)
Raticate (andares 1 ~ 13)
Spearow (andares 1 ~ 13)
Nidoran (Female) (andares 1 ~ 13)
Nidoran (Male) (andares 1 ~ 13)
Venonat (andares 1 ~ 13)
Bellsprout (andares 1 ~ 13)
Weepinbell (andares 1 ~ 13)
Exeggcute (andares 1 ~ 13)
Koffing (andares 1 ~ 13)
Scyther (andares 1 ~ 13)
Eevee (andares 1 ~ 13)
Chikorita (andares 1 ~ 13)
Bayleef (andares 1 ~ 13)
Aipom (andares 1 ~ 13)
Teddiursa (andares 1 ~ 13)
Wurmple (andares 1 ~ 13)
Seedot (andares 1 ~ 13)
Nuzleaf (andares 1 ~ 13)
Roselia (andares 1 ~ 13)
Gulpin (andares 1 ~ 13)
Flygon (andares 1 ~ 13)
Turtwig (andares 1 ~ 13)
Grotle (andares 1 ~ 13)
Torterra (andares 1 ~ 13)
Bidoof (andares 1 ~ 13)
Stunky (andares 1 ~ 13)
Skuntank (andares 1 ~ 13)
Munchlax (andares 1 ~ 13)
Kricketot (andares 4 ~ 8)


Chefe da dungeon:
Grand Master of all Things Bad & seus Seguidores (?)

Depois de completar a passagem da dungeon encontrarão uma clareira e verão Teddiursa e Ursaring. Vocês perguntarão se encontraram o "Grand Master of All Things Bad" e eles respondem negativamente. Então, vocês decidem ir atrás do Teddiursa e do Ursaring. Assim que vocês dão alguns passos à frente, vocês pisam na armadilha e em seguida, alguém tampa o buraco e tudo ficará em completa escuridão.


Uma voz ecoa e revela ser do Grand Master of all Things Bad e ele diz que está acompanhado pelos seus seguidores do mal. No meio do discurso do Grand Master, alguém remove o tampão do buraco e o interior da armadilha se iluminará, revelando a identidade do "Grand Master of All Things Bad" e dos seus seguidores.

Eles se tratam do Chefe da guilda e todos os integrantes dela: Chatot, Diglett, Dugtrio, Sunflora, Loudred, Corphish, Chimecho e Croagunk. Assim que percebem o que aconteceu, o Chatot reclama com o Bidoof por ter descoberto a armadilha e ele tenta se defender, dizendo que estava muito escuro ali e resolveu retirar a cobertura vegetal pra poder iluminar um pouco a armadilha, onde todos estavam. Depois que o Bidoof se dá conta da sua atrapalhada ele tenta se desculpar pelo equívoco. Depois desta conversa toda, o teu companheiro pede pra que o Wigglytuff explique o que está acontecendo ali, mas ele afirma de que não conhece este "tal Wigglytuff" e volta a fazer o seu discurso do mal.


Eles o desafiarão e vocês precisam batalhar...

Após derrotá-los eles fugirão e então, vocês poderão sair de lá e procurarão pela Luminous Spring.

(Salve a partida.)

Alguns metros à frente, vocês reencontram Teddiursa e Ursaring. Eles acabaram de achar um baú dourado no meio do caminho e estavam debatendo se iam abrir ou não o baú. Depois que o seu parceiro termina de explicar pro Ursaring, eles entendem o porquê aquele baú ficou largado no meio do caminho.

Seu parceiro pede pra que você abra o tesouro. Ao tocar nele, você terá um daqueles sentimentos estranhos, antes de ter uma Dimensional Scream. Nesta visão, você verá o Wiggly no meio da madrugada, escondendo o tesouro ali no bosque.

 

Suspeitando o que continha no baú, você abrirá e encontrará nele uma Perfect Apple.

Depois de tomarem o tesouro, vocês são surpreendidos por alguns clarões de luz, e então, um raio de luz iluminará o centro da fonte. Curiosos com aquele ocorrido, vocês se aproximam dela. Uma voz misteriosa ecoará no local, avisando-os de que a restauração do tempo acabou reativando a fonte e perguntará pra vocês, se existe alguém em busca da evolução.

Teddiursa ficará contente e Ursaring comenta que eles estavam esperando muito tempo pra evoluir o seu amiguinho. Seu parceiro se relembra do que o Wigglytuff contou pra vocês, sobre a fonte e pergunta pro Ursaring, o que significa evolução. Teddiursa responde: "... Pra evoluir (os Pokémon) necessitam cumprir certos requisitos primeiro. Quando evoluem, eles mudam de forma às vezes se tornam muito diferentes de quando eram antes.", o Ursaring complementa: "... Além de mudarem de aparência, os Pokémon mudam também as suas habilidades.", logo depois, o Teddiursa volta a argumentar: "Eu quero me tornar mais forte. Eu estive esperando pra evoluir há muito tempo atrás.", e então, ele se posiciona embaixo da luz. A misteriosa voz da fonte ecoará, perguntando se ele deseja evoluir e Teddiursa responderá: "Sim!", a voz pergunta se ele precisa de algum item pra evoluir, Teddiursa responderá: "Não.", e então, ele começa a evoluir pra Ursaring.

Depois de presenciar a evolução do Teddiursa, teu companheiro tentará fazer o mesmo. Após alguns instantes, a fonte revela que o seu parceiro não poderá evoluir.


Seu parceiro questiona e a voz responderá de que ele está causando uma forma de deformação espacial e também revela que, o seu companheiro da equipe (o pokémon que você encarnou) não poderá evoluir. Logo depois de explicar isso, a voz da fonte se despede e então o clarão de luz cessará.

Depois deste fracasso, vocês retornam pra guilda com a Perfect Apple que encontrarão no baú de tesouro. Ao chegarem lá, vocês são parabenizados por todos os membros da guilda. Mesmo com esta festança toda, vocês não ficam muito animados com o exame de graduação, o seu companheiro estranha o fato de Wiggly saber que eles derrotaram os seguidores do "Grand Master of All Things Bad" e ele se defende, dizendo que ouviu rumores de que vocês os derrotaram.

O seu parceiro pergunta novamente, se o Wiggly era o Grand Master. Eles resolvem mudar de assunto pra não responderem e então, Chatot dita as vantagens de ser uma Equipe de Exploração independente.


Você não será mais um integrante da guilda de exploração, mas sim uma equipe aliada à guilda de exploração e você continuará comprometido a ficar com apenas, uma décima parte das recompensas das missões realizadas. Depois de toda esta conversa, vocês se alegram por terem sido aprovados no teste de graduação.

...

    "Exploration Team Federation has sent a message... ___'s Team was rewarded with an enlarged Treasure Bag!" (Você poderá carregar até 48 itens na Treasure Bag, o máximo de itens que você poderá usar no PMD2)

    E também, como recebimento de fundos pra recém-afiliada equipe de exploração, a guilda enviou pra Team ___, o valor de 10.000 PoKé!

    E, mais uma coisa, o episódio especial: "In the Future of Darkness" foi destravada!


    Parabéns, Team ___! Vocês conseguiram se graduar!
Como vocês acabaram saindo da guilda, vocês resolvem fazer do esconderijo da Sharpedo Bluff, a sua base de operações.

(PS: Lembre-se de que pra salvar a sua partida, você deverá vir até a Sharpedo Bluff e salvar a partida indo pra sua cama.

Agora, estarei me focando ao recém liberado episódio especial. Portanto, faça um save e então retorne a tela título, para completarmos este especial.)

+CHAPTER: EP. ESP. 5 - DENTRO DO FUTURO DA ESCURIDÃO


Grovyle veio do futuro pra poder evitar a paralisia do planeta, coletou todas as Time Gears... E, ao lado de (você) e (nome do seu parceiro), conseguirão chegar até a Torre do Tempo de Dialga, porém...

Você verá cenas, momentos antes de Grovyle partir pro futuro. Dusknoir não se rende e irá atacá-lo, porém Grovyle se joga e o protegerá do ataque do poké fantasma. Em seguida, Grovyle se reergue e empurrará o Dusknoir até a Dimensional Hole.

Então, logo depois de confiar a missão em seus novos amigos, Grovyle voltou ao futuro, enquanto que vocês dois continham a triste partida; preenchidos deste sentimento, eles rumaram até a aventura final.


Dai então, depois de haver retornado pro seu mundo, ao lado de Dusknoir, Grovyle...

+Chapter 5 - In The Future of Darkness

Grovyle se levanta, depois de ficar algum tempo desacordado, após a viagem na Dimensional Hole.


Ele se assusta ao ver o Dusknoir ainda inteiro e então, fica confuso sobre o que está acontecendo, do porquê que o mundo não começou a dar indícios de que a história está sendo modificada. De repente, ele sente uma forte dor, oriunda dos ferimentos da luta contra o Dusknoir e, enquanto tentava se recompor, um dos Sableye encontrou o poké planta, mas como estava sozinho, resolveu fugir. Em seguida, Dusknoir acorda e então, avança, com intenção de continuar a batalhar contra o Grovyle, mas então, ele volta a se prostrar no chão, por causa dos ferimentos.

Agora você se aventurará como Grovyle, durante este especial.


Barren Valley

Dai então, Grovyle acaba por dizer alguns dos fatos que ele observou, enquanto esteve investigando sobre o futuro negro de seu mundo e então, avisa pra que o Dusknoir saia de seu caminho, pois irá até o Primal Dialga pra batalhar contra ele e ganhar tempo, até que as primeiras mudanças da história sejam perceptíveis. Depois desta ameaça, ele vira as costas e vai embora, Dusknoir, por sua vez, vai atrás do Grovyle.

Logo depois de passar pelos primeiros cinco andares da dungeon, você verá o corredor da Kangaskhan Rock, salve a partida antes de prosseguirmos.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Jumpluff (Barren Valley: 1 ~ 5; Deep Barren Valley: 1 ~ 5)

Flygon (Barren Valley: 1 ~ 5; Deep Barren Valley: 1 ~ 5)
Lunatone (Barren Valley: 1 ~ 5; Deep Barren Valley: 1 ~ 5)
Shuppet (Barren Valley: 1 ~ 5; Deep Barren Valley: 1 ~ 5)
Honchkrow (Barren Valley: 1 ~ 5; Deep Barren Valley: 1 ~ 5)
Glameow (Barren Valley: 1 ~ 5; Deep Barren Valley: 1 ~ 5)
Toxicroak (Barren Valley: 1 ~ 5; Deep Barren Valley: 1 ~ 5)
Shiftry (Deep Barren Valley: 1 ~ 5)

Objetivo:
Lute contra os Sableyes! (4x Sableyes)

Depois de atravessar toda a dungeon, Grovyle faz uma pequena pausa e, em seguida, Dusknoir aparecerá. O poké planta sabia que Dusknoir estava pretendendo perseguí-lo e então, um Sableye alerta aos demais que "eles" estão aqui.

Dusknoir estava confiante de que eles vieram pra ajudá-lo a apanhar o Grovyle antes que ele tente chegar até a Temporal Tower, mas então, ele é atacado por um dos Sableyes. Grovyle e Dusknoir se espantam e Dusknoir pergunta: "O que acha que está fazendo?!", em seguida, ele é atingido pelas garras de um outro Sableye, novamente, o poké fantasma pergunta: "O que isso significa? Qual o motivo de me atarem de repente?", Grovyle então responde ríspidamente: "Não pergunte o porquê e comece a contra-atacar! Você ainda não entende? Estes carinhas... eu não sou mais o único alvo por aqui.".


O grande fantasma fica perplexo, mas o réptil de planta sabe que, por algum motivo, eles estão ali pra nocautear vocês dois e então, unirão as forças pra enfrentá-los.


Dark Wasteland
Depois de derrotá-los, Dusknoir continua em estado de choque e não compreende o porquê dos Sableyes o atacarem, então o Grovyle retruca: "... Eles também o abandonaram na Hidden Land, não foi? Porque você está surpreso com isso agora?", dai ele responde: "... Os Sableyes somente obedecem ordens diretamente do Mestre Dialga ou minhas...", em seguida, Grovyle comenta que o próprio Dialga poderia ter mandado os Sableyes atacarem vocês.

Dai então, o Dusknoir propõe uma parceria. Grovyle fica chocado com a proposta e já pondera que o Dusknoir poderá se aproveitar da situação e pegá-lo de guarda-baixa, mas então o grande pokémon Requiem alerta-o de que não pretende atacá-lo de modo algum, já que, em dadas circunstâncias atuais, ele nada seria útil por hora e, acima de tudo, Dusknoir quer saber realmente o porquê de que os Sableyes o tenham atacado. Dusknoir continua o discurso lembrando-o de que, trabalhando juntos, serão mais fortes e poderão passar pelas dungeons com mais facilidade.

Grovyle reflete um pouco sobre a proposta e então, acaba aceitando, mas avisa o parceiro pra que não tente fazer nenhuma gracinha, ou do contrário, poderá ser derrubado imediatamente.


Um pouco mais adiante, a dupla encontra a entrada pro deserto, Dusknoir recomenda que parem por algum tempo, pra se prepararem antes de entrarem na próxima dungeon. Guarde e retire todos os itens que precisar e que não precisar, além de salvar a partida.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Shiftry (andares 1 ~ 7)
Skorupi (andares 1 ~ 7)
Gastly (andares 1 ~ 16)

Onix (andares 1 ~ 16)
Misdreavus (andares 1 ~ 16)
Shedinja (andares 1 ~ 16)
Solrock (andares 1 ~ 16)
Drapion (andares 8 ~ 16)

Depois de sairem da dungeon, vocês irão localizar um dos Sableyes que fugiram do primeiro confronto com vocês. Ele está bem confiante de que o Grovyle ainda não o tenha alcançado, mas então, o ráptil sai debaixo da terra e então, o Sableye é cercado pela dupla. O poké de grama ameaça-o pra que os acompanhe. Um pouco mais adiante, o grupo estará escondido nas paredes da montanhosa região, Sableye será interrogado pelo Dusknoir e Grovyle, então, depois de algum tempo, ele revelará que o Primal Dialga substituiu o Dusknoir e, ainda por cima, o novo capataz ordenou pra que os Sableye eliminem o Dusknoir.



Temporal Tower
Depois deste interrogatório, Dusknoir soca a parede rochosa e começa a se perguntar porquê o Dialga faria algo assim... Dusknoir acha que está parecendo um idiota daquele jeito e então, ele resolve subir a Temporal Tower junto de Grovyle. Dai então, o réptil começa uma breve reflexão sobre o que acabaram de descobrir e se preocupa com a ideia de que poderia ter de enfrentar o Dialga, Dusknoir (permanece fiel ao Dialga) e o tal do novo capanga do Dialga. O poké fantasma chama a atenção do Grovyle e então, eles resolvem ir até a Torre do Tempo.

Ao chegarem na entrada da Torre do Tempo, Grovyle se dá conta de que a sua equipe está agora mesmo, escalando a Temporal Tower e torce pra que ambos sejam bem-sucedidos na missão que lhes foi confiada.


Na metade do caminho, você chegará na sala da Kangaskhan Rock que liga a parte superior da torre. Dusknoir pergunta se o Grovyle vai começar a lutar com o Dialga, assim que cheguem no topo da torre, o reptiliano responderá que irá batalhar assim que encontrar uma oportunidade. Dusknoir pede pra que o Grovyle espere até que ele possa conversar com o Dialga, mas o Grovyle responde que, se ele deixar ele conversar com o Dialga, irá passar a lutar do lado dele e do novo capanga do Dialga, reduzindo as suas chances de vencer a luta. Ai então, o poké fantasma resolve se defender, dizendo que não está muito a fim de ficar amigo do novo capataz, mas Dusknoir se conforma em conversar com o Dialga, somente depois da luta, dai então, a dupla resolve prosseguir a atravessia da torre.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Zubat (Temporal Tower: 1 ~ 6)

Kadabra (Temporal Tower: 1 ~ 10)
Magnemite (Temporal Tower: 1 ~ 10)
Drowzee (Temporal Tower: 1 ~ 10)
Gastly (Temporal Tower: 1 ~ 10; Temporal Spire: 1 ~ 10)
Ditto (Temporal Tower: 1 ~ 10; Temporal Spire: 1 ~ 10)

Claydol (Temporal Tower: 1 ~ 10; Temporal Spire: 1 ~ 10)
Mismagius (Temporal Tower: 1 ~ 10; Temporal Spire: 1 ~ 10)
Bronzong (Temporal Tower: 1 ~ 10; Temporal Spire: 1 ~ 10)
Golbat (Temporal Tower: 7 ~ 10; Temporal Spire: 1 ~ 4)Alakazam (Temporal Spire: 1 ~ 10)
Magneton (Temporal Spire: 1 ~ 10)
Hypno (Temporal Spire: 1 ~ 10)

Porygon2 (Temporal Spire: 4 ~ 10)

Crobat (Temporal Spire: 6 ~ 10)

Objetivo:
Lutar com Dialga!

Depois de chegarem ao topo da torre, Dusknoir e o Grovyle estranharam o fato do Primal Dialga não estar ali. Grovyle faz um comentário, afirmando de que o Dialga precisaria recarregar as suas energias pra poder enviar novamente algum agente dele, para o passado, mas então, Dusknoir o lembrará de que o Primal Dialga está incapacitado de enviar o agente dele por conta própria, mas existe um segundo plano. O réptil se assusta e o fantasma denuncia de que este é um método conhecido pelo Grovyle e, então, ele se lembrará da Passage of Time que utilizara pra poder ir ao passado. Certamente, Dialga foi atrás de Celebi pra capturá-la com as próprias mãos.


Então, os dois resolvem ir até lá.


Dusk Forest
Já na entrada da Dusk Forest, Grovyle tem um estranho pressentimento e implora pra que a Celebi esteja sã e salva, até que ele a encontre. Use a Kangaskhan Rock antes de prosseguir.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Haunter (1 ~ 7)

Licktung (1 ~ 7)
Ditto (1 ~ 7)
Claydol (1 ~ 7)
Salamence (1 ~ 7)
Mismagius (1 ~ 7)
Hippowdon (1 ~ 7)
Rhyperior (1 ~ 7)
Drifloon (6 ~ 7)

Objetivo:
Chegue até o final da dungeon!

Após passar por toda a dungeon, a dupla estará na Black Swamp, local onde o Grovyle se encontrava com a Celebi. Mas, por algum motivo, o Grovyle parecia sentir de que algo está errado ali e ele sabe que a Celebi não está mais dentro da floresta, dai então, os Sableyes surgem novamente ao cabo do "novo capanga" de Dialga e o Dusknoir fica enfurecido por saber que alguém está querendo tomar o seu cargo de capanga do Primal Dialga e parte pra luta.



Spatial Cliffs
Após derrotar o grupo de Sableyes (novomente...), Dusknoir irá pegar um dos Sableyes pelas costas e Grovyle começa a perguntar o que aconteceu à Celebi e Dialga e onde eles estão agora, o pequeno subordinado roxo irá dizer que o Dialga estava perseguindo a Celebi e então eles forão a Frozen Island, neste momento. Em seguida, Dusknoir confirma se a Frozen Island de que o Sableye comentou, era a mesma ilha ao sul d'ali, após confirmar a localização da Frozen Island, Sableye é solto e ele fugirá correndo.


Grovyle e o Dusknoir percebem que estão recuperando-se dos ferimentos provocados pela batalha que travaram, lá atrás, no passado. Dusknoir fica contente por sua força voltar aos poucos. O pokémon réptil pergunta se a tal ilha é diferente dos demais, o poké fantasma responderá sim e comenta que a ilha só é acessível ao atravessar o espaço, daí o Grovyle pergunta: "... De que forma chegaremos a alcançar um lugar destes?", e o Dusknoir responderá: "... Precisaremos dos Porygon pra atravessarmos o espaço e chegaremos na Frozen Island...".

Grovyle segue Dusknoir até chegar nas Spatial Cliffs, local este onde os Porygons residem.


Dusknoir informa que, no topo da Spatial Cliffs estarão os Porygons que os levarão até a Frozen Island.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Haunter (andares 1 ~ 10)

Koffing (andares 1 ~ 10)
Misdreavus (andares 1 ~ 10)
Shedinja (andares 1 ~ 10)
Banette (andares 1 ~ 10)
Beldum (andares 1 ~ 10)
Mismagius (andares 1 ~ 10)

Depois de atravessar os 10 Andares da dungeon, vocês encontrarão uma dupla de Porygons que está nas encostas do desfiladeiro, logo que vêem a dupla chegando, eles começam a ficar nervosos. Dusknoir então, se aproxima e começa a conversar com os Porygons, pra forçá-los a transportar os dois pra Frozen Island.



Dark Ice MountainDaí então, vocês pousam na Frozen Island, uma terra congelada no tempo e também na baixa temperatura do local, a nevasca da ilha, assim como as pedras de gelo, ficarão suspensas, assim que o planeta ficou paralisado no tempo. Dusknoir comenta que esta ilha é conhecida como Blizzard Island, mas depois que ela ficou paralisada no tempo, seu nome acabou mudando. Momentos depois, um grupo de Snorunts que estava nas proximidades surge e então, Grovyle pede informações deles, mas ele só conseguiu uma rajada de Ice Shards nas fuças. O réptil fica irritado com aqueles Snorunts, dai ele se vira e pergunta pro Dusknoir em que direção eles deverão tomar neste momento, o poké fantasma responde que o melhor a se fazer é continuar a caminhar pela trilha da montanha. Em seguida, Dusknoir conversa consigo mesmo, sobre a ingenuidade do Grovyle e acredita que isso impediu que o coração dele fosse afetado pela escuridão.


Use a Kangaskhan Rock antes de prosseguirmos...

Após ultrapassar o 10º Andar da dungeon, você encontrará outra Kangaskhan Rock, salve se assim desejar, e então prossiga.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Banette (Dark Ice Mountain: 1 ~ 9)
Gengar (Dark Ice Mountain: 1 ~ 10; Dark Ice Mountain Peak: 1 ~ 4)

Skarmory (Dark Ice Mountain: 1 ~ 10; Dark Ice Mountain Peak: 1 ~ 4)
Metang (Dark Ice Mountain: 1 ~ 10; Dark Ice Mountain Peak: 1 ~ 4)
Lickilicky (Dark Ice Mountain: 1 ~ 10; Dark Ice Mountain Peak: 1 ~ 4)
Tangrowth (Dark Ice Mountain: 1 ~ 10; Dark Ice Mountain Peak: 1 ~ 4)
Duskull (Dark Ice Mountain: 7 ~ 10; Dark Ice Mountain Peak: 1 ~ 4)

Objetivo:
Vença os inimigos (Glalie 4x e Mamoswine)

Momentos depois da travessia da dungeon, a dupla estará no topo da Dark Ice Mountain. Grovyle fica embaixo de um grande bloco de gelo e, de repente, ela começa a tremer e ameça cair, Dusknoir avisa o desatento poké grama, mas como reflexo, jogou o seu corpo sobre o Grovyle, pra impedir que o bloco atinja-o. O poké réptil fica surpreso por Dusknoir salvar a sua vida e, o fantasma dirá que ainda não acabou, um grupo de Glalies cerca a dupla, e, logo depois disso, um Mamoswine aparece na colina de gelo e também se junta à batalha.


Depois de derrotar a trupe de pokémon, Dusknoir fica prostrado no chão, por causa dos ferimentos que aquele bloco de gelo provocou nele, o Grovyle fica preocupado com o estado do Dusknoir e então, procura um abrigo numa fenda, um pouco mais adiante.

Salve a partida.


Icicle Forest
Grovyle comprova de que este abrigo é seguro o suficiente pra que os Sableyes não os encontrem, caso eles passem pelas proximidades. Dusknoir, absorto em pensamentos, comenta (pra si mesmo) de que reparou no espírito de liderança e da capacidade de julgamento do Grovyle, provando de que ele passou por muitas situações difíceis, enquanto estava colaborando com a sua equipe. Dusknoir continua e diz que não sabe de onde Grovyle tira tanta força de vontade pra não se render ou falhar.

Dai então, Grovyle chama a atenção de Dusknoir pra saber o que o levou a protegê-lo do bloco de gelo, então, o Dusknoir fala que despreza o poké grama de todas as formas e de que ele apenas fez isso porque está precisando da ajuda dele pra poder enfrentar o novo capanga do Dialga. Grovyle fica incrédulo, mas o poké fantasma explica que Grovyle ia enfrentar o novo capataz do Dialga, mesmo que o Dusknoir não peça pro poké grama enfrente-o. Por isso, até que eles se livrem do agente final do Dialga, eles terão de trabalhar em equipe e, dependendo da situação, também poderão enfrentar o Dialga também... Isso seria benéfico ao Grovyle, independente da situação. Então, o poké grama fica mudo por alguns instantes e perguntará o estado dos ferimentos do fantasma. Dusknoir comenta que em comparação com os danos da luta que ele travou com o réptil, os ferimentos são insignificantes, fora que boa parte de sua força acabou voltando.

Grovyle anuncia que em breve irão partir, Dusknoir pede pra que responda uma coisa antes de seguirem adiante. Dusknoir fica inquieto com a ideia de que o Grovyle se empenhe muito, pra que, no fim, desapareça e que a sua existência se extingua. Se o próprio Dusknoir se decidisse a fazer algo que o levaria a sua própria morte, ele não permitiria que isso acontecesse. Grovyle responderá: "Dusknoir... Eu entendo que você não queira desaparecer, mas eu... Penso desta forma: mesmo se eu desaparecessece, não sumiria verdadeiramente... Tudo acaba algum dia. Mesmo que a história não mude. Mesmo que este mundo das trevas continue no mesmo estado, eventualmente chegará o dia em que não estaremos mais aqui. Então, neste caso o tempo não influencia em nada. A coisa mais importante não é o quanto você viverá e sim, o que conseguiu cumprir enquanto vive."


Em seguida, Grovyle anuncia que já está na hora de seguirem adiante e de que já descansaram muito.

Bem mais adiante, a dupla se depara numa floresta de cones de gelo que crepitam com relâmpagos de modo constante. Neste local, eles verão outro dos Snorunts, mas Dusknoir se precipita e fala que este Snorunt é diferente daqueles do bando de Snorunts, que o atacaram lá atrás, Grovyle o confortará dizendo que está apenas querendo conversar com ele. Então, se aproximará do Snorunt e pergunta se ele havia visto alguém andando por ali, antes de chegarem nesta área da ilha, o poké-chapéu de gelo confessa que havia visto um grupo de Sableyes carregando uma pequena pokémon rosa e bem bunitinha, além de ter visto mais algum outro pokémon... Antes mesmo de Snorunt conclua os seus relatos, um dos cones brilhará intensamente, de tal modo que o mesmo irá correr de pavor. A dupla acaba ficando curiosa com aqueles cones estranhos.


Selecione e guarde os seus equipamentos e itens antes de prosseguir, salve a partida se assim quiser.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Gengar (andares 1 ~ 10)

Weezing (andares 1 ~ 10)
Ditto (andares 1 ~ 10)
Cacturn (andares 1 ~ 10)
Metagross (andares 1 ~ 10)
Licklicky (andares 1 ~ 10)
Gliscor (andares 1 ~ 10)
Drifblim (andares 3 ~ 10)

A dupla atravessará o final da floresta e então... Salve a partida, se desejar.


Vast Ice Mountain
... eles se encontrarão no coração da floresta. Dusknoir chama a atenção do Grovyle para os grandes pilares de gelo, logo adiante tem algum poké inconsciente. Rápidamente, a dupla corre pra se aproximar dos pilares e, Grovyle fica assustado ao ver a Celebi shiny desacordada e presa a uma Odd Keystone. O poké de grama lembrará de quando ele foi atacado de surpresa, ele invocará o Spiritomb e este se revelará, mas o estranho fantasma roxo tentará mentir, afirmando que ele não é o responsável por aprisionar Celebi. De repente, o poké de grama sente uma sensação forte de perigo, deixando todos os seus nervos à flor da pele, desconfiando de que algo está errado.


Enquanto está refletindo sobre o que estes sentimentos significavam, a poké shiny acordará. Grovyle pede pra que o fantasma roxo a solte, ou ele seria obrigado a usar as suas forças pra isso, Celebi suplica pra que o Grovyle não se aproxime, mas o réptil será atingido pelas estranhas descargas elétricas vindas dos quatro pilares de gelo. Spiritomb comemora o sucesso da armadilha e pergunta se já poderia ir embora, e complementa: "... Nós já terminamos tudo o que precisava ser feito, agora nós estamos do seu lado, mas, atrás do Grovyle está... Dusknoir, então... Nós já podemos ir, certo?", Dusknoir começará a gargalhar e então, pede pra que o Spiritomb fique mais um pouco.

Em seguida, os Sableyes se aproximam e então, Dusknoir revela que, aquele novo capataz do Dialga nunca existiu e dirá que tudo aquilo foi planejado. O poké requiém comenta que a Icicle Forest é um local especial, pois as descargas elétricas dos pilares de gelo tem o poder de derreter a alma de quem for atingido. Ele confessa que atraiu o Grovyle até ali, pra que seja atingido pelos raios, de propósito. O súdito do Dialga iria usar o seu corpo e voltaria ao passado, atrairá a confiança de (você) e (seu parceiro). Ele acrescentará de que o novo agente final, na verdade, seria o próprio Grovyle!

Grovyle se recusa a acreditar nisso, ele comenta que não teve tempo pra que Dusknoir entrasse em contato com os Sableyes. Mas dai, o réptil percebe que, naquela hora em que viu o Sableye pela primeira vez, ele havia pensado que foi o primeiro a acordar. Mas, na verdade, o Dusknoir recobrou a consciência antes e conversou com os Sableyes. Dusknoir complementa: "... Você esteve do meu lado, mas agora a sua hora chegou. E, quando eu passar a habitar o seu casco vazio, voltarei ao passado e fará com que (você) e (seu parceiro) sejam eliminados! Renda-se e deixe o seu espirito derreter!".

Grovyle, continua resistindo às descargas e confessa que tinha acreditado e confiado no Dusknoir, então ele responderá: "... O seu ponto fraco é ser muito bondoso... Eu repetirei a minha frase com ênfase: eu ainda o menosprezo. Até mesmo naquela hora em que o protegi, foi tudo parte do meu plano.", Celebi xingará o Dusknoir de covarde, mas ele não se importa. O poké requiém então falará que Grovyle pôs tudo a perder, porque confiou demais no servo de Dialga.

O réptil se recusa a acreditar nisso e conta que ainda acredita no Dusknoir e confia nele. O servo de Dialga começa a debochar e não crêe no que acabou de escutar o Grovyle falar que, mesmo sabendo de tudo o que Dusknoir fez, ainda acredita nele. Grovyle defende-se, dizendo que apesar de tudo isso, ele sabe o que tem dentro do coração daquele fantasma grande e forte. Dusknoir resmunga que ele não tem nenhum senso de bondade dentro de si, Grovyle cortará a sentença do servo de Dialga, falando que sentiu que o sentimento de ódio dele havia sumido, enquanto esteve nas suas costas, desbravando as dungeons até chegar ali.

Dusknoir fica surpreso com o que ele acabou de falar e entao, Grovyle pedirá pra que ele se lembre do que conversaram e confessará que ele resolveu confiar no Dusknoir, mesmo sendo tão cauteloso com o que faz, o reptiliano poké fala que fez isso a partir do momento em que sentiu um forte espírito de lealdade, um faiscante espírito dentro de Dusknoir. Grovyle continua falando que Dusknoir é completamente leal ao Primal Dialga e está protegendo este mundo das trevas por ele e pelo desejo de continuar a existir. Em seguida, pergunta ao Dusknoir se, é realmente isso é suficiente pra ele e se isso o dará felicidade. Ele pede ao Dusknoir pra que pense no significado da vida. O servo de Dialga acaba por relembrar os breves comentários de Grovyle, e então, o poké de grama tenta convecê-lo de que o que sentira dentro da dungeon foi o espírito faiscante de Dusknoir.

Dusknoir falará: "... Mas, não existe nada que... Nada que brilhe desta forma. Você está... Você está enganado!". De repente, Dusknoir começa a passar mal e gemerá de dor. O servo de Dialga então, se pôs a pensar se seu espírito permanecerá vivo dentro de outros pokémon e também olhará pro Grovyle, mas se lamenta que seja tarde demais.

Grovyle tenta convencer os Sableyes a pensarem no futuro e pergunta se é realmente isso o que querem, pedindo pra que sigam os seus corações. Um pouco depois de falar isso, as correntes elétricas se intensificam e Grovyle começa a perder as suas forças. Celebi acaba gritando com o Spiritomb, pra que ele faça alguma coisa. Grovyle começa ficar com a vista embaçada e perde a consciência.

De repente, o clarão de luz some e então, você notará que o Dusknoir terá resgatado o Grovyle da morte certa. Em instantes, o ambiente ficará escurecido e Primal Dialga surgirá diante de Dusknoir. O grande dragão do tempo fica enfurecido e começa a dar patadas em seu servo leal, Dusknoir, os Sableyes tentam protegê-lo, mas foram derrotados facilmente pelos poderes do Dialga. Grovyle tentará se levantar, mas não consegue, dai então, Spiritomb fugirá e deixará Celebi livre. A poké shiny tentará lutar contra o Dialga mas então, algo inesperado acontece. Depois de um lampejo de luz, a aurora surgirá no céu. Aos poucos, o vento volta a soprar... Dusknoir já pressupõe que a paralisia do planeta esteja terminando... Grovyle se pergunta se os rumos da história começaram a mudar.

Um terremoto abalará a floresta e então, Primal Dialga se prostrará, se erguendo logo em seguida, lançando novamente o seu Roar of Time e então, desaparece depois de um forte lampejo de luz.


Os Sableyes ficam preocupados com o Dusknoir mas ele avisa que está bem e ordena pra que eles tomem conta de Grovyle e de Celebi, enquanto se preocupa com o paradeiro de Dialga.

(Salve a partida.)

Todo o grupo estará numa trilha da ilha congelada. Dusknoir se pergunta se os Sableyes tem certeza de que o Dialga fora pra aquela direção e eles confirmarão a dúvida do servo de Dialga. Celebi contará que ali está uma Passage of Time, que ela tanto lutou pra não revelar a localização, mas Dusknoir comenta que o Primal Dialga está agindo sem nenhuma racionalidade e que seus instintos devem tê-lo levado até a Passagem do Tempo. Grovyle se pergunta o que poderia ocorrer caso o Dialga entrasse na Passagem do Tempo, naquele estado, o servo de Dialga dirá que não sabe das consequências que isso provocaria, mas ele sabe que Dialga demorará bastante tempo, antes de fazer algum movimento novamente, então precisam partir o mais rápido possível. Grovyle acaba percebendo que está amanhecendo. O grupo de Sableyes pede pra ir junto, pois eles querem que o Dialga volte ao seu estado natural e Dusknoir concorda em trazê-lo de volta ao nomal. O réptil sentirá que está começando a desaparecer aos poucos mas pede pra que (você) lhe dê forças pra poder concluir as suas metas. Dusknoir então, pede pra que faça os preparativos antes da subida da Vast Ice Mountain.

Depois de alcançar a metade da dungeon, o grupo estará na sala com a Kangaskhan Rock, salve a partida se precisar.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Gengar (Vast Ice Mountain: 1 ~ 9; Vast Ice Mountain Peak: 1 ~ 8)

Aerodactyl (Vast Ice Mountain: 1 ~ 9; Vast Ice Mountain Peak: 1 ~ 8)
Smoochum (Vast Ice Mountain: 1 ~ 9; Vast Ice Mountain Peak: 1 ~ 8)
Shedinja (Vast Ice Mountain: 1 ~ 9; Vast Ice Mountain Peak: 1 ~ 8)
Dusclops (Vast Ice Mountain: 1 ~ 9; Vast Ice Mountain Peak: 1 ~ 8)
Absol (Vast Ice Mountain: 1 ~ 9; Vast Ice Mountain Peak: 1 ~ 8)
Metagross (Vast Ice Mountain: 1 ~ 9; Vast Ice Mountain Peak: 1 ~ 8)
Magnezone (Vast Ice Mountain: 1 ~ 9; Vast Ice Mountain Peak: 1 ~ 8)
Gliscor (Vast Ice Mountain: 1 ~ 9; Vast Ice Mountain Peak: 1 ~ 8)

Objetivo:
Vença Primal Dialga!

O trio encontrará Primal Dialga no pico da montanha, diante da Passage of Time e ele estará agonizando e, ele irá usar o seu Roar of Time pra atacá-los. Em seguida, o trio se levantará e eles verão que o corpo de Primal Dialga está sendo cercado por uma luz, mas não só ele como todos os três pokés também. Dusknoir e Grovyle anunciam que o fim está próximo, pois o rumo da história está mudando e precisarão ser rápidos e precisam fazer com que o Dialga volte ao seu estado racional. A luta contra Dialga não será muito complicada.


No final, depois de derrotá-lo, o dragão se prostrará no chão, consequentemente, todos os três pokémon também começam a perder as suas forças. Grovyle sabe que o fim está próximo e tudo o que precisam fazer é esperar. Primal Dialga desaparecerá após ser envolto por luzes e, em seguida, será a vez de Dusknoir desaparecer.


Ele perguntará ao Grovyle se a vida dele ainda faisca, como ele havia dito anteriormente, Grovyle afirma que ela faisca intensamente, deixando o fantasma contente com as palavras de ânimo e ele dirá que graças ao Grovyle, ele pode viver. Instantes depois de pronunciar isso, ele somirá. Enfim, restam apenas o réptil e a pequena poké shiny serem envoltos pelas luzes brilhantes. O reptiliano se aproxima de Celebi, colocando-a em seu colo e pergunta se ela está se sentindo bem, ela responde afirmativamente. Instantes depois, todo o pico começa a ser iluminado pelos primeiros raios de sol da manhã, Grovyle mostra pra Celebi que em sua frente está o sol matutino. A vista alegra a poké shiny e a deixa muito feliz.


Na cena seguinte, revela que todos os pokémon do futuro começam a ser envoltos da mesma luz que os farão desaparecer. Enfim, a paralisia do planeta acaba, fazendo com que todos os rochedos que flutuavam desmoronassem em toda a Hidden Land. Instantes depois, toda a Hidden Land começa a ter os primeiros indícios de um céu iluminado pelo sol.


Em seguida, a cena seguinte mostrará novamente os três pokémon deitados, no pico da montanha. Eles levantam com a intensa luminosidade vinda do sol.


Dusknoir não acredita que ainda esteja vivo, Grovyle fica confuso, pois o curso da história poderia levá-los ao seu desaparecimento, Celebi comemora anunciando que o que aconteceu com todos os pokémon do futuro fora um milagre.

Mas então, uma voz se ergue, dizendo: "NÃO, ISSO NÃO FOI UM MILAGRE.", todos os três olham pra fonte daquela voz e percebem que estão vendo o Dialga, no seu estado natural. Ele continua o seu discurso: "POR MUITO TEMPO... EU VI SOMENTE A ESCURIDÃO... E, DURANTE ESTE TEMPO, O MUNDO FOI PREENCHIDO DE CAOS... EU SOU O RESPONSÁVEL POR TUDO ISSO. AGORA, QUE TUDO SE RESOLVEU, EU IREI AJUDAR ESTE NOVO MUNDO, DE AGORA EM DIANTE.", depois de pronunciar isto, ele invoca os seus poderes telepáticos e compartilhará com todos a visão das terras destruídas da Hidden Land sendo revitalizadas novamente.


 
Grovyle se aproxima e pergunta se foi o Dialga o responsável por não fazer todos os pokés sumirem do planeta.

 

Mas, ele nega que ser o responsável por conseguir tal milagre e explica que não possui este tipo de poder e supõe que um ser mais poderoso do que ele, poderia ser o responsável por isto. Em seguida, Dialga agradecerá por todos os seus esforços e pelos seus colegas do passado, que lutaram pra que o mundo seja salvo da escuridão.

Grovyle se lembrará então de (você) e de (seu parceiro) e ele irá gritar para o desfiladeiro na tentativa de querer falar pra vocês tudo o que está sentindo e deseja que vocês estejam bem. O poké réptil então espera que os ventos e a luz levem a sua mensagem até vocês e agradecerá por tudo o que fizeram pra libertar o mundo da escuridão.

Fim do último chapter especial, curta os créditos e espere o save automático se concluir. Todos os itens obtidos serão repassados pro seu save.

(Depois de completar o último episódio especial, poderemos enfim, nos concentrar na estória do game...)


CAPÍTULO 22 - A GRANDE DESCOBERTA DA EQUIPE DO "PROJETO P"


Chapter 22 - The Great Discovery of Project P's Team


Final Maze
Logo após concluir o exame de graduação da guilda, vá até a Marowak Dojo, na Treasure Town. Logo que se aproximar da entrada, você notará um pequeno terremoto.


Vocês entram pra poder investigar o que aconteceu lá dentro. Ao entrarem, vocês repararão num enorme buraco na parede do Dojo.


Marowak lembra de ter escutado alguma coisa, sobre o Dojo e resolve compartilhar com vocês a história. O avô do Marowak havia construído o Dojo há muito tempo atrás. Ele contou pro Marowak que havia uma caverna muito perigosa no Dojo. Tão perigosa que ele foi forçado a lacrar a entrada dela, pra que ninguém se atreva a explorá-la.

Lá dentro você descobre uma Warp Point que o levará até a mais nova Training Dungeon, - Final Maze - onde você encontrará muitos Pokémon fortes e que podem ser ótimas adições pra sua equipe. E também, ela será uma das únicas dungeons onde você conseguirá as famigeradas HMs (Hidden Machines). Todas as HMs dos games PMD2 (e, consequentemente, neste remake, Explorers of Sky) são as mesmas dos games DPt.

Pokémon que aparecem na dungeon:
(Os Pokés serão randômicamente escolhidos e aparecerão apenas 14 por cada andar)

Machop (andares 1 ~ 48)
Magnemite (andares 1 ~ 48)
Doduo (andares 1 ~ 48)
Omanyte (andares 1 ~ 48)
Kabuto (andares 1 ~ 48)
Spinarak (andares 1 ~ 48)
Mareep (andares 1 ~ 48)
Misdreavus (andares 1 ~ 48)
Swinub (andares 1 ~ 48)
Houndour (andares 1 ~ 48)
Phanpy (andares 1 ~ 48)
Magby (andares 1 ~ 48)
Poochyena (andares 1 ~ 48)
Shroomish (andares 1 ~ 48)
Mawile (andares 1 ~ 48)
Meditite (andares 1 ~ 48)
Bagon (andares 1 ~ 48)
Staravia (andares 1 ~ 48)
Skorupi (andares 1 ~ 48)
Carnivine (andares 1 ~ 48)


Chefe da Dungeon:
? (depois de destravar a Marine Resort) (23º Andar)
? (depois de destravar a Marine Resort) (29º Andar)
? (depois de destravar a Marine Resort) (40º Andar)


(PS: Esta dungeon especial, é a única das Trainer Dungeons onde você poderá recrutar os Pokés inimigos.


Depois de completá-la pela primeira vez, Marowak o recompensará pelos seu êxito.)

Depois de alcançar a Crossroads (após a graduação de sua equipe), Chimecho os encontrará no caminho e comentará de que estará abrindo um novo serviço especial pra sua equipe, a Change Leader.

Dessa forma, você poderá colocar qualquer Pokémon como líder da Equipe e substituir o seu herói, na tarefa de algumas dungeons.



Sky Peak & Station Passes
Cumpra uma (ou mais de uma) missão pra passar dois dias. No terceiro dia, próximo a entrada do Spinda's Café, aparecerá o Mr. Mime ao lado de Octillery e ele nos revela que estão espalhando por ai boas novas do dono do Café.

Vocês dois entrarão e verão muitos pokémon se aglomerando naquele lugar esperando ansiosamente pra descobrir o que é tão importante assim pra ser anunciado.

Spinda chama a atenção de todos e pergunta se alguém conhece um lugar chamado Sky Peak.


Mr. Mime se pronuncia e diz que reconhece este lugar, ele diz que é uma montanha muito alta, ao leste da Treasure Town e rumores dizem que a montanha seja tão alta que possa até ultrapassar o céu.

 

Porém, a cadeia montanhosa em sua volta faz com que esta passagem seja intransponível, por este motivo, ela não pode ser explorada completamente. Spinda confirma o que o poké psíquico falou, afirmando que esta montanha não foi completamente explorada e que esconde muitos mistérios. Spinda então, grita: "... Isso parece o suficiente pra prender a atenção de qualquer explorador! Vamos! Vamos até lá, ver com os nossos próprios olhos! Se é isto o que vocês pensam (em fazer), então, nós estamos prontos pra cumprir este desejo através do Projeto P... Nós estávamos trabalhando numa maneira de chegar até a Sky Peak... E, finalmente, alguns dias atrás, nós conseguimos!", todos os pokés presentes no recinto começam a aplaudir. Em seguida, Spinda acrescenta: "Além disso... Nós fizemos uma descoberta! Na base da montanha, existe um pequeno vilarejo escondido!", Mr. Mime acha que existiria ninjas naquele lugar, mas o dono do café diz que ali, encontram-se os raros pokémon conhecidos como Shaymin. Então, o Spinda avisa que, enquanto estiveram investigando a periferia da Shaymin Village, encontraram uma passagem que os levaria até o cume da Sky Peak, além de que ele tem ouvido falar da lenda de um tesouro escondido que seria melhor que qualquer outro tesouro.


Depois de dar as boas novas, todos aplaudirão. Então, Spinda mostra a localização da Vila dos Shaymin no mapa e pedirá pra que procurem a equipe de sobrevivência do Projeto P, ao entrarem naquele local.


Prepare os seus equipamentos e vamos diretamente pra lá.

Logo que aparecerem, vocês verão pequenas cabanas onde os fofos Shaymin residem e todos os pokés da Treasure Town estarão ali, conversando e conhecendo o local. Então, um dos Shaymin irá lhe dar as boas-vindas. Ele irá se apresentar e dirá que todos os pokémon daquela vila também são Shaymins. Seu parceiro apresentará o nome de sua equipe de exploração, o pequeno poké florido pergunta se a sua equipe também irá escalar a Sky Peak e seu parceiro responderá afirmativamente. O Shaymin então confessa que são os responsáveis por guiar os viajantes até o topo da montanha, mas um terremoto aconteceu um tempo atrás, destruindo a estrada montanhosa que leva até o vilarejo, por isso os exploradores do lado de fora (da vila) não poderiam chegar até ali tão facilmente, até que, dias atrás eles foram pegos de surpresa, quando uma equipe de sobrevivência chegou no vilarejo. Em seguida, seu parceiro perguntará se é verdade mesmo que existe um tesouro escondido na montanha, Shaymin responde: "... Nosso trabalho não se limita apenas em guiar os viajantes, mas, no fim das contas, aqueles que escalam a montanha devem descobrir coisas por conta própria. Nós poderemos apenas, ajudá-los em suas descobertas."


1st Station Pass
Shaymin, depois desta conversa, irá sugerir pra que seja o guia de sua equipe de exploração. Ele confessa que, enquanto conversavam, ele foi tomado por uma vontade de escalar a montanha ao lado de sua equipe. Aceite o pedido do Shaymin, use a Kangaskhan Rock (se quiser) e sigamos em frente.


(OBS: Os integrantes da equipe de sobrevivência do Projeto P, estarão ali. Ele é composto por: Machoke, que lidera a equipe, Breloom e um Mawile.)

Esta primeira dungeon se constitui de três andares apenas, seja rápido pra encontrar as escadas, porque o número de armadilhas deste lugar é grande e pode lhe pegar de surpresa.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Ivysaur (andares 1 ~ 3)
Metapod (andares 1 ~ 3)
Raticate (andares 1 ~ 3)
Weepinbell (andares 1 ~ 3)
Bayleef (andares 1 ~ 3)
Roselia (andares 1 ~ 3)
Flygon (andares 1 ~ 3)
Torterra (andares 1 ~ 3)
Skuntank (andares 1 ~ 3)

Depois de concluir esta travessia, você poderá descansar no acampamento da clareira, que o levará pra 2nd Station Pass.

 

Aqui terá um grupo de pokés descansando, ao conversar com um Heracross, você percebe que ele está precisando de Oran B., se quiser, poderá oferecer uma das suas Oran B. e receberá uma Escape O. em troca.


2nd Station Pass
Salve a partida na Kangaskhan Rock, se precisar. Continue a escalada pela dungeon de apenas,
3 Andares.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Ivysaur (andares 1 ~ 3)
Metapod (andares 1 ~ 3)
Raticate (andares 1 ~ 3)
Weepinbell (andares 1 ~ 3)
Bayleef (andares 1 ~ 3)
Roselia (andares 1 ~ 3)
Flygon (andares 1 ~ 3)
Torterra (andares 1 ~ 3)
Skuntank (andares 1 ~ 3)

Após atravessar a 2nd Station Pass, você entrará no 2nd Station Clearing. Shaymin ficará surpreso ao ver uma base da Team Frontier (o nome da equipe de sobrevivência do Projeto P).


Eles instalaram ali uma Kangaskhan Rock (onde poderá usar o armazenamento de itens e salvar a partida) e uma Drifblim's Gondola, onde você poderá se transportar da vila dos Shaymin até uma das bases da equipe Frontier, este é um serviço totalmente gratuito.



3rd Station Pass
Depois de se preparar, siga adiante, a dungeon terá 3 Andares.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Ivysaur (andares 1 ~ 3)
Metapod (andares 1 ~ 3)
Raticate (andares 1 ~ 3)
Weepinbell (andares 1 ~ 3)
Bayleef (andares 1 ~ 3)
Roselia (andares 1 ~ 3)
Flygon (andares 1 ~ 3)
Torterra (andares 1 ~ 3)
Skuntank (andares 1 ~ 3)

Ao passar pela dungeon, você encontrará a 3rd Station Clearing.


Shaymin se virará e perguntará se vocês encontraram os tesouros chamados Sky Gifts. Em seguida, explica que as Sky Gifts são tesouros especiais, encontrados somente na Sky Peak. Se, aquele que encontrou a Sky Gift abrí-lo, o tesouro estará vazio; mas, se ele oferece a Sky Gift pra algum outro pokémon, este será presenteado com a felicidade. Diz-se que estes Sky Gifts são símbolos da gratidão. Depois de escutar a história do Shaymin, converse com o Pachirisu e ele lhe entregará a Sky Gift pra você, por sua equipe ter salvo o planeta.



4th Station Pass
Use a Kangaskhan Rock pra salvar a partida, se necessitar. Avance pela dungeon rápida de, apenas, 3 Andares.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Ivysaur (andares 1 ~ 3)
Metapod (andares 1 ~ 3)
Raticate (andares 1 ~ 3)
Weepinbell (andares 1 ~ 3)
Bayleef (andares 1 ~ 3)
Roselia (andares 1 ~ 3)
Flygon (andares 1 ~ 3)
Torterra (andares 1 ~ 3)
Skuntank (andares 1 ~ 3)
Hitmonchan (andares 1 ~ 3)
Bibarel (andares 1 ~ 3)
Primeape (andares 2 ~ 3)
Ursaring (andares 2 ~ 3)


Após passar rápidamente pela dungeon, você estará na 4th Station Clearing, na qual serão recebidos pela equipe Frontier e sua base de operações na escalada da Sky Peak.


Mas, de repente, Octillery volta gritando por ajuda, ele revela que Sneasel foi capturado por um estranho grupo na 5th Station Clearing, a equipe Frontier acaba se prontificando pra ajudá-lo.


Shaymin fica pensativo por um momento, mas então, ele começa ficará nervoso e pede pra que se apressem e alcancem a 5th Station Clearing.


5th Station Pass
Não se esqueça da Kangaskhan Rock! Prossiga... Esta dungeon apresenta mais 4 Andares.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Ivysaur (andares 1 ~ 4)
Metapod (andares 1 ~ 4)
Raticate (andares 1 ~ 4)
Weepinbell (andares 1 ~ 4)
Bayleef (andares 1 ~ 4)
Roselia (andares 1 ~ 4)
Flygon (andares 1 ~ 4)
Torterra (andares 1 ~ 4)
Skuntank (andares 1 ~ 4)
Hitmonchan (andares 1 ~ 4)
Bibarel (andares 1 ~ 4)
Primeape (andares 1 ~ 4)
Ursaring (andares 1 ~ 4)
Fearow (andares 1 ~ 4)


Chefe da dungeon:
Carnivines (5x)

Ao chegarem no 5th Station Clearing, você verá Sneasel cercado por Carnivines. Em seguida, a equipe Frontier e a sua equipe chegam naquele local. Shaymin pede atenção, mas é ignorado... O grupo de Carnivines desafia a equipe Frontier, então, vocês irão começar a batalhar.

Ao derrotar o grupo, Shaymin apartará os dois lados e então, conversará com os Carnivines. Um deles fala que não vê um Shaymin a bastante tempo... O pequeno guia então, pergunta aos Carnivines se eles esqueceram de que não deveriam aborrecer os viajantes, mas o Carnivine explica que aquele Sneasel tomou todos os tesouros que eles levavam. De repente, um dos Carnivines reparou que o ladrão fugiu enquanto batalhavam, em seguida, o grupo de pokés acaba deixando passar este pequeno desentendimento e permitirão que continuem o caminho (pois o Shaymin está os acompanhando) pela Sky Peak e avisará que não querem pokés como aquele Sneasel em seus territórios.


Shaymin então, desculpará por não avisar a todos de que estes Carnivines dominam aquela parte da Sky Peak. Os integrantes da equipe Frontier se desculparão por terem atacado sem escutarem os Carnivines, Shaymin aceita as desculpas e apressará vocês, pois já estão na metade do caminho!



6th Station PassA 5th Station Clearing não terá absolutamente nada, então, avancemos até a próxima dungeon. Ela está constituída de 4 Andares somente...

Pokémon que aparecem na dungeon:

Ivysaur (andares 1 ~ 4)
Raticate (andares 1 ~ 4)
Weepinbell (andares 1 ~ 4)
Bayleef (andares 1 ~ 4)
Roselia (andares 1 ~ 4)
Flygon (andares 1 ~ 4)
Torterra (andares 1 ~ 4)
Skuntank (andares 1 ~ 4)
Hitmonchan (andares 1 ~ 4)
Bibarel (andares 1 ~ 4)
Primeape (andares 1 ~ 4)
Ursaring (andares 1 ~ 4)
Fearow (andares 1 ~ 4)
Furret (andares 1 ~ 4)


Já na 6th Station Clearing, vocês verão a equipe Frontier e mais uma nova base de operações. Breloom avisará de que esta é a última base de operações que eles armarão, pois a partir deste ponto, há muita neve até o cume da montanha.



7th Station Pass
Use a Kangaskhan Rock, se assim precisar... Esta dungeon apresenta mais 4 Andares.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Skuntank (andares 1 ~ 4)
Hitmonchan (andares 1 ~ 4)
Bibarel (andares 1 ~ 4)
Primeape (andares 1 ~ 4)
Ursaring (andares 1 ~ 4)
Fearow (andares 1 ~ 4)
Furret (andares 1 ~ 4)

Na 7th Station Clearing, vocês verão o Sneasel nocauteado no chão e a equipe Frontier dirá que o encontrarão assim, mas não sabem responder o que aconteceu exatamente.


Shaymin então, pedirá pra que a equipe Frontier tome conta de Sneasel, enquanto vocês alcançarão a 8th Station Clearing pra pedir ajuda a um expert em resgates.


8th Station Pass
Salve o seu progresso, porque a travessia está dificultando à medida que avançamos... Esta dungeon terá 4 Andares.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Skuntank (andar 1)
Hitmonchan (andares 1 ~ 4)
Bibarel (andares 1 ~ 4)
Primeape (andares 1 ~ 4)
Ursaring (andares 1 ~ 4)
Fearow (andares 1 ~ 4)
Furret (andares 1 ~ 4)
Marowak (andares 1 ~ 4)
Shedinja (andares 1 ~ 4)

Ao passar pelo último andar, vocês encontrarão a base de Ampharos, Shaymin o cumprimentará rápidamente e pede pra que ele se desloque até a 7th Station Clearing, pra socorrer um pokémon, ele então, sairá em disparada e pede pra que o esperem. Ampharos então chegará lá e pede pra que a equipe Frontier carregue-o até a 8th Station Clearing. Sneasel acordará assustado e então, Ampharos avisa que todos acabaram resgatando-o na 7th Station Clearing, mas Shaymin pede pra que ele evite fazer esforço e descanse. O poké elétrico irá pedir pra que sigam adiante na escalada enquanto ele toma conta de Sneasel.



9th Station Pass
Use a Kangaskhan Rock da 8th Station Clearing, antes de prosseguirmos. Enfretaremos agora, 5 Andares.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Bibarel (andares 1 ~ 2)
Hitmonchan (andares 1 ~ 5)
Primeape (andares 1 ~ 5)
Ursaring (andares 1 ~ 5)
Fearow (andares 1 ~ 5)
Furret (andares 1 ~ 5)
Marowak (andares 1 ~ 5)
Shedinja (andares 1 ~ 5)

Depois de alcançarem a 9th Station Clearing, Shaymin percebe a mudança no ambiente e resmunga que algo está errado.


Em seguida, tenta disfarçar e pede pra que você se apresse, pra alcançar o topo da montanha.


Sky Peak Summit Pass

Salve a partida, antes de prosseguir. Nesta dungeon, enfrentraremos mais 5 Andares.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Hitmonchan (andares 1 ~ 5)
Primeape (andares 1 ~ 5)
Ursaring (andares 1 ~ 5)
Fearow (andares 1 ~ 5)
Furret (andares 1 ~ 5)
Marowak (andares 1 ~ 5)
Shedinja (andares 1 ~ 5)


Chefe da dungeon:
Muks (3x) & Grimers (5x)

Ao chegarem no topo da montanha, vocês perceberão a neblina roxa e contaminada daquele lugar. O guia percebe que a equipe Frontier chega e se assusta com aquela cena, Shaymin explicará de que, este local virou o lar de Muks e Grimers depois de tanto tempo sem voltar ali... Shaymin tentará conversar, pra fazer com que eles retornem de onde vieram, mas o grupo de pokés venenosos se recusa a sair dali. Então, Shaymin pedirá a ajuda de todos, pra devolver a sanidade nos venenosos pokés.


Depois da luta, Shaymin tentará conversar novamente com o grupo de pokés venenosos e então, eles ouvirão o que o Shaymin terá a contar... Depois de uma rápida conversa, Shaymin fará com que eles voltem pro seu verdadeiro lar, pois não foi aquela forma em que deixaram o cume da montanha. O grupo de venenosos se desculpará e o Shaymin compreenderá e aceitará as desculpas e acrescenta que os visitará alguma outra vez, como forma de agradecimento...

Shaymin então, começará a trabalhar, pra limpar toda a bagunça que existia ali.


Depois de sua demonstração de poder, todos ficam impressionados com o estado daqueles campos floridos.


Daí então, Mawile os convidará pra ver a vista da montanha e todos ficam maravilhados com o que viram. Em seguida, Shaymin parabeniza a todos pelo sucesso da escalada e então, perguntará se todos já estão prontos pra voltar pra base da montanha e então, Breloom fica chocado por não ter pensado em descer toda a montanha de uma só vez, mas o Shaymin dirá que não tem com que se preocuparem, já que ele irá os levar de volta. O pequenino guia irá tocar numa das Gracidea Flowers e mudará pra sua Forma Celeste (Sky Forme) e explicará que poderá voar com esta forma temporária e os levará até a base da montanha em segurança.


Depois de voltarem pra Treasure Town, já ao anoitecer, acontece uma grande festa no Spinda's Café e todos se divertem até o amanhecer, discutindo acerca da expedição, e então, no dia seguinte...

"Exploration Team Federation has sent a message... Se você quer escutar aquela música novamente... Agora você tem uma máquina disponível, pra você escutar as músicas do jogo a qualquer hora! A Sky Jukebox está agora, disponível!

Pra acessar a Sky Jukebox basta ir até a opção Other no Menu principal. Pra usar a Sky Jukebox, salve e volte até o Menu Principal."



CAPÍTULO 23 - SCIZOR, O EXPLORADOR


Chapter 23 - Scizor the Explorer


Blizzard Island
... No dia seguinte, o seu companheiro irá acordar feliz, depois da festança da noite anterior e pergunta se as explorações são mesmo, divertidas, e então, ele irá pedir pra que se preparem pra próxima aventura. Depois de um dia de trabalho, vocês durmirão e, no dia seguinte, vocês verão o Mr. Mime em frente as plaquinhas da Crossroads, bem próximo da Spinda's Café.


Ele lhe contará a história do famoso Scizor, que misteriosamente desapareceu depois da sua última expedição, na Blizzard Island, localizada a sudoeste de Treasure Town. Muitas equipes tentaram resgatá-lo mas não conseguiram suportar as fortes nevascas que assolam aquela ilha. Mr. Mime dirá que as viagens pra ilha cessaram, assim que as equipes de resgate desistiram de procurá-lo. Então, ele perguntará se vocês pretendem ir até lá, pra realizar uma expedição. Em seguida, você ganhará acesso a dungeon Blizzard Island.


Nesta dungeon, existem muitos Pokémon dos tipos Gelo e Água. Ela têm aproximadamente 20 Andares e é difícil superá-la. Traga vários itens como Apples ou Big Apples pra não perder HP por inanição; traga algum poké com a Ability Damp (que negará a ativação das armadilhas Explosion e Selfdestruct); umas cinco ou seis Reviver Seeds bastarão pra chegar até o final da dungeon.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Golduck (andares 1 ~ 20)
Marill (andares 1 ~ 20)
Azumarill (andares 1 ~ 20)
Sneasel (andares 1 ~ 20)
Piloswine (andares 1 ~ 20)
Delibird (andares 1 ~ 20)
Smoochum (andares 1 ~ 20)
Vigoroth (andares 1 ~ 20)
Azurill (andares 1 ~ 20)
Nossepass (andares 1 ~ 20)
Swablu (andares 1 ~ 20)
Snorunt (andares 1 ~ 20)
Piplup (andares 1 ~ 20)
Castform (andares 10 ~ 20)



Crevice Cave
Depois da torturosa passagem pela Blizzard Island, você chegará numa parte da ilha onde uma enorme fenda corta o grande paredão de gelo eterno, denominada Crevice Cave.


Use a Kangaskhan Rock e salve a partida.


Agora, precisará passar mais 10 Andares e seguir pra parte superior, com 5 Andares remanescentes. Não se esqueça de salvar a partida no corredor com a Kangaskhan Rock, também...

Pokémon que aparecem na dungeon:
(Os Pokés serão randômicamente escolhidos e aparecerão apenas 14 por cada andar)

Golduck (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Jynx (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Marill (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Azumarill (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Sneasel (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Swinub (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Piloswine (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Delibird (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Smoochum (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Slakoth (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Vigoroth (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Slaking (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Azurill (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Nossepass (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Swablu (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Altaria (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Zangoose (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Snorunt (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Piplup (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Prinplup (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Empoleon (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Snover (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Weavile (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Glaceon (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)
Mamoswine (Crevice Cave: 1 ~ 10; Lower Crevice Cave: 1 ~ 4)


Chefe da dungeon:
Froslass

Após concluir a dungeon, vocês encontrarão o Scizor preso num cubo de gelo e, não muito depois disso, uma nevasca atinge a sala, mas estranhamente ela cessará. Então, a Froslass aparece e contará pra vocês que não recebe visitas a muito tempo e dirá que irá brincar um pouco com vocês, derrote-a.


Depois da vitória, a fantasma desaparece numa nevasca e Scizor se libertará da prisão congelada, dai, vocês irão continuar a conversa nas Crossroads.


Scizor está muito grato por ter sido resgatado e se lamenta por não ter nenhum PoKé no bolso, mas ele dirá que, como ele é um membro honorário da Federação das Equipes de Exploradores, ele dirá que poderá lhes conceder o Rank Secret, como agradecimento ao resgate. Ele diz que o Rank Secret permite a sua equipe a obter as missões especiais.

 

Após inserir o emblema da estrela na sua insignia de exploração, seu parceiro agradecerá pelo ato de reconhecimento do Scizor e então ele se despede de vocês.


Agora, você poderá pegar e cumprir as missions especiais do game. Elas podem ajudá-lo um pouco e terá muitos pokés diferentes pra recrutar enquanto faz as expedições destes locais...



+Chapter: PERSEGUINDO OS SETE TESOUROS


+Chapter: Chasing The Seven Treasures


Neste instante, você poderá começar a sua jornada cumprindo as missions secretas do jogo. Você poderá pular esta parte e partir pro próximo Chapter, se não quiser procurar os Sete Tesouros. Ou então, ir pegando um Tesouro por vez, até reunir todos os Sete Tesouros.

Caso esteja interessando, você poderá receber os desafios dos guardiões, através das cartas que serão endereçadas a sua equipe, na porta da Spinda's Café, ao receber a primeira carta do desafio, as demais surgirão. Visite o Spinda's Café e veja se alguma destas cartas chegou, pra poder liberar todas as sete dungeons dos guardiões. Ou então, acione cada uma das Wonder Mails. Seja como for a forma que ganhe acesso a estas missões, leia a mensagem, pois estas cartas especiais se deletam automáticamente. Quando todas as dungeons estiverem destravadas, vamos à caça ao tesouro!


Mt. Avalanche


Wonder Mail S:

 

A Mt. Avalanche está localizada na parte leste da Blizzard Island. Nesta dungeon, se esconde um dos Sete Tesouros! Você precisará escalar todos os 20 Andares e enfrentar o guardião.


Pokémon que aparecem na dungeon:
(Os Pokés serão randômicamente escolhidos e aparecerão apenas 14 por cada andar)
Jynx (andares 1 ~ 19)
Marill (andares 1 ~ 19)
Azumarill (andares 1 ~ 19)
Sneasel (andares 1 ~ 19)
Piloswine (andares 1 ~ 19)
Delibird (andares 1 ~ 19)
Smoochum (andares 1 ~ 19)
Slakoth (andares 1 ~ 19)
Vigoroth (andares 1 ~ 19)
Slaking (andares 1 ~ 19)
Azurill (andares 1 ~ 19)
Nosepass (andares 1 ~ 19)
Swablu (andares 1 ~ 19)
Altaria (andares 1 ~ 19)
Zangoose (andares 1 ~ 19)
Armaldo (andares 1 ~ 19)
Snorunt (andares 1 ~ 19)
Piplup (andares 1 ~ 19)
Prinplup (andares 1 ~ 19)
Empoleon (andares 1 ~ 19)
Weavile (andares 1 ~ 19)
Mamoswine (andares 1 ~ 19)
Golduck (andares 12 ~ 19)

Chefe da Dungeon:
Articuno (20º Andar)

Articuno os receberá no topo da montanha. Vença-o e então, você poderá ter o direito de pegar o seu tesouro (a Icy Flute). Em seguida, ele poderá pedir pra entrar em sua equipe.


Mystery Jungle


Wonder Mail S:

 

A Mystery Jungle se localiza ao leste da Treeshroud Forest. Nela, está escondido um outro tesouro. Ela apresenta 30 Andares e você deverá enfrentar o guardião do tesouro.


Pokémon que aparecem na dungeon:
(Os Pokés serão randômicamente escolhidos e aparecerão apenas 14 por cada andar)
Bulbasaur (andares 1 ~ 29)
Ivysaur (andares 1 ~ 29)
Venusaur (andares 1 ~ 29)
Metapod (andares 1 ~ 29)
Rattata (andares 1 ~ 29)
Raticate (andares 1 ~ 29)
Spearow (andares 1 ~ 29)
Nidoran (Female) (andares 1 ~ 29)
Nidoran (Male) (andares 1 ~ 29)
Vileplume (andares 1 ~ 29)
Venonat (andares 1 ~ 29)
Bellsprout (andares 1 ~ 29)
Weepinbell (andares 1 ~ 29)
Victreebel (andares 1 ~ 29)
Exeggcute (andares 1 ~ 29)
Koffing (andares 1 ~ 29)
Scyther (andares 1 ~ 29)
Eevee (andares 1 ~ 29)
Snorlax (andares 1 ~ 29)
Chikorita (andares 1 ~ 29)
Bayleef (andares 1 ~ 29)
Meganium (andares 1 ~ 29)
Aipom (andares 1 ~ 29)
Sunkern (andares 1 ~ 29)
Sunflora (andares 1 ~ 29)
Teddiursa (andares 1 ~ 29)
Treecko (andares 1 ~ 29)
Grovyle (andares 1 ~ 29)
Sceptile (andares 1 ~ 29)
Wurmple (andares 1 ~ 29)
Silcoon (andares 1 ~ 29)
Cascoon (andares 1 ~ 29)
Seedot (andares 1 ~ 29)
Nuzleaf (andares 1 ~ 29)
Roselia (andares 1 ~ 29)
Gulpin (andares 1 ~ 29)
Flygon (andares 1 ~ 29)
Turtwig (andares 1 ~ 29)
Grotle (andares 1 ~ 29)
Torterra (andares 1 ~ 29)
Bidoof (andares 1 ~ 29)
Roserade (andares 1 ~ 29)
Lopunny (andares 1 ~ 29)
Stunky (andares 1 ~ 29)
Skuntank (andares 1 ~ 29)
Munchlax (andares 1 ~ 29)


Chefe da Dungeon:
Mew (30º Andar)

Mew os receberá no final da dungeon. Vença-o e então, você poderá ter o direito de pegar o seu tesouro (a Grass Cornet). Em seguida, ele poderá pedir pra entrar em sua equipe.


World Abyss


Wonder Mail S:


 

A World Abyss é uma enorme fenda, localizada na parte sul da península do continente de PMD2, do lado da Mystifying Forest. É aqui o esconderijo do guardião de um dos Sete Tesouros. A dungeon apresenta 30 Andares ao todo.


Pokémon que aparecem na dungeon:
Taillow (andares 1 ~ 8)
Pidgey (andares 1 ~ 10)
Murkrow (andares 1 ~ 14)
Loudred (andares 1 ~ 15)
Voltorb (andares 1 ~ 15)
Poochyena (andares 1 ~ 15)
Delcatty (andares 8 ~ 15)
Pidgeotto (andares 1 ~ 20)
Exploud (andares 16 ~ 27)
Nidoqueen (andares 1 ~ 29)
Electrode (andares 1 ~ 29)
Weezing (andares 1 ~ 29)
Umbreon (andares 1 ~ 29)
Swellow (andares 9 ~ 29)
Mightyena (andares 16 ~ 29)
Pidgeot (andares 21 ~ 29)

Chefe da Dungeon:
Giratina (30º Andar)

Giratina os receberá no final da dungeon. Vença-o e então, você poderá ter o direito de pegar o seu tesouro (a Rock Horn). Em seguida, ele poderá pedir pra entrar em sua equipe.


Bottomless Sea


Wonder Mail S:

 

A Bottomless Sea se localiza bem no centro do oceano, ao Oeste da Treasure Town e um pouco acima da Marine Resort. Nela, você encontrará um outro Tesouro. Apresenta 50 Andares, sendo que os últimos são ótimos locais pra se coletar TMs dentro do jogo. Traga Pokés com a Ability Pick-Up pra esta dungeon, pra coletar mais TMs, caso precisar...



Pokémon que aparecem na dungeon:
(Os Pokés serão randômicamente escolhidos e aparecerão apenas 14 por cada andar)

Gyarados (andares 1 ~ 25)
Remoraid (andares 1 ~ 25)
Kingdra (andares 1 ~ 25)
Wailmer (andares 1 ~ 25)
Clamperl (andares 1 ~ 25)
Finneon (andares 1 ~ 25)
Lapras (andares 21 ~ 25)
Wailord (andar 26)
Tentacruel (andares 1 ~ 49)
Slowbro (andares 1 ~ 49)
Horsea (andares 1 ~ 49)
Seadra (andares 1 ~ 49)
Starmie (andares 1 ~ 49)
Slowking (andares 1 ~ 49)
Qwilfish (andares 1 ~ 49)
Octillery (andares 1 ~ 49)


Chefe da Dungeon:
Kyogre (50º Andar)

Kyogre os receberá no final da dungeon. Vença-o e então, você poderá ter o direito de pegar o seu tesouro (a Aqua-Monica). Em seguida, ele poderá pedir pra entrar em sua equipe.


Shimmer Desert


Wonder Mail S:

 

Esta dungeon fica localizado perto da Quicksand Cave e é aqui onde você encontrará outro dos Sete Tesouros. Ela apresenta 10 Andares.



Pokémon que aparecem na dungeon:
Garchomp (andares 3 ~ 8)
Rhyperior (andares 5 ~ 8)
Ekans (andares 1 ~ 10)
Arbok (andares 1 ~ 10)
Sandshrew (andares 1 ~ 10)
Sandslash (andares 1 ~ 10)
Nidoking (andares 1 ~ 10)
Diglett (andares 1 ~ 10)
Dugtrio (andares 1 ~ 10)
Sudowoodo (andares 1 ~ 10)

Chefe da Dungeon:
Groudon (10º Andar)

Groudon os receberá no final da dungeon. Vença-o e então, você poderá ter o direito de pegar o seu tesouro (a Terra Cymbal). Em seguida, ele poderá pedir pra entrar em sua equipe.


Sky Stairway


Wonder Mail S:

 

A Sky Stairway lembra muito a antiga dungeon Sky Tower de PMD1. É aqui onde você encontrará um dos Sete Tesouros escondidos. A dungeon apresenta 50 Andares. Destravando esta dungeon, você poderá coletar pontos de exploração bem mais rápido do que as missões numa das Zero Isles.


Pokémon que aparecem na dungeon:
(Os Pokés serão randômicamente escolhidos e aparecerão apenas 14 por cada andar)
Gabite (andares 1 ~ 10)
Rhydon (andares 1 ~ 10)
Spiritomb (andares 7 ~ 14)
Gastly (andares 1 ~ 15)
Magnemite (andares 1 ~ 25)
Haunter (andares 16 ~ 29)
Ambipom (andares 1 ~ 30)
Raichu (andares 1 ~ 49)
Vulpix (andares 1 ~ 49)
Muk (andares 1 ~ 49)
Ditto (andares 1 ~ 49)
Jumpluff (andares 1 ~ 49)
Misdreavus (andares 1 ~ 49)
Forretress (andares 1 ~ 49)
Steelix (andares 1 ~ 49)
Skarmory (andares 1 ~ 49)
Claydol (andares 1 ~ 49)
Banette (andares 1 ~ 49)
Duskull (andares 1 ~ 49)
Shelgon (andares 1 ~ 49)
Metang (andares 1 ~ 49)
Mothim (andares 1 ~ 49)
Tangrowth (andares 1 ~ 49)
Leafeon (andares 1 ~ 49)
Gliscor (andares 1 ~ 49)
Probopass (andares 1 ~ 49)
Togekiss (andares 5 ~ 49)
Magneton (andares 26 ~ 49)
Gengar (andares 30 ~ 49)
Drifloon (andares 31 ~ 49)
Dusknoir (depois destravar a dungeon Marine Resort) (andar 49)


Chefe da Dungeon:
Rayquaza (50º Andar)

Rayquaza os receberá no final da dungeon. Vença-o e então, você poderá ter o direito de pegar o seu tesouro (a Sky Melodica). Em seguida, ele poderá pedir pra entrar em sua equipe.


Giant Volcano


Wonder Mail S:

 

O vulcão fica bem próximo da Dark Crater, ao Noroeste da Wonder Map. Nela está escondido um dos Sete Tesouros e ela apresenta ao todo 20 Andares.


Pokémon que aparecem na dungeon:
(Os Pokés serão randômicamente escolhidos e aparecerão apenas 14 por cada andar)
Chimchar (andares 1-7)
Ponyta (andares 1-8)
Torchic (andares 1-8)
Numel (andares 1-9)
Charmander (andares 1-10)
Growlithe (andares 1-10)
Cyndaquil (andares 1-10)
Slugma (andares 1-10)
Charmeleon (andares 1-19)
Arcanine (andares 1-19)
Rapidash (andares 1-19)
Flareon (andares 1-19)
Quilava (andares 1-19)
Magcargo (andares 1-19)
Combusken (andares 1-19)
Camerupt (andares 1-19)
Monferno (andares 1-19)


Chefe da Dungeon:
Heatran (20º Andar)

Heatran os receberá no final da dungeon. Vença-o e então, você poderá ter o direito de pegar o seu tesouro (a Fiery Drum). Em seguida, ele poderá pedir pra entrar em sua equipe.


Estes tesouros raros, poderão ser vendidos ou usados pra seu próprio benefício. Caso perca algum deles, (e de ter recrutado o seu respectivo guardião) você precisará libertar o guardião e então, batalhar contra ele novamente e receber o famigerado tesouro.

Com todos os Tesouros em suas mãos, você poderá ter uma ajudinha pra recrutar os Pokés de alguns tipos específicos.

Com um destes tesouros, você poderá aumentar o índice de recrutamento em 10,0%. Pra isso, basta equipar o tesouro no líder da equipe. Abaixo, está a lista com os tipos que cada instrumento musical está interligado.

ImagemInstrumentoBônus de +10% para:
Fiery DrumTipo Fogo.
Aqua-MonicaTipo Água.
Sky MelodicaTipo Voador.
Terra CymbalTipo Terrestre.
Grass CornetTipo Grama.
Icy FluteTipo Gelo.
Rock HornTipo Pedra.

CAPÍTULO 24 - BEBÊ MANAPHY


Chapter 24 - Baby Manaphy


Surrounded Sea
No dia seguinte, depois do resgate de Scizor, realize uma missão (ou várias) pra passar um dia e, noutro dia, se dirija pra Crossroads e converse com o Corphish. Ele comenta que Sunflora está muito agitada com a tal da Surrounded Sea. Vá até a guilda e converse com a Sunflora na Guild Sublevel 2. Ela perguntará se vocês conhecem as histórias da Surrounded Sea e conta que aquela parte do oceano esteve congelado por milhares de anos, mas recentecemente um buraco no gelo surgiu no grande bloco de gelo e os exploradores estão usando aquela brecha pra explorarem a dungeon.

Ainda acrescentará de que a Surrounded Sea é por onde todas as correntes oceânicas se encontram, e ela acredita que as correntes do oceano poderiam carregar muitos tesouros naquele local. A dungeon fica ao leste da Blizzard Island.



Pokémon que aparecem na dungeon:
(Os Pokés serão randômicamente escolhidos e aparecerão apenas 14 por cada andar)

Shellder (andares 1 ~ 5)
Wailmer (andares 1 ~ 15)
Tentacruel (andares 1 ~ 19)
Slowbro (andares 1 ~ 19)
Horsea (andares 1 ~ 19)
Seadra (andares 1 ~ 19)
Starmie (andares 1 ~ 19)
Slowking (andares 1 ~ 19)
Qwilfish (andares 1 ~ 19)
Remoraid (andares 1 ~ 19)
Octillery (andares 1 ~ 19)
Kingdra (andares 1 ~ 19)
Carvanha (andares 1 ~ 19)
Clamperl (andares 1 ~ 19)
Finneon (andares 1 ~ 19)
Lapras (andares 10 ~ 15)
Wailord (andar 16)

Surrounded Sea.

A Surrounded Sea é composta por 20 andares e no final dela você verá três tesouros e um ovo azulado, pegue-o e saia da dungeon, usando o Warp Point.


Na manhã seguinte, vocês se perguntam o que sairia daquele ovo. De repente, o ovo começa a se mexer e então ele eclodirá e um Pokémon azul os cumprimentará.


Seu parceiro está confuso e não conhece a espécie daquele filhote e então, ele teve a ótima ideia de ir visitar o Chatot, pois ele acredita que Chatot possa reconhecer o bebê azulado...

Chegando lá, vocês contarão tudo ao Chatot. Em seguida, ele informa pra vocês de que o Pokémon em questão se chama Manaphy e ressalta de que Manaphys é uma espécie rara de Pokémon. Ele perguntará o que farão com o bebê e vocês respondem que vão cuidar dele, em seguida, Manaphy começa a chorar. Chatot deduz que ele esteja faminto e então pede pra que procurem algumas Blue Gummis (principalmente, na Craggy Coast).

(PS: Não sei se lembraram agora, mas... Na primeira parte do detonado, eu pedi pra que guardassem as 2 Blue Gummis, não foi? Pois é, você estará precisando delas neste momento. Caso tenham se esquecido, aqui vai as Wonder Mail S pra poupar vocês de uma possível dor-de-cabeça procurando as benditas Gummis, nesta altura do game.

Wonder Mail S:
PJR=N T2N06K7 S8C3=
=-99% N43&0QM 3%H=7
Recompensa: Blue G. + ?

KHR78 N6@&R46 662SX
@0SRJ =XQ72@& N4N2S
Recompensa: Blue G. + ?

Bom, com as Gummies em mãos, vamos retornar...)

Quando conseguir encontrar as Gummis, volte pra guilda e entregue uma Blue Gummi pro Manaphy.


Depois de comer a Gummi, Manaphy se acalmará e ficará contente. O seu parceiro pergunta (pra você) se podem tomar conta dele, por um tempo. Após aceitar a proposta de seu parceiro, Chatot dirá que não será uma boa ideia ficar com ele. A poké ave diz que os Manaphys naturalmente crescem dentro do oceano e que o ambiente em que vivem (em terra firme) não é o tipo de ambiente apropriado; Chatot reforça e que ninguém sabe ao certo, o que poderá acontecer com o bebê se permanecer muito tempo fora da água. O seu parceiro pede pra que fiquem um pouco com ele, até que ele cresça...


Em seguida, ele promete (pro Chatot) de que vai cuidar dele direitinho e ficará com ele até que ele possa se virar sozinho. Chatot aceitará, depois de tanta insistência. Vocês decidem levá-lo de volta pra base e mostrarão onde ele ficará. Em seguida, Manaphy pede uma outra Blue Gummi. Entregue-a. Ele vai se sentir satisfeito e acabará adormecendo.


Vendo aquela cena, vocês também decidem dormir.


Miracle Sea
Noutro dia, vocês acordam e percebem que o Manaphy acabou aprendendo a pronunciar o nome de vocês. E então, decidem passear com o ele na praia. Ao ver o oceano, Manaphy fica surpreso e olha fixamente pro oceano. Vocês explicam que ele foi encontrado no meio do oceano. Vocês brincam na praia até o pôr-do-sol.


Naquela noite, Manaphy acorda bem tarde da noite e se pôs a observar o oceano.

...

Ao acordarem de manhã, vocês percebem a ausência de Manaphy e começam a procurar por ele.

Ao chegarem na Crossroads, vocês encontrarão o Chatot, que acabou de sair pra visitar vocês e ver como o Manaphy está. Depois de contarem o que aconteceu naquela manhã, ele diz que o bebê não iria pra muito longe e ajudará a procurá-lo lá dentro da guilda e pede pra que continuem a procurá-lo do lado de fora.


Quando vocês alcançam a praia de Treasure Town, vocês reencontrarão o bebê Manaphy, que desmaiará, logo em seguida. Seu parceiro agarrará o Manaphy e diz que ele está ardendo em febre.


Algum tempo depois, Chatot chega na base e verá que vocês encontrarão o bebê. Seu parceiro não consegue contar o que aconteceu com o Manaphy e o Chatot o examina e percebe que ele está com uma febre muito alta. Chatot conta que Manaphy adoeceu por não estar num ambiente apropriado. Seu parceiro acaba se sentindo culpado, mas Chatot encorajará-o(a) de que devem se focar em curar o Manaphy e não ficar se remoendo em remorsos ou se culpando do que aconteceu.

 
Chatot conta que ouviu falar de um orvalho que pode curar todos os tipos de doenças dos Pokémon.


O remédio é produzido pelos Phiones, conhecidas como fadas do mar. Ele diz que os Phiones vivem na Miracle Sea. Se prepare pra uma nova missão.


A Miracle Sea é uma dungeon composta de 22 Andares (18 Andares na primeira parte e mais 4 na segunda parte), cheios de armadilhas e de Pokémon Aquáticos. Traga um poké com a Ability Storm Drain (um Gastrodon ou um Finneon) e outro com a Ability Damp (pra evitar o acionamento das armadilhas explosivas) e lembre-se de se abastecer de Apples e Big Apples pra esta viagem.

Pokémon que aparecem na dungeon:
(Os Pokés serão randômicamente escolhidos e aparecerão apenas 14 por cada andar)

Shellos (East Forme) (Miracle Sea: 1 ~ 5)
Tentacruel (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 3)
Slowbro (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 3)
Cloyster (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 3)
Horsea (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 3)
Seadra (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 3)
Starmie (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 3)
Chinchou (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 3)
Lanturn (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 3)
Slowking (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 3)
Qwilfish (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 3)
Remoraid (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 3)
Octillery (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 3)
Mantine (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 3)
Kingdra (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 3)
Wailmer (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 3)
Finneon (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 3)
Lumineon (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 3)
Mantyke (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 3)
Lapras (Miracle Sea: 12 ~ 15; Deep Miracle Sea: andar 3)
Sharpedo (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 4)
Cradily (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 4)
Clamperl (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 4)
Huntail (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 4)
Gorebyss (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 4)
Relicanth (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 4)
Luvdisc (Miracle Sea: 1 ~ 18; Deep Miracle Sea: 1 ~ 4)


Chefe da dungeon:
Gyarados (Miracle Seabed)

No final da dungeon, você encontrará um local onde um grupo de Phiones estão se divertindo, e de repente, um grande Gyarados aparece e começa a ameaçá-los, ordenando pra que entreguem todas as Phione Dews.


Vocês resolvem defender os Phiones daquele Gyarados ganancioso. Depois de derrotá-lo, os Phione retribuem o favor e entregam o remédio que estão procurando.


Com o remédio em mãos, vocês regressarão e Chatot pede pra que o seu parceiro aplique-o no Manaphy. Depois de tomar Phione Dew, Manaphy recobra a consciência, seu parceiro fica aliviado e então, Chatot diz que ele estará melhor em pouco tempo e precisa apenas repousar.


Dias depois, o seu parceiro concorda que é melhor que o Manaphy volte pro oceano pra poder crescer feliz e saudável e vocês o levarão até a praia. Chegando lá, vocês encontram um Walrein que será o novo tutor de Manaphy.

 

Depois de acordarem no dia seguinte, o seu parceiro ainda está pensando no Manaphy, mas vocês sabem que isso tudo é pro bem dele e então, vocês resolvem se animar novamente e voltar às suas atividades.



CAPÍTULO 25 - A CAVERNA DE AEGIS


Chapter 25 - The Aegis Cave


Logo após a despedida de Manaphy, passe mais três dias realizando missões. No quarto dia, vá até a guilda de exploradores e você encontrará todos os Pokémon reunidos (no Guild Sublevel2). Então, vocês percebem que eles estão comemorando a chegada da Equipe Charm, uma Equipe de Exploração muito reconhecida e famosa constituída de Medicham, Lopunny e Gardevoir (todas são fêmeas). O Chatot explica que elas alcançaram o Rank máximo de exploração (Master Rank).


Aegis Cave
Daí então, o chefe da guilda aparece pra recebê-las e elas começam a se comover depois de virem o Wiggly. Elas revelam que a sua equipe e o Wiggly realizaram uma exploração e encontraram uma estranha chave em forma de um Unown. Elas pedem pro Wiggly procurar a chave e devolvê-la pra que possam vasculhar as estranhas ruínas das Aegis Cave, já que localizaram um lugar onde a chave Unown parece se encaixar. Wiggly começa a se fazer de desentendido e diz que não viu nenhuma chave em forma de Unown, mas Gardevoir entrega uma Perfect Apple e em seguida, o chefe da guilda traz o que elas pediram. Assim que elas se dispõem a explorar a dungeon nova, vocês perguntam se poderiam participar da exploração e elas aceitam, contanto que deixem elas liderarem a expedição.


A Team Charm aceitará levar todos vocês pra participarem de uma exploração na Aegis Cave.


(PS: Sugiro que deixe a sua Treasure Box limpa e com MUITO espaço sobrando. E peço pra que tragas Big Apples, algum Pokémon que tenha a Ability Pick-Up e/ou IQ Skills como Survivalist e Energy Saver, além de deixar uma Stamina Band equipada no seu líder. Está será a parte mais chata do jogo e VOCÊ FICARÁ PRESO nesta dungeon até concluir toda a expedição nas ruínas. Está avisado!)

A Aegis Cave é uma dungeon com pouquíssimos andares e que está dividida em 4 áreas. Em todas elas, estão repletas de Unowns de todas as letras do alfabeto ocidental:

Pokémon que aparecem na dungeon:
(Os Pokés serão randômicamente escolhidos e aparecerão apenas 14 por cada andar)
Zubat (Ice Aegis Cave: 1 ~ 3; Rock Aegis Cave: 1 ~ 3; Steel Aegis Cave: 1 ~ 4; Aegis Cave Pit: 1 ~ 3, 5)
Golbat (Ice Aegis Cave: 1 ~ 3; Rock Aegis Cave: 1 ~ 3; Steel Aegis Cave: 1 ~ 4; Aegis Cave Pit: 1 ~ 3, 5)
Machoke (Rock Aegis Cave: 2 ~ 3; Steel Aegis Cave: 1 ~ 4; Aegis Cave Pit: 1 ~ 3)
Machamp (Rock Aegis Cave: 2 ~ 3; Steel Aegis Cave: 1 ~ 4; Aegis Cave Pit: 1 ~ 3)
Crobat (Aegis Cave Pit: 1 ~ 5)
Unown (A ~ Z, !, ?; 28 espécies diferentes) (Ice Aegis Cave: 1 ~ 3; Rock Aegis Cave: 1 ~ 3; Steel Aegis Cave: 1 ~ 4; Aegis Cave Pit: 1 ~ 5)
Chefe da dungeon:
Regice (Regice Chamber)
Regirock (Regirock Chamber)
Registeel (Registeel Chamber)
Regigigas, 4 Hitmonlees e 4 Bronzongs (Regigigas Chamber)


(PS: Pra poder facilitar um pouco esta jornada atrás dos itens dos Unown, logo que entrar no andar novo, vá pro menu de recrutamento de pokémon (acesse o Menu dentro da dungeon, vá pra opção Others> Recruitment Search).

A lista com os Unows daquele andar aparecerá pra você. Use esta lista, todas as vezes que entrar num andar novo. Você precisará coletar:

  • Duas pedras de Unowns C;
  • Três pedras de Unowns E;
  • Uma pedra de Unown I;
  • Uma pedra de Unown L;
  • Uma pedra de Unown O;
  • Uma pedra de Unown R;
  • Uma pedra de Unown S;
  • Uma pedra de Unown T.

Somando tudo, você precisará de 11 slots na sua Treasure Box. E é melhor ainda se conseguir coletar as pedras antes de completar o próximo puzzle, pois assim, nem precisa entrar na dungeon. Ah sim, além de conseguir pedras de Unown aqui, você poderá encontrar uma Key ocasionalmente. Eu prefiro coletar Keys, numa outra dungeon...)


A Team Charm conversará um pouco com os integrantes desta expedição e dará algumas recomendações antes de avançarem nas ruinas das Aegis Cave.


A primeira parte da dungeon se chamará Ice Aegis Cave. Ela contém apenas três andares e dentro dela, você deve derrotar os Unowns até que eles deixem cair um item que faz referência ao Unown derrotado. Quando conseguir completar a dungeon, você voltará a ver a Team Charm diante da lápide de pedra e elas dirão que vocês precisam resolver o mistério desta lápide, antes de prosseguirem.


Você precisará coletar os itens que formarão a palavra "ICE" e então, você deverá ler as inscrições do lápide de pedra, e então, ela reagirá com as pedras de Unown e revelará uma escada que os levará até a câmara do Regice. Derrotem-no pra que possam avançar.


A Team Charm aparecerá bem na frente da segunda lápide de pedra, antes de que prossigam pra explorarem a Rock Aegis Cave.


Você precisa passar pela Rock Aegis Cave composta de 3 Andares. Aqui, você necessitará das pedras de Unown que forme a palavra "ROCK".


Depois de voltar pra entrada da Rock Aegis Cave com as pedras necessárias, leia as inscrições da lápide e as pedras reagiram com a mesma, revelarando uma nova leva de escadas.


Derrote o Regirock pra chegar na nova área das ruínas.


Na terceira parte, você estará na Steel Aegis Cave, ela terá 4 Andares e, desta vez, você precisará completar a palavra "STEEL" com as pedras de Unown. E derrotar o terceiro guardião, Registeel.


Depois de derrotá-lo, vocês reencontram a Equipe Charm e elas dirão que elas foram derrotadas na batalha contra o Registeel e elas ficaram presas naquela câmara. Como forma de agradecimento, elas resolvem deixar toda a glória da expedição (assim como os tesouros encontrados) pra sua equipe e então, elas resolvem acompanhá-los.


Agora, vocês precisarão passar pela última parte da dungeon, chamada de Aegis Cave Pit, composta por 5 Andares.


No final da dungeon, vocês encontrarão nove estátuas: quatro delas de Hitmonlees, outras quatro de Bronzongs e uma de um Regigigas. De repente, a câmara se escurece e então, elas começam a se mexer e enfrentarão vocês numa batalha.


A Equipe Charm e a sua equipe podem enfrentá-los facilmente. Depois de vencer os oponentes, uma lápide enorme e vermelha surge no centro da sala. O líder lerá as inscrições da lápide e então, Regigigas se levanta e lançará um ataque nela, provocando um terremoto.


Todos começam a correr pra fora da dungeon. Depois da correria, vocês voltam pra entrada das ruínas. Ali perto, uma entrada pro interior de um dos desfiladeiros se revela. Gardevoir supõe que a entrada pra esta dungeon era protegida pelos Regis da Aegis Cave.



A team Charm falará que vocês terão todo o direito de ficar com a descoberta da nova dungeon e dos tesouros que estão escondidos nas Concealed Ruins.



Concealed Ruins
Nesta dungeon, você encontrará vários tipos de pokémon diferentes. Existe ao todo, 29 Sub-Andares e uma Warp Zone com 6 baús.

Pokémon que aparecem na dungeon:Pidgey (sub-andares -1 ~ -10)
Voltorb (sub-andares -1 ~ -15)
Poochyena (sub-andares -1 ~ -15)
Taillow (sub-andares -1 ~ -15)
Loudred (sub-andares -1 ~ -15)
Nidoqueen (sub-andares -1 ~ -29)
Weezing (sub-andares -1 ~ -29)
Umbreon (sub-andares -1 ~ -29)
Murkrow (sub-andares -1 ~ -29)
Delcatty (sub-andares -8 ~ -15)
Pidgeotto (sub-andares -11 ~ -20)
Shuppet (sub-andares -16 ~ -19)
Electrode (sub-andares -16 ~ -29)
Mightyena (sub-andares -16 ~ -29)
Swellow (sub-andares -16 ~ -29)
Exploud (sub-andares -16 ~ -29)
Raikou [com o item Secret Slab/ Mystery Part, depois de destravar a Marine Resort] (sub-andares -20, -29)
Pidgeot (sub-andares -21 ~ -29)


CAPÍTULO 26 - O PESADELO


Chapter 26 - The Nightmare


Pegue e complete missões pra se passar um dia. Quando retornarem da última expedição, uma tempestade muito forte começa a cair. Seu parceiro comenta de que não acontecia uma tempestade assim a muito tempo.


Você começa a refletir sobre isso e se pergunta: "... Como o tempo retornou ao normal, possibilitou a todos a evoluirem na Luminous Spring novamente, exceto nós dois... Nos disseram de que a distorção da estrutura espacial impedia a nossa evolução. Mas o que significaria a 'distorção da estrutura espacial'? O tempo pôde ter retornado ao normal, mas algumas coisas ainda devem estar fora do controle."

Logo um relâmpago surge nos céus e então, vocês resolvem parar a conversa pra poder descansar.


Em seguida, você verá umas cutscenes com uma figura negra numa floresta. Logo depois de ver a sua figura, ele comentará algo sobre a distorção do espaço daquela floresta e também comenta de que ele falhou na tentativa de destruir o tempo.

 

Não muito tempo depois, ele escapa da Cresselia. A ave mística, por sua vez, comenta que esteve muito perto de capturá-lo e está quase perdendo as suas esperanças. Mas então, o pokémon lunar sabe que é o seu dever impedir com que esta distorção da estrutura espacial continue a se expandir, ou então, o mundo cairá em desordem.


Na manhã seguinte, o seu parceiro comentará que a tempestade já passou e então, resolvem sair da base. Realize mais um dia de missions.

Anoitecerá e você começa a ter um sonho estranho (muito parecido com os sonhos do herói no PMD1). Nele, Cresselia condenará você de estar empurrando o mundo pra sua destruição. Ela afirma de que a sua existência está ameaçando o mundo. Você acordará assutado, no meio da noite e nota que o seu parceiro continua a dormir tranquilamente. Como ainda não amanheceu, resolve voltar a dormir. Na manhã seguinte, o seu parceiro ficará animado com mais um belo dia. Realize mais umas missions pra se passar um dia.

Novamente, você sonhorá com a Cresselia e você aproveita pra questionar sobre o que ela contou pra você ontem. Ela comentará que você é o humano que veio do futuro e de que você não deve existir neste mundo. Com isso, você acaba provocando uma distorção da estrutura espacial. Cresselia continua e afirmará de que se a distorção espacial continuar a se expandir, o mundo sofrerá as consequências. Em seguida, Cresselia desaparece de seu sonho. Naquela manhã, você será acordado pelo seu parceiro. Você estranha os sonhos que teve durante à noite e acha que eles são mais reais do que parecem ser.


Daí então, você acaba lembrando de que a estrutura espacial distorcida, estava impedindo-os de evoluir, na Luminous Spring e acha que o que a Cresselia contou pra você é verdade. Então, o seu parceiro lhe chama a atenção, pra que pare de sonhar acordado e se animar pra fazer um bom trabalho durante o dia. Ao saírem da Sharpedo Bluff, vocês encontrarão o Bidoof.


Ele pede pra que vocês o acompanhem até a guilda, porque o Azurill está em apuros. Depois de chegarem aos dormitórios da guilda, vocês verão todos próximos do Azurill e eles contam que ele começou a dormir e ninguém consegue despertá-lo. Seu parceiro percebe que Azurill está se sentindo mal, enquanto sonha, então, ele pergunta ao Chatot se sabe como despertar o pokemon polkadot. Chatot diz que não faz a menor ideia de como ajudar nisso, até porque ele nunca presenciou alguém adormece, têm pesadelos e nunca desperta de seu sono.

Bidoof conta que, se não conseguem despertá-lo, poderiam tentar descobrir que tipo de coisa está provocando pesadelos no Azurill. Loudred acha isso um absurdo e está convicto de que não existe nenhuma forma de entrar ou de espiar o que acontece nos sonhos alheio; porém, Chatot dirá o contrário. Ele afirma que pode existir alguma forma pra entrar nos sonhos de Azurill. Todos ficam espantados, e então, Chatot explica que precisam encontrar Drowzee.

Seu parceiro têm uma sensação de já ter ouvido falar de um Drowzee e força a memória pra lembrar se conheceram um Pokémon com este nome. Logo em seguida, seu parceiro contará sobre aquela missão na Mt. Bristle, onde capturaram um Drowzee e o entregaram ao policial Magnezone. Seu parceiro pergunta pro Chatot, o porquê de Drowzee ser tão importante, então, Chatot responde: "Tenha em mente que isso é apenas um rumor. Mas, dizem que os Drowzees têm a incrível habilidade de entrarem nos sonhos de outros pokémon. Isto é exatamente um rumor. Eu não tenho certeza de que ele seja mesmo verdadeiro. Mas a possibilidade existe.".


Seu parceiro pergunta o que aconteceu depois de terem aprisionado o Drowzee. Ele diz depois de um tempo preso nas grades, Drowzee jurou não quebrar mais as leis e o libertarão. Sunflora pergunta: "... Onde se encontra o Drowzee?", Magnemite responde que ele foi pra Mt. Travail pra limpar a sua mente e espírito, estudando auto-disciplina no cume da montanha.


Mt. Travail
Pra ir até a Mt. Travail, você precisará retirar todos os integrantes adicionais da sua equipe. Só você e o seu parceiro, poderão entrar na dungeon pra conversar com o Drowzee.


A Mt. Travail é uma dungeon inóspita de 19 Andares, cheia de Pokémons fortes e com várias habilidades perigosas (tipo o Hitmonchan com a sua Ability que pontenializa o poder dos golpes físicos de suas técnicas de socos).

Pokémon que aparecem na dungeon:
(Os Pokés serão randômicamente escolhidos e aparecerão apenas 14 por cada andar)
Fearow (andares 1 ~ 19)
Mankey (andares 1 ~ 19)
Primeape (andares 1 ~ 19)
Marowak (andares 1 ~ 19)
Hitmonchan (andares 1 ~ 19)
Kangaskhan (andares 1 ~ 19)
Mr. Mime  (andares 1 ~ 19)
Sentret (andares 1 ~ 19)
Furret (andares 1 ~ 19)
Ladyba (andares 1 ~ 19)
Ledian (andares 1 ~ 19)
Scizor (andares 1 ~ 19)
Heracross (andares 1 ~ 19)
Ursaring (andares 1 ~ 19)
Tyrogue (andares 1 ~ 19)
Shendija (andares 1 ~ 19)
Meditite (andares 1 ~ 19)
Medicham (andares 1 ~ 19)
Bibarel (andares 1 ~ 19)
Onix (andares 8 ~ 14)


No cume da montanha, vocês reencontrarão o Drowzee e pedem ajuda. Depois de tomar conhecimento do estado do Azurill, Drowzee irá ajudá-los e apressará vocês.


(Salve a partida.)


The Nightmare
Depois de chegarem na guilda, Drowzee pede pra que se preparem pra embarcar numa aventura nos sonhos de Azurill. Repare que o Drowzee informa que somente você e o seu parceiro poderão adentrar nesta dungeon.


Ao entrarem nos sonhos de Azurill, vocês estarão na chamada "The Nightmare". Ela é repleta de diversos tipos de Pokémon que não poderão ser recrutados. A dungeon apresentará 17 andares e também existem algumas armadilhas que podem dificultar um pouco a exploração.

Pokémon que aparecem na dungeon:
(Os Pokés serão randômicamente escolhidos e aparecerão apenas 14 por cada andar)
Meowth (sub-andares -1 ~ -11)
Spoink (sub-andares -1 ~ -11)
Mime Jr. (sub-andares -1 ~ -11)
Clefairy (sub-andares -1 ~ -12)
Jigglypuff (sub-andares -1 ~ -12)
Cleffa (sub-andares -1 ~ -12)
Wynaut (sub-andares -1 ~ -12)
Spinda (sub-andares -1 ~ -13)
Lickitung (sub-andares -1 ~ -17)
Espeon (sub-andares -1 ~ -17)
Wobbuffet (sub-andares -1 ~ -17)
Miltank (sub-andares -1 ~ -17)
Blissey (sub-andares -1 ~ -17)
Whismur (sub-andares -1 ~ -17)
Skitty (sub-andares -1 ~ -17)
Swalot (sub-andares -1 ~ -17)
Croagunk (sub-andares -1 ~ -17)
Persian (sub-andares -5 ~ -17)
Igglybuff (sub-andares -6 ~ -17)
Lickilicky (sub-andares -10 ~ -17)
Grumpig (sub-andares -12 ~ -17)
Happiny (sub-andares -12 ~ -17)
Clefable (sub-andares -13 ~ -17)
Wigglytuff (sub-andares -13 ~ -17)
Chansey (sub-andares -16 ~ -17)


Depois de chegarem na The Nightmare Depths, vocês acabam presenciando uma repentina escuridão. No meio do bréu, vocês encontrarão a Cresselia. Seu parceiro revelará que teve um sonho, onde a Cresselia conversava sobre a distorção no espaço.

Seu companheiro faz uma pergunta a Cresselia: "Eu fiz uma viagem ao futuro e voltei... E o (seu herói) era um humano que veio do futuro... Se o espaço ficou distorcido, porquê o mundo seria destruído?", Cresselia responderá de que a deformação do espaço ampliaria os poderes da escuridão, que espalharão o sono eterno a todos os Pokémon da face da Terra, prendendo-os em pesadelos que nunca terminam.

Seu parceiro perguntará: "... Existe algum meio pra evitar a expansão da distorção da estrutura espacial?", Cresselia responde que vocês precisarão desaparecer. Daí então, seu companheiro fica assustado e ela explica de que só a presença de vocês dois neste mundo, está ocasionando esta anomalia. Ela tentará aniquilá-los, mas é interrompida pela voz de Drowzee.


Cresselia irá fugir mas, tenta convencê-los de que precisarão se sacrificar pra salvar o planeta.


Drowzee encontra vocês e pede pra que retornem imediatamente.



(Salve a partida.)

Depois da expedição, vocês contam tudo o que aconteceu. Chatot revisará toda as suas narrativas. Numa certa parte do resumo, ele comentará de que Cresselia explicou que estes pesadelos foram provocados pela expansão das deformações da estrutura espacial e, de que todos os Pokémon do planeta correm o risco de caírem num sono eterno. Seu companheiro confirmará e Chatot se convence de que isso é um problema realmente sério.

Seu companheiro pergunta se o Chatot conhece algo sobre a Cresselia. Chatot diz que tudo o que sabe, são apenas de rumores que escutou acerca de Cresselia. Num dos comentários de Chatot, ele diz que Cresselias têm um poder místico que poderá banir as trevas. Em seguida, Drowzee perguntará pro seu parceiro: "... Cresselia contou pra vocês se existe alguma forma de impedir a expansão da distorção espacial?", ele ficará nervoso com a pergunta e mentirá, dizendo que não se lembra de nenhum comentário da Cresselia. Chatot libera todos os membros da guilda e ordena que investiguem por conta própria sobre este assunto.


Bem mais tarde, na Sharpedo Bluff, o seu parceiro fica receoso por ter mentido pra todos. Depois de uma rápida conversa, vocês resolvem durmir. Horas depois, você desperta e começa a refletir um pouco sobre estes últimos dias. Você percebe que o seu parceiro, esteve tentando te animar, suspeitando que tiveram o mesmo sonho. Por isso ele estava extremamente animado.

Enquanto refletia, você acaba adormecendo.

 
Ainda naquela madrugada, você acorda e percebe que o seu parceiro não está mais dormindo e então, resolve ir procurá-lo do lado de fora da base. Nas encostas da Sharpedo Bluff, você encontra o seu parceiro. Ele começa a se perguntar, porquê eles não poderiam permanecer neste mundo. Ele falará: "... Quando nós lutamos contra Dialga na Temporal Tower... Você lutava contra a si mesmo, pois estava ciente de que iria desaparecer. E, se você desaparecesse, você saberia de que o mundo estaria a salvo da destruição do tempo. Se este for o caso... Talvez nós poderemos permanecer nesta época também. ", em seguida, você confirma o que o ele(a) diz e complementa que desta vez, você não sabe, se precisam desaparecer pra salvar o planeta e tentará explicar as suas ideias.

Depois da conversa, você deve responder algumas dúvidas que seu parceiro fará e momentos depois, começará a amanhecer.


Seu companheiro lembrará de quando trouxeram o Grovyle do futuro e durmiram na Sharpedo Bluff. Grovyle presenciara o mesmo amanhecer naquele dia e então começa a se recordar da conversa que teve com o Grovyle. Seu parceiro muda de ideia e têm esperanças de que encontrarão um modo de endireitar tudo, sem necessariamente desaparecer deste mundo.



CAPÍTULO 27 - DISTORÇÕES DA ESTRUTURA ESPACIAL


Chapter 27 - Distortions in the Fabric of Space


Naquela manhã, vocês resolvem procurar o Lapras, à procura de informações sobre a deformação do espaço. Você precisará ir até a praia.

Chegando lá, vocês encontram o Lapras e começam a perguntar sobre as distorções do espaço.

Ele revela que existe um Pokémon que governa o Espaço, chamado Palkia e ele reside num remoto lugar do mundo a Spatial Rift.


Seu parceiro pergunta se Lapras poderá levá-los até a Spatial Rift, mas o monstro marinho lamenta não saber onde a Spatial Rift se encontra.


Vocês retornaram à sua base e conversam um pouco sobre as informações obtidas com Lapras e resolvem continuar as investigações amanhã.


Spatial Rift
Na calada da noite, vocês despertarão assustados com um repentino terremoto. De repente, surge uma enorme figura. Seu parceiro pede pra que se identifique e a tal figura revela ser Palkia, o guardião do espaço.

 

Ele os levará até a Spatial Rift pra eliminá-los. Ele os acusa de serem os responsáveis pelas deformações da estrutura espacial mas, derrubará vocês no abismo.

Ao acordarem depois da queda, vocês estarão na entrada da Spatial Rift.


A dungeon consta 24 Sub-Andares ao todo e a primeira parte da dungeon terá 15 Sub-Andares. Salve o seu progresso e cheque os itens na Kangaskhan Rock. A Spatial Rift é repleta de armadilhas e de Pokémon perigosos. O clima vai se alterar com bastante frequência na primeira parte da dungeon.

Depois de explorar a primeira parte da dungeon, você estará no corredor da Kangaskhan Rock, onde poderá salvar o jogo. A segunda parte da dungeon (Deep Spatial Rift) é bem semelhante à anterior, com os mesmos Pokémon, armadilhas e alterações de clima. Suba nos 9 Sub-Andares restantes pra chegar no final da dungeon.

Pokémon que aparecem na dungeon:
Chatot (Spacial Rift: -1 ~ -6)
Drapion (Spacial Rift: -1 ~ -6)
Xatu (Spacial Rift: -1 ~ -7)
Gallade (Spacial Rift: -1 ~ -9)
Solrock (Spacial Rift: -4 ~ -10)
Bronzor (Spacial Rift: -7 ~ -12)
Charizard (Spacial Rift: -1 ~ -15; Deep Spacial Rift: -1 ~ -9)
Sableye (Spacial Rift: -1 ~ -15; Deep Spacial Rift: -1 ~ -9)
Magnezone (Spacial Rift: -1 ~ -15; Deep Spacial Rift: -1 ~ -9)
Electivire (Spacial Rift: -1 ~ -15; Deep Spacial Rift: -1 ~ -9)
Kadabra (Spacial Rift: -1 ~ -9, -11 ~ -15; Deep Spacial Rift: -1 ~ -4, -6 ~ -9)
Jolteon (Spacial Rift: -1 ~ -9, -11 ~ -15; Deep Spacial Rift: -1 ~ -4, -6 ~ -9)
Honchcrow (Spacial Rift: -1 ~ -9, -11 ~ -15; Deep Spacial Rift: -1 ~ -4, -6 ~ -9)
Chimecho (Spacial Rift: -5 ~ -15; Deep Spacial Rift: -1 ~ -9)
Gligar (Spacial Rift: -6 ~ -15; Deep Spacial Rift: -1 ~ -9)
Toxicroak (Spacial Rift: -7 ~ -15; Deep Spacial Rift: -1 ~ -9)
Tropius (Spacial Rift: -12 ~ -15; Deep Spacial Rift: -1 ~ -2)
Dusknoir (Spacial Rift: -14 ~ -15; Deep Spacial Rift: -1 ~ -4)
Drowzee (Spacial Rift: -15; Deep Spacial Rift: -1 ~ -4)
Spiritomb (Spacial Rift: -15; Deep Spacial Rift: -1 ~ -5)
Porygon (Deep Spacial Rift: -3 ~ -8)
Hypno (Deep Spacial Rift: -6 ~ -9)
Lunatone (Deep Spacial Rift: -6 ~ -9)


Chefe da dungeon:
Palkia (Spatial Rift Bottom)

Depois de se aventurarem na dungeon, vocês percebem que estão presos num beco sem saída. De repente, um novo tremor surge e então, Palkia aparece e os enfrentará numa batalha.


Após derrotá-lo, Palkia ficará estático. Então, uma voz explicará pra vocês de que Palkia acabou entrando num pesadelo, que nem o que o Azurill está sofrendo. A voz desconhecida perguntará pra vocês se querem adentrar nos pesadelos de Palkia e (depois de responderem "Yes") vocês entrarão e tentam conversar com o Palkia, pra descobrir o porquê que ele os atacou.


(Salve a partida.)

Vocês dois encararão Palkia de frente novamente. Ele acaba ficando surpreso, mas ainda se lembra de que estavam batalhando momentos atrás. Então, Palkia pergunta o porquê de estar sonhando agora. Seu companheiro contará que ele foi envolvido por um pesadelo.

Palkia não hesitará em atacá-los, mas seu companheiro chama a atenção de Palkia novamente pra perguntar o motivo que levou o dragão da pérola querer eliminá-los. O dragão responderá: "COMO OUSAM INSINUAR DE QUE NÃO SABEM DISSO?! VOCÊS ESTÃO DISTORCENDO O ESPAÇO SEM SE IMPORTAR COM NADA! SE A DISTORÇÃO ESPACIAL CONTINUAR A SE EXPANDIR, O PODER DAS TREVAS IRÁ SE ELEVAR! E O MUNDO SERÁ MERGULHADO NESTE PESADELO DAS TREVAS! PRA EVITAR QUE ISSO ACONTEÇA, VOCÊS DEVEM DEIXAR DE EXISTIR!", seu companheiro contesta: "Mas, têm que existir uma outra maneira! Você governa o espaço e a dimensão, não é Palkia? Você não poderia desfazer a distorção do espaço, sozinho?", Palkia confessará de que ele pode manipular o espaço como bem entende; mas pela primeira vez, ele está incapacitado de controlar qualquer parte do espaço; se continuar neste ritmo, não terá mais como salvar o planeta.

Depois desta conversa, seu parceiro fica convencido de que vocês devem deixar de existir, pra salvar o mundo. Então, Cresselia surge e dirá que vocês devem ser eliminados o quanto antes. Vocês se recusam a se entregar e seu parceiro pede pra que Cresselia confirme o que vai acontecer com o mundo, depois de se renderem.

 
Cresselia responde: "O mundo será salvo, sem sombra de dúvidas.". Palkia interrompe Cresselia, pois desconfia do que ela contou sobre vocês e percebe que não são realmente maus.


Em seguida, todo o local ficará obscurecido e então, uma segunda Cresselia aparece.


Vocês descobrirão que aquela Cresselia que estava tentando eliminá-los, não passava de uma impostora. Graças à Cresselia verdadeira, eliminou o disfarce e revelou a forma verdadeira do impostor.


Cresselia nos explicará que aquele Pokémon é Darkrai. Ele tentou enganá-los, com as ilusões criadas no interior dos sonhos. O pokémon sombrio confessará ser o único responsável pela deformação da estrutura espacial e também por tentar destruir o tempo. Cresselia tenta agarrá-lo, mas ele escapa e desafia a sua equipe a encontrá-lo na Dark Crater.


(Salve a partida.)


Dark Crater
Momentos depois, vocês estarão na praça principal da Treasure Town, lá verão que o Azurill já se recuperou e os irmãos agradecerão à Cresselia e ao Drowzee também. Seu parceiro pergunta pra Cresselia, se ela sabe o que aconteceu com Palkia, ela responderá que ele está imerso na Spatial Rift, tomando conta da distorção do espaço.


Seu parceiro então, presume que a Cresselia, dissipou os pesadelos de Palkia e os retirou de dentro do mesmo. Cresselia conta que Darkrai tem poderes opostos os que ela possui. Darkrai coloca os outros seres num sono profundo, provoca pesadelos e pode criar ilusões reais.

Ela pergunta: "Vocês conheceram a Cresselia, de que forma? O impostor, quero dizer, a primeira Cresselia que viram... Os encontros, eram sempre dentro dos sonhos, não foram?", daí então, o seu parceiro diz que isso é verdade. Desde que o Darkrai esteve em contato com eles nos sonhos, não pôde se manifestar pra vocês dois ao mesmo tempo, por isso ele achou muito incomum aquele encontro no pesadelo de Azurill. Mais tarde, ele novamente se manifestou, já dentro dos pesadelos de Palkia. Cresselia acrescenta dizendo que o Darkrai estava criando estas ilusões, pra enganar vocês, pensando que estavam conversando com uma Cresselia. Sendo assim, ele poderia se livrar de vocês dois. Cresselia suspeita que o Darkrai quer eliminá-los, porque tem medo de que vocês estraguem o seu plano de cobrir o mundo com as trevas. Largando os planos de destruir o tempo, Darkrai começou a distorção espacial por si próprio, pra elevar o poder de seus pesadelos.


Seu parceiro pergunta pra Cresselia se a expansão da distorção espacial foi provocada por vocês ou não, ela responde que a distorção espacial que vocês dois provocam neste mundo existe, mas ela extremamente pequena, além disso, a distorção espacial de vocês não expande por conta própria. Ela termina, dizendo que a distorção espacial não tem nada relacionado a vocês dois, mesmo depois de eliminá-los, a expansão da distorção espacial continuaria.

O seu companheiro fica muito contente com esta notícia. O chefe da guilda se pronuncia: "Se algum dos dois deixasse de existir, eu e todos os membros da guilda ficaríamos tristes. Vocês precisam se manter vivos. Não só vocês dois, mas todos no mundo, têm algum significado na vida."

A ave lunar confessa que estranhou ver o seu alvo convidando-os pra encontrá-lo na Dark Crater. Seu parceiro fica decidido a caçar o pokémon sombrio pra impedir que ele cubra o mundo de trevas. Cresselia resolve acompanhá-los na Dark Crater. Chatot e alguns outros integrantes da guilda pedirão pra ir junto com vocês, mas Cresselia pede pra que somente três pokés fiquem encarregados desta perseguição. (Ou seja, a sua equipe e a Cresselia)


Vocês estarão na encosta da Sharpedo Bluff. Cresselia diz que irá acompanhá-los até a Dark Crater, basta avisá-la de que estão prontos pra viagem.


Passar pela Dark Crater não será uma tarefa fácil. Ela contém 29 Sub-Andares e está cheia de Pokés do tipo Fogo e de armadilhas, sem contar com o número de salas e bifurcações em andares mais profundos. A primeira parte, consta 15 Sub-Andares. Depois de atravessar a primeira parte da dungeon, salve a partida na Kangaskhan Rock e continue a expedição na segunda parte (mais 14 Sub-Andares).

Pokémon que aparecem na dungeon:
(Os Pokés serão randômicamente escolhidos e aparecerão apenas 14 por cada andar)

Charmander (Dark Crater: -1 ~ -10)
Cyndaquil (Dark Crater: -1 ~ -10)
Chimchar (Dark Crater: -1 ~ -10)
Hippowdon (Dark Crater: -1 ~ -10)
Numel (Dark Crater: -1 ~ -11)
Slugma (Dark Crater: -1 ~ -12)
Growlithe (Dark Crater: -1 ~ -13)
Ponyta (Dark Crater: -1 ~ -13)
Torchic (Dark Crater: -1 ~ -14)
Charmeleon (Dark Crater: -1 ~ -15; Deep Dark Crater: -1 ~ -5)
Monferno (Dark Crater: -1 ~ -15; Deep Dark Crater: -1 ~ -5)
Combusken (Dark Crater: -1 ~ -15; Deep Dark Crater: -1 ~ -8)
Flareon (Dark Crater: -1 ~ -15; Deep Dark Crater: -1 ~ -14)
Camerupt (Dark Crater: -3 ~ -15; Deep Dark Crater: -1 ~ -6)
Rapidash (Dark Crater: -4 ~ -15; Deep Dark Crater: -1 ~ -9)
Arcanine (Dark Crater: -6 ~ -15; Deep Dark Crater: -1 ~ -9)
Quilava (Dark Crater: -11 ~ -15; Deep Dark Crater: -1 ~ -5)
Magcargo (Dark Crater: -13 ~ -15; Deep Dark Crater: -1 ~ -11)
Rhyperior (Deep Dark Crater: -1 ~ -14)
Magmortar (Deep Dark Crater: -5 ~ -14)
Charizard (Deep Dark Crater: -6 ~ -14)
Typhlosion (Deep Dark Crater: -6 ~ -14)
Infernape (Deep Dark Crater: -6 ~ -14)
Torkoal (Deep Dark Crater: -7 ~ -14)
Mismagus (Deep Dark Crater: -7 ~ -14)
Blaziken (Deep Dark Crater: -9 ~ -14)
Aggron (Deep Dark Crater: -9 ~ -14)


Chefe da dungeon:
Darkrai, Arbok, Magcargo, Aggron, Mismagius, Rhyperior e Magmortar (Dark Crater Pit)

No cume do vulcão, vocês encontrarão o Darkrai. Ele perguntará se você sabe o que aconteceu na sua viagem temporal, ao lado de Grovyle. O herói lembrará que o Grovyle comentou sobre um acidente que vocês sofreram, dentro da viagem do tempo.

 

Darkrai revela que provocou este acidente. Darkrai resolve contar toda a história: "Eu quis mergulhar o mundo inteiro nas trevas. Sabotei a Temporal Tower pra tentar causar a paralisia do planeta. Então, Grovyle e (o herói) tentaram infererir. Tive a ideia brilhante de atacá-los enquanto estavam realizando a viagem pro passado, pra me livrar dos dois ao mesmo tempo. Mas, estranhamente, não pude fazê-lo. Um imprevisto impossibilitou-me de me livrar de ambos os viajantes, num mesmo ataque. Mas poderia ser o suficiente pra acabar com o Grovyle.". O pokémon sombrio questionará se você já descobriu o porquê de ter se transformado em um pokémon. Ele revela que você se transformou num pokémon, ao proteger o Grovyle do ataque de Darkrai.

O pokémon negro dirá que você acabou absorvendo toda a força do ataque do Darkrai, que era direcionada pro Grovyle. Aparentemente, a força que você usou pra proteger o Grovyle envolveu diversas dimensões enquanto estava na viagem temporal. Por este motivo, você se tornou um Pokémon.

Darkrai continua: "Eu achei que aquilo fosse o suficiente. Eu pensei que você seria incapaz de impedir a paralisia do mundo, neste estado. Porém, subestimei a sua desenvultura. Você conheceu o (seu parceiro) e os dois impediram a destruição da Temporal Tower.", Cresselia então, dirá: "Então, foi por isso que decidiu eliminar eles primeiro. Pra poder impedir que eles atrapalhassem o seu esquema. Por isso, tentou enfraquecê-los espiritualmente. Usando um disfarce de Cresselia. Então, atraiu-nos até aqui pra poder se livrar, com apenas um golpe."

Darkrai confirma o que a Cresselia diz, mas ele resolveu mudar de planos. O pokémon das sombras sabe que seria um disperdício perder dois pokés com tanta coragem e iniciativa e resolve pedir pra que se unam a ele.

Darkrai pede pra que se rendam e se unam a ele pra governar o mundo. Cresselia pede pra que não dêem ouvidos as mentiras de Darkrai. De repente, o seu parceiro ficará convencido de que o Darkrai esteja certo e dirá que seria quase impossível de derrotá-lo e que esta seria a melhor decisão a ser tomada. E então, o seu parceiro ficará do lado de Darkrai.

Darkrai diz que a primeira tarefa de vocês, seria se livrar da Cresselia. Seu parceiro dirá: "Darkrai não quer eliminarmos de verdade. Talvez, o mundo das trevas não seja tão mal quanto parece ser...", em seguida, Darkrai perguntará o que decidiu fazer.


Independente da resposta, você nota algo estranho e percebe que Darkrai estava tentando enganá-lo. O pokémon sombrio fica zangado por ter se livrado de sua ilusão. Ele dirá: "Humph. Você fez a escolha errada.", em seguida, ele invocará vários pokés pra cercá-los.

Una-se à Cresselia e derrote-os.

Logo depois de ser derrotado, ele criará um Dimensional Hole pra fugir. De repente, o Palkia aparece e fará o Darkrai pagar pela expansão das distorções espacial.


O portal some. O seu parceiro pergunta se o Darkrai morreu, Palkia responde: "Darkrai sofreu enormes danos e foi banido pra um lugar desconhecido, mas ainda está vivo.", seu companheiro se assusta e acha que Darkrai voltará, logo depois de recuperar-se dos ferimentos. Cresselia perguntará se vocês se lembram do que Darkrai explicou, sobre a viagem temporal de (nome do herói). Ela comenta que Darkrai atacou você, enquanto viajava no tempo e você ficou com amnésia. Então, Darkrai perderá todas as suas lembranças e esquecerá esta história de dominar o mundo. Não muito depois, o dragão do espaço se despedirá e voltará pra Spatial Rift.

 

Vocês resolvem voltar pra Treasure Town, junto da Cresselia. Aqui, o seu parceiro irá narrar o que aconteceu, quando voltaram pra Treasure Town. Depois disso, ele irá citar o que o Wigglytuff falou pra vocês uma vez, sobre a existência de cada Pokémon.


E então, vocês continuarão a fazer novas aventuras, explorando novos lugares e fazendo novas descobertas. Vocês retornarão pra Luminous Spring e descobriram de que ainda não podem evoluir...


Após completar este chapter, você ganhará acessibilidade para as dungeons Spatial Rift e Dark Crater.

(Salve a partida.)




CAPÍTULO 28 - O RETORNO DE MANAPHY


Chapter 28 - Manaphy's Return


Assim que vocês derrotam o Darkrai, você acordará na sua base em Sharpedo Bluff. Recolha algumas missions e cumpra elas, para passar um dia.

No dia seguinte, na saída da Sharpedo Bluff, você encontrará Chatot e ele informará de que o Manaphy voltou! Ele pede pra que se dirijam até a praia. De lá, vocês reencontram o Manaphy (o mesmo que vocês criaram).

Vocês voltam até a base da Sharpedo Bluff e Manaphy lembra de que foi ali onde ele eclodiu. Ele conta de que os Manaphy têm uma capacidade incrível de poderem lembrar onde eles eclodiram e depois que eles ficam maiores, eles costumam voltar ao mesmo local.

Ele revela o motivo de sua volta. Ele pergunta se vocês querem que ele se una a sua equipe de exploração.


Aceite e então, vocês terão mais um membro na equipe.


Marine Resort
Após recrutarem Manaphy, cumpra mais três (dias de) missões e no próximo amanhecer, vocês reencontrarão o Manaphy e ele, contará que encontrou um lugar novo, repleto de gummis. Ele se chama Marine Resort.


Assim que você tenta sair da Treasure Town, os dois Ursarings chamam a sua atenção e o avisará de que a Luminous Spring está um pouco estranha e acham que vocês devem ir até lá, pra ver se o escudo que os impedia de evoluir, cessou por completo. (Sim, agora você poderá evoluir o herói e o parceiro do game)

 

Depois de conversar com a dupla de Ursarings, vá até a Luminous Cave e então, você poderá evoluir os seus starters (sem a necessidade de recrutar o Palkia, como era em EoT/EoD).

 
Acima, Viena (a Vulpix) evoluindo pra uma linda Ninetales.
Agora você ganhou o acesso ao Marine Resort. Esta dungeon é moderadamente fácil e têm apenas 19 Andares. No final dela, você encontrará 4 baús com gummis e a Warp Point pra poder sair da dungeon.

Pokémon que aparecem na dungeon:
(Os Pokés serão randômicamente escolhidos e aparecerão apenas 14 por cada andar)
Corsola (andares 1 ~ 5)
Spoink (andares 1 ~ 7)
Clefairy (andares 1 ~ 9)
Jigglypuff (andares 1 ~ 9)
Spinda (andares 1 ~ 9)
Wynaut (andares 1 ~ 11)
Slowbro (andares 1 ~ 19)
Krabby (andares 1 ~ 19)
Lickitung (andares 1 ~ 19)
Kabuto (andares 1 ~ 19)
Kabutops (andares 1 ~ 19)
Dratini (andares 1 ~ 19)
Bellossom (andares 1 ~ 19)
Espeon (andares 1 ~ 19)
Wobbuffet (andares 1 ~ 19)
Snubull (andares 1 ~ 19)
Phanpy (andares 1 ~ 19)
Smeargle (andares 1 ~ 19)
Miltank (andares 1 ~ 19)
Wingull (andares 1 ~ 19)
Pelipper (andares 1 ~ 19)
Whismur (andares 1 ~ 19)
Croagunk (andares 1 ~ 19)
Cleffa (andares 2 ~ 7)
Buizel (andares 7 ~ 11)
Lickilicky (andares 7 ~ 19)
Igglybuff (andares 8 ~ 14)
Swalot (andares 9 ~ 19)
Clefable (andares 10 ~ 19)
Wigglytuff (andares 10 ~ 19)
Ambipom (andares 10 ~ 19)




PARABÉNS, VOCÊ COMPLETOU O JOGO!

10 comentários:

  1. cara muito bom o detonado zerei por ele fenomenal voce explicou tudo a historia os dungeon aprovado voce sabe mesmo fazer um detonado

    ResponderExcluir
  2. eu queria saber se da para recrutar o Arceus

    ResponderExcluir
  3. Mt bom, mt bom msm, só ke, vc num poderia postar um Faq com os métodos de evoluções? É ke eu keria evoluir meu Riolu, e meu Nincada(Eu num sei evoluir pra Shedinja), eu num sei omo ter Lucário e Shedinja T.T

    ResponderExcluir
  4. ta de parabens a pessoa que fez o detonado, ele explicou tudo detalhado sem nenhuma parte em falta.. só acho que você colocou uma fonte muito pequena e acabou ganhando os créditos '-'

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o detonado, msm em 2016 Mystery Dungeon continua sendo ótimo ^^

    ResponderExcluir
  6. como faço pra evoluir pokemons q precisam estar felizes(em outras versoes)

    ResponderExcluir
  7. porra mt obrigado pela ajuda principalmente na parte dos uknows fiquei 4 horas naquela dungeon pq n sabia oque fazer

    ResponderExcluir